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Serviços aos Médicos

03 - Inscrição Secundária ou Transferência no CRM-MA (médico vindo de outro estado)

Procedimento através do qual o médico se inscreve ou reativa a sua inscrição no CRM-MA, mantendo a sua inscrição do CRM de origem ativa (no caso de uma Secundária) ou inativando a sua inscrição no CRM de origem (no caso de uma Transferência).

Última atualização em 12/04/24

O que é?

Esta solicitação deve ser realizada quando o profissional, que possui inscrição PRINCIPAL em outro Conselho, pretende exercer a medicina no estado do Maranhão, possuindo as seguintes particularidades, de acordo com a inscrição pretendida:

  • Secundária: mantém ativa a sua inscrição no estado de origem (deve recolher anuidade nos dois Conselhos);
  • Por Transferência: inativa a sua inscrição no CRM de origem, trazendo a sua Inscrição Principal para o Maranhão.


Esta modalidade de inscrição também pode ser utilizada para reativar uma inscrição no Maranhão, que esteja com a situação "transferido" ou "cancelado".

Etapas para a realização deste serviço


1 - É A PRIMEIRA VEZ QUE VOCÊ SE INSCREVE NO MARANHÃO?
  1. A solicitação só será atendida de forma presencial, pelo(a) médico(a) ou por meio de procurador nomeado por ele(a), apresentando procuração pública (registrada em cartório);
  2. Solicite ao Conselho onde você possui Inscrição Principal ativa, um Certificado de Regularidade para Inscrição Secundária ou Transferência (consultar diferenças no quadro acima) NÃO É O MESMO QUE "QUITAÇÃO DE DÉBITOS" OU "CERTIDÃO NEGATIVA" (ENTRE EM CONTATO COM O SEU CRM EM CASO DE DÚVIDAS;
  3. Diploma original acompanhado de uma cópia simples frente e verso (caso o diploma ainda não esteja pronto, apresentar cópia simples da Declaração ou Certidão de Colação de Grau, emitidos pela Instituição formadora);
  4. Caso o seu diploma seja revalidado, apresentar uma cópia da apostila de revalidação e tradução juramentada do diploma;
  5. Carteira Profissional de Médico (livreto verde);
  6. Se a inscrição em seu CRM de origem for do tipo PROVISÓRIA, será necessário apresentar uma cópia da Medida ou Decisão Judicial que autorizou sua inscrição;
  7. Cópia simples frente e verso da Carteira de Identidade (R.G.) ou CNH;
  8. Cópia simples do C.P.F (não é necessário apresentação do cartão de C.P.F caso o número já conste no seu R.G);
  9. Cópia simples frente e verso do Título de Eleitor ou impressão simples do e-Título;
  10. Cópia simples da Quitação Militar (apenas para homens com idade inferior a 38 anos;
  11. Cópia simples de Comprovante de Residência atualizado;
  12. Uma foto 3x4 recente.
2 - JÁ POSSUI UMA INSCRIÇÃO NO MARANHÃO (INATIVA, CANCELADA OU SECUNDÁRIA ATIVA)?
  1. A solicitação deverá ser realizada pelo(a) médico(a) ou por meio de procurador nomeado por ele(a), apresentando procuração pública (registrada em cartório);
  2. Para reativar uma inscrição cancelada ou transformar a sua Inscrição Secundária em principal, a solicitação poderá ser atendida via e-mail (REGISTROMEDICO@CRMMA.ORG.BR), apresentando a documentação abaixo:
  • Certificado de Regularidade para Inscrição Secundária ou Transferência (consultar diferenças no quadro acima). Este documento deverá ser requerido pelo próprio médico, diretamente no CRM onde possui Inscrição Principal;
  • Quaisquer documentos que tenham sofrido alteração. Ex: mudança de zona ou seção de Título Eleitoral, R.G etc;
  • A Carteira Profissional de Médico (livreto verde) poderá ser apresentada em data posterior à inscrição, presencialmente ou via CORREIOS.

Observações importantes

  • Caso não possua comprovante de residência que atenda aos critérios estabelecidos no item 11, poderá preencher uma Declaração de Residência, que será disponibilizada pelo CRM-MA no ato da inscrição;
  • O médico poderá se inscrever secundariamente em quantos estados desejar, para tanto deverá recolher anuidade integral em todos eles;
  • Caso a solicitação seja realizada por meio de procuração, uma ficha de coleta de dados biométricos será enviada ao e-mail do médico, que se encarregará de preenchê-la e devolvê-la.

Tempo médio para atendimento

Em São Luís: Imediato, caso não haja pendências;

Em Imperatriz: Imediato, caso não haja pendências;

Em Bacabal, Caxias ou Codó: 1 a 5 dias úteis, caso não haja pendências.


  • A Carteira Profissional de Médico (livreto verde) e diploma serão devolvidos logo após a finalização do registro, exceto nos Regionais Bacabal e Codó;
  • Nos casos de inscrições realizadas no interior do estado, o prazo para devolução dos documentos às respectivas Delegacias Regionais é de aproximadamente 30 dias — podendo variar — pois o transporte é realizado pelos CORREIOS.

Horário de atendimento

PRESENCIAL: De segunda à sexta, de 8h às 17h.

Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM-MA: WHATSAPP (98) 9-9172-5493 (toque para iniciar a conversa) ou registromedico@crmma.org.br);
  • Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I. do CRM-MA (ti@crmma.org.br).