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Serviços aos Médicos

Registro de Especialidade e Área de Atuação

Emissão de declaração de registro de uma determinada especialidade médica.

Última atualização em 04/04/25

O que é ?

  • O registro de qualificação de especialista é o procedimento pelo qual o CREMAL registra a especialidade e a área de atuação do médico através do Título de Especialista conferido pela Associação Médica Brasileira - AMB, Certificados de Residência Médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM/MEC ou documentos comprobatórios de atuação anteriores a 15 de abril de 1989.

Alertas e observações

  • A Carteira Profissional de Médico - CPM deverá ser apresentada na sede do CREMAL;
  • Somente será permitido o pedido de registro de área de atuação quando a especialidade já estiver registrada no CREMAL;
  • A Resolução CFM nº 2.330/2023 é a norma regulamentadora para o registro das especialidades e áreas de atuação, e para efetivação do registro se faz necessário que os documentos apresentados estejam em conformidade com as exigências nela contidas. Além da norma citada a Resolução CFM nº 2.220/2018 regulamenta os registros das especialidades e áreas de atuação em virtudes de documentos e condições anteriores a 15 de abril de 1989, dando respaldo aos pedidos, desde que o médico possua documentos que se enquadrem nos pré-requisitos da mesma.

Etapas para a realização deste serviço

Requerendo a Declaração

O médico poderá requerer a sua Declaração de Especialidade registrada no Portal de Serviços, seguindo os seguintes passos:

Acessar Portal de Serviço
  1. Acesse o Acesse o Portal de Serviço do CRMAL;
  2. Selecione a opção: Solicitante inscrito perante o CRM (médicos);
  3. Informe o nº de CRM/CPF;
  4. Digite sua senha;
  5. Escolha a opção: ESPECIALIDADE / ÁREA DE ATUAÇÃO;

Observação: SÓ SERÁ POSSÍVEL PASSAR PARA ETAPA n.º 5 SE JÁ TIVER CADASTRO. Caso não tenha escolha a opção PRIMEIRO ACESSO e preencha as informações solicitadas. A senha para cadastro no sistema irá para o e-mail que consta no banco de dados do CREMAL. Caso o e-mail esteja desatualizado, favor providenciar a atualização através do e-mail: pfisica@crmal.org.br. A alteração do e-mail no CRM VIRTUAL só constará após 48h da atualização no banco de dados do CREMAL.

Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, entrar em contato com o Setor de Pessoa Física do CREMAL através do telefone (82) 3036-3800 ou e-mail: pfisica@crmal.org.br;
  • Para suporte técnico ao sistema, entrar em contato com o Setor de Tecnologia da Informação do CREMAL através do telefone (82) 3036-3806 ou e-mail: david.ti@crmal.org.br.


Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.

Tempo médio para atendimento

  • O prazo previsto para liberar as informações sobre o número de RQE é de até 20 (vinte) dias úteis. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR;

Procedimentos para utilização do Portal de Serviços

Autenticação de Declarações e Certidões

As certidões e declarações serão autenticadas no sítio do CRMAL,