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Serviços aos Médicos

Averbação de nacionalidade

Alteração na nacionalidade no banco de dados do CRM/DF.

Última atualização em 26/01/23

O que é?


É quando um médico que é natural de outro país adquire a nacionalidade brasileira.

Etapas para a realização deste serviço

  1. Acesse o CRM VIRTUAL
  2. Selecione a opção solicitante com inscrição;
  3. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  4. Informe a UF;
  5. Coloque sua senha;
  6. Escolha a opção: DADOS GERAIS:
  7. Averbação da Nacionalidade

OBS: SÓ SERÁ POSSÍVEL PASSAR PARA ETAPA n.º 5 SE JÁ TIVER CADASTRO. Caso não tenha, escolha a opção PRIMEIRO ACESSO e preencha as informações solicitadas. A senha para cadastro no sistema irá para o e-mail que consta no banco de dados do CRM/DF. Caso o e-mail esteja desatualizado, favor providenciar a atualização com envio do formulário CLIQUEAQUI o para o seguinte email: registro@crmdf.org.br. A alteração do e-mail no CRM VIRTUAL só constará após 24h da atualização no banco de dados no CRM/DF.

Enviada a solicitação, o sistema gerará boleto de cobrança da nova cédula de identidade médica. Após o pagamento e avaliação prévia da documentação comprobatória, o médico ficará apto a solicitar agendamento (fone: 3322-0001) e comparecer a sede do CRM/DF munido da documentação a seguir:

a) carteira profissional médica (livro verde);

b) documento comprobatório da mudança da nacionalidade (original e cópia).

Horário de atendimento

. CRM VIRTUAL: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

. ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, das 7 às 19h (atendimento por agendamento pelo fone: 3322-0001).

Quanto tempo leva o procedimento?

  • CRM VIRTUALimediato (primeira etapa)
  • PRESENCIAL:  Liberação da CIM - Cédula de Identidade Médica é de aproximadamente 30 (trinta) dias - o médico receberá um e-mail quando a carteira for recebida pela CRM/DF. Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica é de aproximadamente 10 (dez) dias.

OBS: Quando da análise do documento houver nota de devolução, os prazos acima expiram e passam a contar novamente após a sua regularização.

Alertas e observações

. No dia do atendimento presencial, comparecer com blusa de cor escura para coleta da nova foto.

Suporte ao serviço

. Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM/DF (registro@crmdf.org.br)