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Serviços aos Médicos

01 - Efetuar Primeira Inscrição (formado no BRASIL)

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO BRASIL junto ao Conselho Regional de Medicina.

Última atualização em 01/04/24

O que é ?

  • É a primeira inscrição concedida ao médico após a outorga/colação de grau e desde que não tenha sido inscrito em outro CRM do país. De acordo com a Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço


1 - PRÉ-INSCRIÇÃO ONLINE
  1. Acesse a Área do Médico:
  2. Selecione a opção: Solicitante sem inscrição;
  3. Informe o seu CPF e selecione a UF correspondente ao Maranhão;
  4. Utilize a senha que foi enviada ao seu endereço de e-mail para ter acesso aos serviços do CRM VIRTUAL;
  5. Selecione o serviço "Inscrição de Pessoa Física";
  6. Preencha o formulário eletrônico de inscrição.
  7. Compareça ao CRM-MA (Sede em São Luís ou Regionais no interior do estado) para concluir a inscrição, portando a documentação listada abaixo.
2 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Obs.: Todas as cópias simples devem, obrigatoriamente, estar acompanhadas dos documentos originais (exceto no caso de documentos gerados eletronicamente).


  1. Cópia simples do diploma de graduação ou cópia simples da Declaração de Colação de Grau;
  2. Se a sua colação de grau se deu por meio de decisão judicial, será necessário apresentar uma cópia impressa da Medida ou Sentença Judicial;
  3. Cópia simples, frente e verso, da Carteira de Identidade (R.G) ou CNH ou Identidade Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro;
  4. Cópia simples do C.P.F (não é necessário apresentação do cartão de C.P.F caso o número já conste no seu R.G);
  5. Cópia simples frente e verso do Título de Eleitor ou impressão simples do e-Título;
  6. Cópia simples de Prova de Quitação Militar, obtida apresentando-se às Forças Armadas após a graduação, já com o título de médico. (EMITA A QUITAÇÃO ONLINE AQUI);
  7. Cópia simples de Comprovante de Residência atualizado;
  8. 01 (uma) foto 3x4 recente.
3 - INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • Médicos graduados na instituição de ensino chamada Universidade Brasil — com sede em São Paulo — devem apresentar, além de todos os documentos mencionados acima, o histórico escolar (graduação);
  • item 6 é exigido apenas para requerentes brasileiros, do sexo masculino e com idade igual ou inferior a 38 anos; Mesmo que você seja militar da ativa, independentemente da sua patente, você deve nos trazer uma comprovação de que se apresentou às Forças Armadas como médico, ou seja, após a colação de grau.
  • Ainda sobre o item 6: esta Quitação Militar pode ser emitida em qualquer estado do país, pelo Exército, Marinha ou Aeronáutica. Em São Luís ela pode ser solicitada no 24º Batalhão de Caçadores do Exército, no bairro do João do Paulo;
  • Também é possível emitir a Quitação Militar online, clique aqui para acessar.
  • Caso não possua comprovante de residência que atenda aos critérios estabelecidos no item 7, poderá preencher uma Declaração de Residência, que será disponibilizada pelo CRM-MA no ato da inscrição;
  • A CNH digital (e-CNH) ou o Título de Eleitor Digital (e-Título) também serão aceitos, desde que sejam apresentados impressos.

Horário de atendimento

  • CRM VIRTUAL: 24 horas por dia, 7 dias por semana. 
  • PRESENCIAL: De segunda à sexta, de 8h às 17h.

Alertas e Observações

  • O boleto que será gerado ao final do pré-cadastro já inclui todas as taxas. Nenhuma taxa adicional será cobrada;
  • O valor pago inclui três taxas de R$ 122,00 (duas carteiras e inscrição) + valor proporcional da anuidade, referente ao número de meses restantes até o final do ano (aproximadamente R$ 72,00 por mês restante). O valor integral da anuidade é de R$ 859,00.
  • Por se tratar de uma primeira inscrição, há um desconto de 80%, que incide apenas sobre o valor da anuidade e da taxa de inscrição. As taxas das duas carteiras permanecem inalteradas.
  • Caso não consiga emitir o boleto ao final do pré-cadastro, o nosso Setor Financeiro emitirá um, assim que você comparecer ao Conselho para apresentar a sua documentação.

Quanto tempo leva?

  • O prazo para geração do número de registro varia de acordo com o tempo de resposta da sua Universidade em confirmar a sua colação de grau;
  • Outro fator que pode influenciar no prazo para emissão do número de registro é a quantidade de médicos solicitando registro ao mesmo tempo. Quando recebemos turmas inteiras no mesmo dia, o prazo pode se estender a até 15 (quinze) dias.
  • Liberação do CIM (Cartão de identidade Médica) e CPM (Carteira Profissional de Médico): até 20 (vinte) dias corridos — contados a partir da data de registro — no mesmo local onde foi realizada a solicitação (uma mensagem será enviada ao seu endereço de e-mail avisando sobre a disponibilidade dos documentos); Nos casos de solicitações realizadas em nossos Regionais — no interior do estado — o prazo de entrega dos documentos pode ser maior. Consulte o respectivo Regional para mais informações.
  • A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.

Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM-MA: WHATSAPP (98) 9-9172-5493 (toque para iniciar a conversa) ou registromedico@crmma.org.br);
  • Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I. do CRM-MA (ti@crmma.org.br).