Cancelamento da inscrição principal
Procedimento pelo qual o profissional passa para a condição de inativo no cadastro do CRM, ou seja, fica isento do pagamento de anuidade a partir da aprovação do cancelamento, ficando impedido de exercer a medicina no Distrito Federal.
Última atualização em 01/09/22
O que é?
- É quando o médico com inscrição principal no AL, não pretende mais atuar como médico dentro do território nacional. O cancelamento da inscrição é o procedimento administrativo legal pelo qual o Conselho Regional passa um profissional da condição de ATIVO para a condição de CANCELADO, e assim, ficará isento de obrigações, a partir do efetivo cancelamento, inclusive, financeiras, porém, legalmente impossibilitado de exercer qualquer ato médico na jurisdição do respectivo Conselho, salvo por motivo de força maior.
OBS: caso o médico pretenda atuar em outro Estado, não deverá solicitar o cancelamento, e sim, TRANSFERÊNCIA da inscrição principal para o Estado em que pretende atuar.
Etapas para a realização deste serviço
Etapas para a realização do serviço
- Acesse o CRM VIRTUAL
- Selecione a opção: Solicitante Com inscrição;
- Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
- Informe a UF;
- Informe sua senha;
- Entre na opção - Inscrições - Cancelamento de inscrição secundária ou principal.
- CONDIÇÕES PARA DEFERIMENTO DO PEDIDO:
a) Que o médico esteja quite com a Tesouraria do CRM;
b) Não esteja respondendo a sindicância, processo ético-profissional (PEP) ou cumprindo interdição ou suspensão plena:
- DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (atendimento presencial ou envio dos documentos pelos correios):
- Carteira Profissional Médica (livro verde) ou boletim de ocorrência comunicando a perda.
- Carteira de Identidade Médica ou boletim de ocorrência comunicando a perda.
- OBS: caso o médico esteja fora do DF deverá encaminhar as carteira mencionadas acima pelos correios. Caso os referidos documentos não sejam recebidos pelo CRM/DF num prazo de até 30 (trinta) dias após o envio do formulário online, o pedido será rejeitado e a inscrição continuará ativa.
Tempo Médio para atendimento
- PORTAL DE SERVIÇO: imediato (etapa inicial)
- PRESENCIAL OU ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO PELOS CORREIOS: (R. Srg. Aldo Almeida, 90 - Pinheiro, Maceió - AL, 57055-510) : 10 (dez) dias, após recebida toda a documentação (formulário online e carteiras: profissional e cédula) e pagamento de débitos, caso existam.
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Alertas e observações
- Se atentar para conclusão do atendimento com o envio das carteiras no prazo de até 30 (trinta) dias após o envio do formulário online, sob pena de ter o pedido rejeitado e a inscrição continuar ativa e gerando débitos correspondentes.
Suporte ao serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Pessoa Física, através do telefone (82) 3036-3800 ou do e-mail pfisica@crmal.org.br
- Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CRM-AL, através do telefone (82) 3036-3806