Averbação de nacionalidade
Alteração na nacionalidade no banco de dados do CRM/DF.
Última atualização em 26/01/23
O que é?
É quando um médico que é natural de outro país adquire a nacionalidade brasileira.
Etapas para a realização deste serviço
- Acesse o CRM VIRTUAL
- Selecione a opção solicitante com inscrição;
- Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
- Informe a UF;
- Coloque sua senha;
- Escolha a opção: DADOS GERAIS:
- Averbação da Nacionalidade
OBS: SÓ SERÁ POSSÍVEL PASSAR PARA ETAPA n.º 5 SE JÁ TIVER CADASTRO. Caso não tenha, escolha a opção PRIMEIRO ACESSO e preencha as informações solicitadas. A senha para cadastro no sistema irá para o e-mail que consta no banco de dados do CRM/DF. Caso o e-mail esteja desatualizado, favor providenciar a atualização com envio do formulário CLIQUEAQUI o para o seguinte email: registro@crmdf.org.br. A alteração do e-mail no CRM VIRTUAL só constará após 24h da atualização no banco de dados no CRM/DF.
Enviada a solicitação, o sistema gerará boleto de cobrança da nova cédula de identidade médica. Após o pagamento e avaliação prévia da documentação comprobatória, o médico ficará apto a solicitar agendamento (fone: 3322-0001) e comparecer a sede do CRM/DF munido da documentação a seguir:
a) carteira profissional médica (livro verde);
b) documento comprobatório da mudança da nacionalidade (original e cópia).
Horário de atendimento
. CRM VIRTUAL: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
. ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, das 7 às 19h (atendimento por agendamento pelo fone: 3322-0001).
Quanto tempo leva o procedimento?
- CRM VIRTUAL: imediato (primeira etapa)
- PRESENCIAL: Liberação da CIM - Cédula de Identidade Médica é de aproximadamente 30 (trinta) dias - o médico receberá um e-mail quando a carteira for recebida pela CRM/DF. Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica é de aproximadamente 10 (dez) dias.
OBS: Quando da análise do documento houver nota de devolução, os prazos acima expiram e passam a contar novamente após a sua regularização.
Alertas e observações
. No dia do atendimento presencial, comparecer com blusa de cor escura para coleta da nova foto.
Suporte ao serviço
. Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM/DF (registro@crmdf.org.br)