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Serviços aos Médicos

Cancelamento da inscrição principal

Procedimento pelo qual o profissional passa para a condição de inativo no cadastro do CRM, ou seja, fica isento do pagamento de anuidade a partir da aprovação do cancelamento, ficando impedido de exercer a medicina no Distrito Federal.

Última atualização em 01/09/22

O que é?

  • É quando o médico com inscrição principal no AL, não pretende mais atuar como médico dentro do território nacional. O cancelamento da inscrição é o procedimento administrativo legal pelo qual o Conselho Regional passa um profissional da condição de ATIVO para a condição de CANCELADO, e assim, ficará isento de obrigações, a partir do efetivo cancelamento, inclusive, financeiras, porém, legalmente impossibilitado de exercer qualquer ato médico na jurisdição do respectivo Conselho, salvo por motivo de força maior.

OBS: caso o médico pretenda atuar em outro Estadonão deverá solicitar o cancelamento, e sim, TRANSFERÊNCIA da inscrição principal para o Estado em que pretende atuar.


Etapas para a realização deste serviço

Etapas para a realização do serviço

  1. Acesse o CRM VIRTUAL
  2. Selecione a opção: Solicitante Com inscrição;
  3. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  4. Informe a UF;
  5. Informe sua senha;
  6. Entre na opção - Inscrições - Cancelamento de inscrição secundária ou principal.


  • CONDIÇÕES PARA DEFERIMENTO DO PEDIDO:

a) Que o médico esteja quite com a Tesouraria do CRM;

b) Não esteja respondendo a sindicância, processo ético-profissional (PEP) ou cumprindo interdição ou suspensão plena:

  • DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (atendimento presencial ou envio dos documentos pelos correios):
  1. Carteira Profissional Médica (livro verde) ou boletim de ocorrência comunicando a perda.
  2. Carteira de Identidade Médica ou boletim de ocorrência comunicando a perda.
  3. OBS: caso o médico esteja fora do DF deverá encaminhar as carteira mencionadas acima pelos correios. Caso os referidos documentos não sejam recebidos pelo CRM/DF num prazo de até 30 (trinta) dias após o envio do formulário online, o pedido será rejeitado e a inscrição continuará ativa.

Tempo Médio para atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOimediato (etapa inicial)
  • PRESENCIAL OU ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO PELOS CORREIOS: (R. Srg. Aldo Almeida, 90 - Pinheiro, Maceió - AL, 57055-510) : 10 (dez) dias, após recebida toda a documentação (formulário online e carteiras: profissional e cédula) e pagamento de débitos, caso existam.


Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDEDe segunda à sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.


Alertas e observações

  • Se atentar para conclusão do atendimento com o envio das carteiras no prazo de até 30 (trinta) dias após o envio do formulário online, sob pena de ter o pedido rejeitado e a inscrição continuar ativa e gerando débitos correspondentes.


Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Pessoa Física, através do telefone (82) 3036-3800 ou do e-mail pfisica@crmal.org.br
  • Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CRM-AL, através do telefone (82) 3036-3806