Primeira inscrição de médico
Primeira inscrição de médicos formados no Brasil ou no exterior junto aos Conselhos Regionais de Medicina.
Última atualização em 13/03/23
O que é?
- Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
Etapas para a realização deste serviço
Requerendo sua primeira inscrição
- O médico recém-formado poderá requerer sua inscrição seguindo os seguintes passos:
Preencher o requerimento eletrônico de Inscrição (PRÉ-MÉDICO)
- Acesse o CRM VIRTUAL
- Selecione a opção: Solicitante sem inscrição;
- Informe o seu CPF;
- Informe a UF;
- Preencha o formulário eletrônico de inscrição.
OBS: Após essa etapa serão gerados os boletos de pagamentos (anuidade, taxa de inscrição, taxa de carteira profissional e taxa de cédula de identidade médica) e, após confirmado o pagamento no banco de dados do CRM-AP (1 dia após o pagamento), e sendo aprovado previamente o pedido de registro pelo CRM VIRTUAL (análise documental inicial), o médico estará apto a para conclusão do processo na sede do CRM/AP, munido da documentação (original e cópia) a seguir.
Comparecer à sede ou à Delegacia Regional com os documentos exigidos (originais e cópias)
Documentos necessários:
- Requerimento único devidamente assinado;
- Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau o médico tem 180 dias para apresentação do diploma.
- Documento de identificação oficial com foto;
- Comprovante ou Declaração de endereço;
- Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação, para os profissionais do sexo masculino;
- Declaração de quitação do serviço militar, para os profissionais do sexo masculino; ou carimbo no verso do documento comprovando a regularidade;
- CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;
- Título eleitoral e Comprovante de Regularidade Eleitoral;
- Para Médicos Estrangeiros: Apresentar também o Registro Nacional Migratório – RNM, com validade atualizada.
- 1 fotos 3×4. A fotografia deve ser recente, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não será aceita fotografia em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
- No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
- O CRM fará a coleta de dados biométricos digitalmente como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários, no momento do atendimento PRESENCIAL.
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Pessoa Física, e-mail: crmap@portalmedico.org.br, Telefone: (96) 99208-3923 (Whatsapp)
- Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CRM-AP, e-mail: informatica.crmap@portalmedico.org.br
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, das 8:00 às 14:00 horas.
Quanto tempo leva?
- O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 (quinze) dias.
- Liberação do CRM - Digital (Cédula de identidade Médica) é de aproximadamente 30 (trinta) dias.
- Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica é de até 10 (dez) dias;
- Liberação do Diploma é de até 10 (dez) dias;
- Obs: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.
- Os médicos formados em universidade/faculdade fora do Amapá, deverão enviar e-mail para: (crmap@portalmedico.org.br), e informar que pretendem fazer a primeira inscrição no CRM-AP e encaminhar as seguintes informações: NOME COMPLETO, CPF e NOME DA UNIVERSIDADE/FACULDADE em que se formou, para que o CRM faça as diligências necessárias, a fim de possibilitar e agilizar o registro.
Alertas e observações
- Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu Diploma, poderá apresentar Declaração ou Certidão de colação de grau emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 180 dias, após a solicitação de inscrição, para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2290/2021, ficando sujeito ao cancelamento do registro, caso não cumpra a pendência no prazo determinado.