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Serviços aos Médicos

Efetuar Primeira Inscrição (formado no BRASIL)

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO BRASIL junto ao Conselho Regional de Medicina.

Última atualização em 28/11/20

O que é ?

  • É a primeira inscrição concedida ao médico após a outorga/colação de grau e desde que não tenha sido inscrito em outro CRM do país. De acordo com a Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Requerimento da inscrição

  • O médico recém-formado poderá requerer sua inscrição seguindo os seguintes passos:
Preencher o formulário de Requerimento Único
  1. Acesse o CRM VIRTUAL
  2. Selecione a opção: Solicitante sem inscrição;
  3. Informe o seu CPF;
  4. Informe a UF;
  5. Preencha o formulário eletrônico de inscrição.

OBS: após essa etapa serão gerados os boletos de pagamentos (anuidade, taxa de inscrição, taxa de carteira profissional e taxa de cédula de identidade médica) e, após confirmado o pagamento no banco de dados do CRM/DF (1 dia após o pagamento), e sendo aprovado previamente o pedido de registro pelo CRM VIRTUAL, o médico estará apto a solicitar agendamento para atendimento presencial pelo fone (3322-0001) para conclusão do processo na sede do CRM/DF, munido da documentação a seguir,

Comparecer à sede do CRM/DF com os documentos originais e cópias, a seguir expostos.

Documentos necessários:

  • Requerimento único devidamente assinado;
  • Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau o médico tem 120 dias para apresentação do diploma.
  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Comprovante ou Declaração de endereço;
  • Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação, para os profissionais do sexo masculino;
  • Declaração de quitação do serviço militar, para os profissionais do sexo masculino; ou carimbo no verso do documento comprovando a regularidade;
  • CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;
  • Título eleitoral;
  • Para Médicos Estrangeiros: Apresentar também o Registro Nacional de Estrangeiro – RNE, com validade atualizada, e o Certificado de Proficiência e Língua Portuguesa – CELPE-BRAS em nível intermediário (Os médicos de nacionalidade estrangeira oriundos de países cuja língua pátria seja o português (Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal e Timor Leste) e aqueles cuja graduação em medicina tenha ocorrido no Brasil, ficam dispensados da apresentação do Celpe-Bras quando de seu registro no CRM/DF, de acordo com as determinações da Resolução: CFM nº 2216/2018.
  • Duas foto 3×4. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
  • O CRM fará a coleta de dados biométricos digitalmente como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários, no momento do atendimento PRESENCIAL.
Efetuar o pagamento do boleto emitido
  • Após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, serão emitidos boletos referente às taxas e à anuidade. Enquanto não constar o pagamento e o CRM/DF não fizer a análise prévia da documentação enviada, o médico não estará apto a solicitar o agendamento para o atendimento presencial.

Horário de atendimento

  • CRM VIRTUAL: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira, das 7:00 às 18:00 horas (agendamento pelo fone: 3322-0001). Endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 Lote 985 2º Andar, Sala 202 - Centro Empresarial Parque Brasília, Brasília-DF.

Alertas e observações

  • Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu Diploma, poderá apresentar Declaração ou Certidão de colação de grau emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 120 dias, após a solicitação de inscrição, para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013, ficando sujeito ao cancelamento do registro, caso não cumpra a pendência no prazo determinado.


Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 ( quinze) dias.
  • Liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) é de aproximadamente 30 (trinta) dias. O médico receberá um email comunicando quando o documento estará disponível para retirada;
  • Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica é de até 10 (dez) dias;
  • Liberação do Diploma é de até 10 (dez) dias;
  • Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.
  • A cédula de identidade médica é entregue em sessão solene a ser agendada pelo CRM/DF, entretanto, devido à pandemia este ato está temporariamente suspenso.

Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM/DF (dereg@crmdf.org.br)
  • Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I. do CRM/DF (suporteti@crmdf.org.br)