Efetuar Primeira Inscrição (formado no BRASIL)
Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO BRASIL junto ao Conselho Regional de Medicina.
Última atualização em 20/03/25
O que é ?
- Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
Etapas para a realização deste serviço
Requerendo sua inscrição
- O médico recém-formado poderá requerer sua inscrição seguindo os seguintes passos:
Preencher o formulário de Requerimento Único
- Acesse o Portal de Serviços
- Informe o seu CPF e UF (ES).
- Realize o seu cadastro informando seu e-mail para receber a senha de acesso.
- Preencha o formulário eletrônico de inscrição.
- Anexar os documentos digitalizados ou eletrônicos.
- Realize o agendamento para apresentação dos documentos e a coleta da biometria.
COMPARECER AO CRM COM OS DOCUMENTOS ORIGINAIS EXIGIDOS
Documentos necessários:
- Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau o médico tem 120 dias para apresentação do diploma.
- Documento de identificação: RG ou CNH.
- CPF ou comprovante de situação cadastral.
- Título de eleitor físico ou digital. Ou certidão de quitação eleitoral atualizada.
- Certificado de Alistamento Militar, nos limites de sua validade. Certificado de Dispensa da Incorporação (CDI), desde que emitido após a data da colação de grau.
- Comprovante ou declaração de endereço.
Efetuar o pagamento do boleto emitido
- Após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição será emitido o boleto referente às taxas e anuidade.
Procedimentos para utilização do Portal de Serviços
- A solicitação deve ser requisitada de forma on-line por meio do Portal de Serviço - "Pessoa Física";
- Este sistema on-line é o meio que o CRM-ES disponibiliza para que o médico realize as solicitações.
- SE VOCÊ JÁ TEM CADASTRO, CLIQUE AQUI
- CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA CADASTRO, CLIQUE AQUI
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas entrar em contato o Setor de Registro Médico Pessoa Física pelo e-mail medico@crmes.org.br
Horário de atendimento mediante agendamento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Obs.: Deverá ser feito agendamento prévio para o atendimento presencial.
- ATENDIMENTO NA SEDE MEDIANTE AGENDAMENTO: De segunda à sexta-feira, das 10:00 às 18:00 horas.
Endereço: Rua Professora Emília Franklin Mululo, 228, Bento Ferreira - Vitória/ES. CEP: 29.050-730.
Tel: (27) 2122-0100.
E-mail: medico@crmes.org.br
- ATENDIMENTO NAS DELEGACIAS SECCIONAIS MEDIANTE AGENDAMENTO:
Cachoeiro de Itapemirim: De segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 18h. Endereço e contatos: Rua Coronel Francisco Braga, nº 73 - Sala 803, Ed. Itapuã, Centro, Cachoeiro de Itapemirim, ES - CEP: 29.300-220. Telefone: (28) 3522-7589 / (27) 99727-0343. Email: cachoeiro@crmes.org.br
Colatina: De segunda à sexta-feira, das 09h às 12h e de 13h às 17h. Endereço e contatos: Avenida Getúlio Vargas, nº 500 - Sala 410, Colatina Shopping, Centro, Colatina, ES - CEP: 29.700-010. Telefone: (27) 3721-5310 / (27) 99520-9668. Email: colatina@crmes.org.br
Linhares: De segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e de 13h às 17h. Endereço e contatos: Avenida Rui Barbosa, 650, Sala 6, Centro, Linhares, ES - CEP: 29.900-072. Telefone: (27) 3372-2993 | (27) 99854-6997. Email: linhares@crmes.org.br.
São Mateus: De segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e de 13h às 17h. Endereço e contatos: Rua Coronel Constantino Cunha, nº 2047, Centro, São Mateus, ES - CEP: 29.930-360. Telefone: (27) 3763-3989 / (27) 99872-6569. Email: saomateus@crmes.org.br.
Quanto tempo leva?
- A liberação da Carteira de Identidade Médica e Carteira Profissional de Médico é de aproximadamente 30 (trinta) dias, em Sessão Solene no local onde foi realizada a solicitação;
- A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.
Alertas e Observações
- Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu Diploma, poderá apresentar no ato da inscrição a declaração ou certidão de colação de grau emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 120 dias após a solicitação de inscrição para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013.
- Os e-diplomas poderão ser enviados para registro no CRM-ES para o e-mail medico@crmes.org.br