Serviços aos Médicos Serviço ao Cidadão
20 - Mudança de nome ou alteração do estado civil
Serviço que deve ser utilizado quando o(a) médico(a) tem seu nome modificado por alteração de estado civil ou outros motivos, devendo registrar tal fato no CRM.
Última atualização em 23/01/24
O que é?
Quando houver alteração em seu nome, independentemente do motivo, tal fato deve ser registrado nos Conselhos Regionais de Medicina onde você possui inscrição ativa.
Etapas para a realização deste serviço
Etapas para a realização deste serviço
Solicite online através do Portal de Serviços (clique para acessar), ou compareça ao CRM-MA (Sede ou Delegacias no interior), portando toda a documentação abaixo:
- Carteira Profissional de Médico – livreto verde;
- Documento que comprove a mudança de nome:
2.1 - Certidão de Casamento/Divórcio;
2.2 - Carteira de Identidade já com o novo nome.
Quanto custa?
A alteração do nome é gratuita, no entanto, para que seja emitida uma 2ª via do seu Cartão de Identidade Médica, será cobrada uma taxa de R$ 122,00.
Horário de atendimento
PRESENCIAL: De segunda à sexta, de 8h às 17h.
PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Alertas e observações
- Outros documentos, além dos listados anteriormente, não serão aceitos. Ex.: Carteira de Habilitação, Título Eleitoral, Cartão de CPF etc.
- Para que seja possível emitir uma 2ª via do seu Cartão de Identidade Médica (versão física e digital), será necessário com parecer ao CRM-MA, em São Luís, Caxias ou Imperatriz, para atualizarmos seus dados biométricos (foto, assinatura e digitais);
- Caso a solicitação de mudança de nome seja feita online, posteriormente será necessário apresentar sua Carteira Profissional de Médico (livreto verde) ao CRM-MA, de forma presencial.
Tempo médio para que a solicitação seja atendida
A mudança do nome pode ser confirmada no site do CRM-MA e CFM em aproximadamente 5 (cinco) dias úteis, já a emissão da 2ª via do Cartão de Identidade Médica pode demorar até 20 (vinte) dias corridos, a contar da data de atualização dos dados biométricos e confirmação do pagamento da taxa.
Suporte ao serviço
- Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM-MA: WHATSAPP (98) 9-9172-5493 (toque para iniciar a conversa) ou registromedico@crmma.org.br);
- Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I. do CRM-MA (ti@crmma.org.br).