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Serviços aos Médicos

Inscrição Secundária

Inscrição secundária no CRM/DF.

Última atualização em 01/10/22

O que é?

É o tipo de registro direcionado ao médico que pretende se inscrever no CRM-DF, mantendo sua inscrição ativa no Conselho de origem. Pode-se manter tantas inscrições secundárias quanto for conveniente. No entanto, incidirá taxa de anuidade em todos os CRMs onde houver inscrição ativa, independente do efetivo exercício da Medicina naquele estado, até que se solicite formalmente o cancelamento das respectivas inscrições.

Etapas para a realização do serviço

PRÉ REQUISITOS PARA EFETIVAR A INSCRIÇÃO:

1.    Requerer ao CRM de origem a inscrição secundária no CRM-DF.

2.    Ao receber o Certificado de Regularidade, emitido pelo CRM de origem, enviar ao e-mail: registro@crmdf.org.br a seguinte documentação:


  • Diploma, frente e verso (não deverá estar plastificado) Diplomas emitidos no exterior devem ter sido revalidados por Universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação e acompanhar tradução juramentada.
  • Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documentos de identidade profissional válidos ou Registro Nacional Migratório (RNM);
  • CPF;
  • Título de Eleitor e Comprovante de Regularidade Eleitoral;
  • Documento Militar e Prova de Regularidade Militar (essa regularidade se refere à apresentação após a formação de médico, não será aceito o certificado de dispensa aos 18 (dezoito) anos, conforme Lei Federal 5.292/1967) – OBS: médicos acima de 45 (quarenta e cinco) anos ficam isentos desta exigência;
  • Certidão de casamento ou divórcio, quando houver mudança de nome;
  • Comprovante de endereço (se o documento não estiver no nome do médico, preencher declaração de endereço);


Todos os documentos físicos digitalizados deverão ser apresentados no atendimento presencial para validação. Os documentos emitidos digitalmente (e-CNH, e-Título etc.) poderão ser validados virtualmente, o que trará maior celeridade ao atendimento presencial.


3.    Aguardar o recebimento, por e-mail, dos boletos referentes às taxas de inscrição, anuidade e cédula de identidade médica, ou entrar em contato com a Tesouraria através do e-mail: tesouraria@crmdf.org.br.

4.    No dia útil posterior ao efetivo pagamento das taxas e após o envio da documentação digitalizada ou, preferencialmente, digital, entrar em contato com o Setor de Registros para realizar o agendamento do atendimento presencial através do telefone: (61) 3322-0001.

5.    No atendimento presencial, além dos documentos físicos que foram digitalizados, deverão ser apresentados:

  • 1 foto 3x4 (colorida, fundo branco, padrão documento, sem óculos, boné e sem data);
  • Carteira Profissional Médica (livro verde);
  • Título de Especialista ou Certificado de Residência Médica (caso pretenda se inscrever como especialista);

Observações:

  • Comparecer com roupa de cor escura para a coleta dos dados biométricos

Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM/DF (registro@crmdf.org.br)
  • Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I. do CRM/DF (suporteti@crmdf.org.br)

Horário de atendimento

  • ATENDIMENTO NA SEDEDe segunda à sexta-feira, das 7 às 18h (atendimento por agendamento pelo fone: 3322-0001). Endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 Lote 985 2º Andar, Sala 202 - Centro Empresarial Parque Brasília, Brasília-DF.

Prazo médio para atendimento

  • O prazo médio previsto para liberação do número do CRM/DF é 24h.
  • Liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) é de aproximadamente 30 (trinta) dias. O médico receberá um e-mail comunicando quando o documento estará disponível para retirada;
  • Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica é de até 10 (dez) dias;
  • Liberação do Diploma é de até 24h;


Alertas e observações

  • Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu Diploma, poderá apresentar Declaração ou Certidão de colação de grau emitida pela faculdade, desde que o documento tenha sido expedido nos últimos 180 (cento e oitenta) dias, conforme a Resolução CFM nº 2290/2021.
  • No caso de diploma estrangeiro, a inscrição só será liberada após as confirmações da autenticidade do diploma, bem como sua revalidação.

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