Efetuar Primeira Inscrição (formado no EXTERIOR)
Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO EXTERIOR junto ao Conselho Regional de Medicina.
Última atualização em 26/11/20
O que é ?
- Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
Etapas para a realização deste serviço
Preencher o formulário de Requerimento Único
- Preencher o formulário de pré-inscrição on-line disponível no sítio dos Conselhos Regionais.
Efetuar o pagamento boleto emitido
- Referente à anuidade, às taxas e aos emolumentos.
Comparecer ao CRM com os documentos originais exigidos
Documentos necessários:
- Requerimento único devidamente assinado;
- Diploma de conclusão do curso de Medicina (original), previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, com tradução juramentada, exigindo-se que o diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido;
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante ou Declaração de endereço;
- Certificado militar com prova de regularidade;
- CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;
- Título eleitoral;
- Para Médicos Estrangeiros: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), em nível intermediário, expedido pelo Ministério da Educação. Conforme determina a Resolução;CFM nº 2216/2018.
- Uma foto 3×4 para quem se inscrever na sede, ou duas fotos, caso compareça à delegacia regional. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer aos seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
- No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória.
- O CRM poderá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente, como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.
Procedimentos para utilização do Portal de Serviços
- A solicitação deve ser requisitada de forma on-line por meio do Portal de Serviço - "Pessoa Física";
- Este sistema on-line é o meio que o CREMESE disponibiliza para que o médico realize as solicitações;
- SE VOCÊ JÁ TEM CADASTRO, CLIQUE AQUI
- CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA CADASTRO, CLIQUE AQUI
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Pessoa Física.
Quanto tempo leva?
- O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 ( quinze) dias;
- Liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e Diploma é de 30 (trinta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
- Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica a entrega será em Sessão Solene agendada no momento da solicitação;
- Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos a não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.
Horário de atendimento mediante agendamento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
OBS: Deverá ser feito agendamento prévio para o atendimento presencial.
- ATENDIMENTO NA SEDE MEDIANTE AGENDAMENTO: De segunda à sexta-feira, das 10:00 às 19:00 horas. Endereço e contatos: Rua Professora Emília Franklin Mululo, 228, Bento Ferreira, Vitória/ES, Cep: 29.050-730. Tel: (27) 2122-0100. E-mail: medico@crmes.org.br.
- ATENDIMENTO NAS DELEGACIAS SECCIONAIS MEDIANTE AGENDAMENTO:
Cachoeiro de Itapemirim: De segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 18h. Endereço e contatos: Rua Coronel Francisco Braga, nº 73 - Sala 803, Ed. Itapuã, Centro, Cachoeiro de Itapemirim, ES - CEP: 29.300-220. Telefone: (28) 3522-7589 / (27) 99727-0343. Email: cachoeiro@crmes.org.br.
Colatina: De segunda à sexta-feira, das 09h às 12h e de 13h às 17h. Endereço e contatos: Avenida Getúlio Vargas, nº 500 - Sala 410, Colatina Shopping, Centro, Colatina, ES - CEP: 29.700-010. Telefone: (27) 3721-5310 / (27) 99520-9668. Email: colatina@crmes.org.br.
Linhares: De segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e de 13h às 17h. Endereço e contatos: Avenida Rui Barbosa, 650, Sala 6, Centro, Linhares, ES - CEP: 29.900-072. Telefone: (27) 3372-2993 | (27) 99854-6997. Email: linhares@crmes.org.br.
- São Mateus: De segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e de 13h às 17h. Endereço e contatos: Rua Coronel Constantino Cunha, nº 2047, Centro, São Mateus, ES - CEP: 29.930-360. Telefone: (27) 3763-3989 / (27) 99872-6569. Email: saomateus@crmes.org.br.
Alertas e Observações
- Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações durante esse período;
- O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades.