Início > Serviços > Pré-Inscrição Médica Online

Serviços aos Médicos

Pré-Inscrição Médica Online

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO junto ao Conselho Regional de Medicina.

Última atualização em 11/11/20

O que é ?

  • Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Requerendo sua inscrição

  • O médico recém-formado poderá requerer sua inscrição seguindo os seguintes passos:
Preencher o formulário de Requerimento Único
  1. Acesse o Portal de Serviços
  2. opção: solicitante sem inscrição
  3. Informe o seu CPF
  4. Informe a UF
  5. Preencha o formulário eletrônico de inscrição
Comparecer a sede ou Delegacia Regional com os documentos originais exigidos

Documentos necessários:

  • Requerimento único devidamente assinado;
  • Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. No caso da apresentação de declaração ou certidão de colação de grau o médico tem 120 dias para apresentação do diploma.
  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante ou Declaração de endereço;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação Especial (CDI especial), não será aceito o certificado de dispensa aos 18 (dezoito) anos. Médicos acima de 45 (quarenta e cinco) anos ficam isentos desta exigência.

(Obs.: Aos homens é obrigatório o comparecimento às Forças Armadas levando seu documento militar, certidão de conclusão de curso ou certidão de colação de grau para comunicar a conclusão do curso de medicina conforme a Lei Nº 5.292, de 8 de junho de 1967. O documento apresentado às Forças Armadas deverá ser apresentado ao CREMEGO para comprovar sua quitação militar).


  • CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;
  • Título eleitoral ou certidão de quitação eleitoral;
  • Três foto 3×4, as fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia, rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória.
  • O CRM poderá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.


  • Para Médicos com Diploma Estrangeiros, deverá apresentar também: Revalidação do Diploma, Tradução Juramentada do Diploma, Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), em nível intermediário, expedido pelo Ministério da Educação, conforme determina a Resolução CFM nº 2216/2018;


Efetuar o pagamento do boleto emitido
  • Após o pagamento do boleto (e confirmação da colação de grau realizada pelo CREMEGO) dirija-se a Sede do CREMEGO (Rua T-28, nº 245, setor Bueno Goiânia-Go) ou nas delegacias regionais (CLIQUE AQUI para saber os endereços das regionais), com as documentações listadas Pré-Inscrição Médica Online.

Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 2 (dois) dias;
  • Liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) é de 30 (trinta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
  • Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica a entrega será preferencialmente em Sessão Solene, agendada no momento da solicitação;

Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.

Alertas e Observações

  • Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu Diploma poderá apresentar no ato do pedido original e cópia da Declaração ou Certidão de colação de grau emitida pela faculdade, neste caso, terá um prazo de 120 dias após a solicitação de inscrição para apresentar o Diploma original, conforme Resolução CFM nº 2014/2013.
  • O documento original será devolvido após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 por 7
  • PRESENCIAL: Rua T-28, nº 245, setor Bueno, Goiânia Goiás - de Segunda à Sexta-feira das 8:00 as 18:00 horas 
  • TELEFONE: 62 3250-4900

Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar o Setor de Pessoa Física CREMEGO <secretaria@cremego.org.br>.