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Serviços aos Médicos

Inscrição (PRIMEIRA INSCRIÇÃO de médico formado no EXTERIOR)

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO EXTERIOR junto ao Conselho Regional de Medicina.

Última atualização em 26/01/23

O que é ?

  • É a primeira inscrição concedida ao médico formado no exterior, após a outorga/colação de grau e desde que não tenha sido inscrito em outro CRM do país, de acordo a Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Preencher o formulário de Requerimento Único

  1. Acesse o CRM VIRTUAL
  2. Selecione a opção: Solicitante sem inscrição;
  3. Informe o seu CPF;
  4. Informe a UF;
  5. Preencha o formulário eletrônico de inscrição.
Efetuar o pagamento boleto emitido
  • OBS: após essa etapa serão gerados os boletos de pagamentos (anuidade, taxa de inscrição, taxa de carteira profissional e taxa de cédula de identidade médica) e, após confirmado o pagamento no banco de dados do CRM/DF (1 dia após o pagamento), será iniciada a fase de análise da documentação enviada.
Documentos Exigidos

Documentos necessários:

  • Requerimento único devidamente assinado;
  • Diploma de conclusão do curso de Medicina (original), previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, com tradução juramentada, exigindo-se que o diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido;
  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante ou Declaração de endereço;
  • Certificado militar com prova de regularidade;
  • CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;
  • Título eleitoral;
  • Para Médicos Estrangeiros: Apresentar também o Registro Nacional Migratório – RNM, com validade atualizada.
  • Duas fotos 3×4. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer aos seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória.
Confirmação de autenticidade de documentação

Nos termos da Resolução CFM 2010/2013, a autenticidade dos Diplomas estrangeiros e dos Certificados de revalidação deverá ser confirmada junto às instituições emissoras dos documentos. Após o recebimento de TODOS os documentos exigidos para a inscrição, serão enviadas as solicitações de confirmação da autenticidade dos referidos documentos. O CRM-DF deverá aguardar, por 45 (quarenta e cinco) dias, a resposta das instituições consultadas.

Atendimento Presencial

Após o recebimento das confirmações acerca da autenticidade do Diploma estrangeiro e do Certificado de Revalidação, ou o decurso do prazo de 45 (quarenta e cinco) dias após o recebimento de toda a documentação exigida, o(a) médico(a) será convocado, por e-mail, a realizar o agendamento de atendimento presencial com o fim de efetivar sua inscrição.

O agendamento do atendimento presencial deverá ser realizado através do fone: (61) 3322-0001.

No atendimento presencial, deverão ser apresentados todos os documentos originais exigidos, sob pena de indeferimento da inscrição.

O CRM procederá a coleta de dados biométricos digitalmente, no momento do atendimento presencial, para foto e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários. Assim, pedimos que o interessado venha com uma blusa de cor escura.

Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM/DF (registro@crmdf.org.br)



Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 45 ( quarenta e cinco) dias.
  • Liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) é de aproximadamente 30 (trinta) dias, e a retirada é no mesmo local onde foi realizada a solicitação (o prazo será iniciado após a aprovação do registro);
  • Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica é de até 10 (dez) dias, e a retirada é no mesmo local onde foi realizada a solicitação (o prazo será iniciado após a aprovação do registro);
  • Liberação do Diploma é de até 10 (dez) dias, e a retirada é no mesmo local onde foi realizada a solicitação (o prazo será iniciado após a aprovação do registro);
  • Obs.: Após o recebimento do requerimento de registro pelo CRM/DF, será aberto um procedimento administrativo, e a inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade do exterior, e a confirmação da revalidação do diploma junto a faculdade brasileira correspondente, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto, orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.

Horário de atendimento

  • CRM VIRTUAL: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDEDe segunda à sexta-feira, das 7:00 às 19:00 horas (mediante agendamento pelo fone: 3322-0001) no seguinte endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 Lote 985 2º Andar, Sala 202 - Centro Empresarial Parque Brasília, Brasília-DF.

Alertas e Observações

  • Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações durante esse período;
  • Só será dado andamento ao pedido de registro do médico que estiver com TODOS os documentos exigidos para o registro. Não serão aceitos pedidos com documentação pendente.