Início > Serviços > Declaração de regularidade médica para apresentação no exterior

Serviços aos Médicos

Declaração de regularidade médica para apresentação no exterior

Declaração de regularidade perante os Conselhos de Medicina para apresentação junto às entidades reguladoras da profissão médica no exterior.

Última atualização em 26/09/22

O que é?

Declaração emitida para o médico, através de solicitação formal, para apresentação junto às entidades reguladoras da profissão médica no exterior.

Etapas para a realização deste serviço

Para o fornecimento da declaração de regularidade a entidades reguladoras da profissão médica no exterior é necessário que o médico encaminhe ao Conselho Federal de Medicina os seguintes documentos:

 

I – Carta ou e-mail solicitando declaração para validação de diploma médico junto ao país de pretensão contendo: a) E-mail e Endereço completo para o envio da declaração (no Brasil ou no exterior); b) Telefone para contato; c) Nome da instituição para a qual será direcionada a declaração.


II – Cópia do diploma de médico (frente e verso);


III – Cópia da identidade de médico;


IV – Cópia da certidão emitida pelo Conselho Regional de Medicina do seu estado expondo: 1) sua situação frente à tesouraria (inexistência de débitos) e 2) sua situação ético-profissional;


V – Caso o médico tenha interesse em acrescentar sua especialidade médica na declaração, deverá solicitar que o Conselho Regional de Medicina inclua o nome de sua especialidade e enviar cópia dos seguintes documentos: a)   Certificado de registro de especialidade (frente e verso), expedido pelo Conselho Regional de Medicina; b)   Certificado de conclusão de Residência Médica (frente e verso), expedido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM)/ Ministério da Educação (MEC), ou Título de especialista (frente e verso) expedido pela Associação Médica Brasileira (AMB).


VI) Comprovante de depósito no Valor de R$ 100,00 (cem reais) na conta do Conselho Federal de Medicina (Caixa Econômica Federal, Agência: 1057, Conta Corrente: 50856-8, Operação: 003). O valor necessário para cobrir custos de cartório com apostilamento conforme o Tratado de Haia e encaminhamento via sedex para o endereço informado pelo médico.