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Serviços aos Médicos

Primeira Inscrição (formado no EXTERIOR)

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO EXTERIOR junto ao Conselho Regional de Medicina.

Última atualização em 29/07/22

O que é ?

  • Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Preencher o formulário de Requerimento Único no Portal de Serviços

  1. Acesse o Portal de Serviços
  2. Informar o seu CPF;
  3. Informar a UF;
  4. Clicar em Continuar;
  5. Informar o Nome e o seu e-mail para receber a senha de acesso;
  6. Preencher o requerimento único;
  7. Fazer o upload da documentação solicitada.
Efetuar o pagamento boleto emitido
  • Após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição será emitido o boleto referente a Taxas e Anuidade;
  • Aguardar a análise da documentação anexada, onde caso esteja em conformidade receberá um aviso com as instruções de data e horário para comparecimento ao CREMAL.


Comparecer ao CRM com os documentos originais exigidos

Documentos necessários:

  • Requerimento único devidamente assinado;
  • Diploma de conclusão do curso de Medicina (original), previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, com tradução juramentada, exigindo-se que o diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido;
  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante ou Declaração de endereço;
  • Certificado militar com prova de regularidade;
  • CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;
  • Título eleitoral;
  • Para Médicos Estrangeiros: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), em nível intermediário, expedido pelo Ministério da Educação. Conforme determina a Resolução;CFM nº 2216/2018.
  • Uma foto 3×4 para quem se inscrever na sede, ou duas fotos, caso compareça à delegacia regional. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer aos seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória.
  • O CRM poderá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente, como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.

Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Pessoa Física, através do telefone (82) 3036-3800 ou do e-mail pfisica@crmal.org.br
  • Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CRM-AL, através do telefone (82) 3036-3806

Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 ( quinze) dias;
  • Liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e Diploma é de 30 (trinta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
  • Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica a entrega será em Sessão Solene agendada no momento da solicitação;
  • Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos a não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDEDe segunda à sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.

Alertas e Observações

  • Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações durante esse período;
  • O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades.