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Serviços aos Médicos

Inscrição Secundária na Bahia

Registro concedido ao médico originário de outro estado e que pretenda manter sua inscrição no CRM de origem. Nesse caso, o médico estará obrigado ao pagamento das duas anuidades.

Última atualização em 23/01/24

O que é?

É quando o médico pretende se inscrever no CREMEB, mantendo sua inscrição no Conselho de origem.

Pode-se manter quantas inscrições secundárias for conveniente, no entanto, deverá pagar as anuidades em todos os CRMs onde tiver inscrição ativa, independente de estar exercendo a Medicina naquele estado, até que solicite o cancelamento das respectivas inscrições.

Etapas para a realização do serviço

  • Solicitar ao CRM de origem o Certificado de Regularidade para fins de secundária (Resolução CFM n.º 2010/2013) ;
  • Preencher o cadastro de pré-inscrição online, apenas para procedentes do CRM-RJ;
  • Após receber a confirmação de envio da secundária para o CRM/BA, agendar atendimento para a sede ou comparecera uma Delegacia Regional.

Documentos Necessários (originais e cópias)

  • Carteira Profissional de Médico (capa verde) expedida pelo CRM de origem;
  • Diploma. Se formado no exterior o diploma deverá estar devidamente revalidado por uma universidade pública brasileira com tradução oficializada;
  • Documento de identificação com foto;
  1. Se estrangeiro, Registro Nacional Migratório (RNM) com visto válido;
  2. Carteira de Identidade - RG;
  3. Carteira Nacional de Habilitação - CNH, juntamente com Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação da naturalidade;
  4. Carteira de Trabalho e Previdências Social - CTPS;
  5. Passaporte;
  6. Carteiras de outros órgãos fiscalizadores do exercício profissional.
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Título de Eleitor ou E-Título;
  • Certidão de Quitação Eleitoral ou Certidão de Regularidade;
  • Se homem, até 45 anos, deverá apresentar original da prova de regularidade na situação especial (MFDV) junto às Forças Armadas, nos termos das Leis 4.375/6412.336/2010 e Decreto 57.654/66.


Para Médicos Estrangeiros: 

  • Comprovante de Residência (últimos 90 dias) ou declaração de Residência;
  • Uma foto 3×4 caso compareça à delegacia regional. A fotografia deve ser recente, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco ou cinza-claro, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • No atendimento na sede, será realizada a coleta de dados biométricos digitalmente (foto, digitais e assinatura) para emissão da Cédula de Identidade, não podendo o(a) médico(a) comparecer com vestimentas na cor branca.
  • Taxas para inscrição (boleto gerado mediante apresentação dos documentos).

Horário de atendimento

  • ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda a sexta-feira, de 8h às 16h;
  • ATENDIMENTO NAS DELEGACIAS REGIONAIS: Realizar o contato com a delegacia regional para agendamento do atendimento;

Quanto tempo leva?

  • Na Sede: A inscrição e a entrega da Carteira Profissional e diploma são realizadas no mesmo dia.

Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar o Setor de Pessoa Física pelo e-mail: pfisica@cremeb.org.br;