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Serviços aos Médicos

03 - Inscrição Secundária ou Transferência no CRM-MA (médico vindo de outro estado)

Procedimento através do qual o médico se inscreve ou reativa a sua inscrição no CRM-MA, mantendo a sua inscrição do CRM de origem ativa (no caso de uma Secundária) ou inativando a sua inscrição no CRM de origem (no caso de uma Transferência).

Última atualização em 29/09/25

O que é?

Esta solicitação deve ser realizada quando o profissional, que possui inscrição PRINCIPAL em outro Conselho, pretende exercer a medicina no estado do Maranhão, possuindo as seguintes particularidades, de acordo com a inscrição pretendida:

  • Secundária: mantém ativa a sua inscrição no estado de origem (deve recolher anuidade nos dois Conselhos);
  • Por Transferência: inativa a sua inscrição no CRM de origem, trazendo a sua Inscrição Principal para o Maranhão.


Esta modalidade de inscrição também pode ser utilizada para reativar uma inscrição no Maranhão, que esteja com a situação "transferido" ou "cancelado".

Etapas para a realização deste serviço


1 - É A PRIMEIRA VEZ QUE VOCÊ SE INSCREVE NO MARANHÃO?
  1. Solicite ao Conselho onde você possui Inscrição Principal ativa, um Certificado de Regularidade para Inscrição Secundária ou Transferência (consultar diferenças no quadro acima) NÃO É O MESMO QUE "QUITAÇÃO DE DÉBITOS" OU "CERTIDÃO NEGATIVA" (ENTRE EM CONTATO COM O SEU CRM EM CASO DE DÚVIDAS;
  2. Diploma original acompanhado de uma cópia simples frente e verso (caso o diploma ainda não esteja pronto, apresentar cópia simples da Declaração ou Certidão de Colação de Grau, emitidos pela Instituição formadora);
  3. Caso o seu diploma seja revalidado, apresentar uma cópia da apostila de revalidação e tradução juramentada do diploma;
  4. Se a inscrição em seu CRM de origem for do tipo PROVISÓRIA, será necessário apresentar uma cópia da Medida ou Decisão Judicial que autorizou sua inscrição;
  5. Cópia simples frente e verso da Carteira de Identidade (R.G.) ou CNH;
  6. Cópia simples frente e verso do Título de Eleitor ou impressão simples do e-Título;
  7. pia simples de Prova de Quitação Militar, com data posterior à colação de grau. (EMITA ONLINE AQUI);
  8. Cópia simples de Comprovante de Residência atualizado.


Observações:

  • O procedimento de reativação só poderá ser realizado à distância caso a sua biometria (foto, assinatura e digitais) esteja atualizada em pelo menos um CRM do país e que a documentação que iremos lhe enviar seja assinada digitalmente (Gov.br ou outra certificação);
  • Endereço de e-mail para envio da documentação: REGISTROMEDICO@CRMMA.ORG.BR.


2 - JÁ POSSUI UMA INSCRIÇÃO NO MARANHÃO (INATIVA, CANCELADA OU SECUNDÁRIA ATIVA)?
  1. Para reativar uma inscrição cancelada ou transformar a sua Inscrição Secundária em principal, envie uma mensagem para(REGISTROMEDICO@CRMMA.ORG.BR), apresentando a documentação abaixo:
  • Certificado de Regularidade para Inscrição Secundária ou Transferência (consultar diferenças no quadro acima). Este documento deverá ser requerido pelo próprio médico, diretamente no CRM onde possui Inscrição Principal; NÃO É O MESMO QUE "QUITAÇÃO DE DÉBITOS" OU "CERTIDÃO NEGATIVA" (ENTRE EM CONTATO COM O SEU CRM EM CASO DE DÚVIDAS;
  • Um documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Médico etc.)
  • Quaisquer documentos que tenham sofrido alteração. Ex: mudança de zona ou seção de Título Eleitoral, R.G etc;


Observações:

  • O procedimento de reativação só poderá ser realizado à distância caso a sua biometria (foto, assinatura e digitais) esteja atualizada em pelo menos um CRM do país e que a documentação que iremos lhe enviar seja assinada digitalmente (Gov.br ou outra certificação);
  • Endereço de e-mail para envio da documentação: REGISTROMEDICO@CRMMA.ORG.BR.

Observações importantes

  • Caso não possua comprovante de residência que atenda aos critérios estabelecidos no item 8, poderá preencher uma Declaração de Residência, que será disponibilizada pelo CRM-MA no ato da inscrição;
  • O médico poderá se inscrever secundariamente em quantos estados desejar, devendo recolher anuidade integral em todos eles;
  • É obrigatório que a prova de quitação militar possua data de expedição posterior à sua colação de grau.


  • TAXAS PARA INSCRIÇÃO SECUNDÁRIA (valores válidos para o ano de 2025):

- Inscrição: R$ 128,00;

- Cartão de Identidade Médica: R$ 128,00;

- Anuidade: Proporcional aos meses restantes no ano (aproximadamente R$ 75,00 por mês restante).

  • TAXAS PARA INSCRIÇÃO POR TRANSFERÊNCIA (valores válidos para o ano de 2025):

- Inscrição: R$ 128,00;

- Cartão de Identidade Médica: R$ 128,00.

Tempo médio para atendimento

Em São Luís: Imediato, caso não haja pendências;

Em Imperatriz: Imediato, caso não haja pendências;

Em Bacabal, Caxias ou Codó: 1 a 5 dias úteis, caso não haja pendências.


  • Nos casos de inscrições realizadas no interior do estado, o prazo para devolução dos documentos às respectivas Delegacias Regionais é de aproximadamente 30 dias — podendo variar — pois o transporte é realizado pelos CORREIOS.

Horário de atendimento

  • PRESENCIAL: 
  • Sede (São Luís): De segunda à sexta, de 8 às 17h;
  • Delegacias Regionais no interior do estado: De segunda à sexta, de 8 às 12h e de 13 às 17h;

NÃO É NECESSÁRIO AGENDAR

Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM-MA: WHATSAPP (98) 9-9172-5493 (toque para iniciar a conversa) ou registromedico@crmma.org.br);
  • Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I. do CRM-MA (ti@crmma.org.br).