28 - Pesquisar por médico
Serviço que permite ao cidadão verificar a situação dos médicos inscritos nos Conselhos de Medicina.
Última atualização em 25/07/22
O que é?
É o serviço que permite ao cidadão verificar a situação do médico inscrito nos Conselhos de Medicina.
- A Lei 3268/1957 em art. 17, estabelece que os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
Entendendo o BUSCA MÉDICO
- O que é número do CRM ? É o número do registro do médico no Conselho Regional de Medicina da jurisdição onde atua.
- O que compõe o número do CRM ? Um sequencial numérico + UF do Conselho Regional onde o médico atua.
- Outras características do número de CRM: Número seguido da letra ‘P’: inscrição provisória realizada em atendimento a liminar. Número precedido da sigla ‘EME’: inscrição de estudante médico estrangeiro. Número precedido do número ‘300’: inscrição de médico estrangeiro com visto provisório.
- Tipo de inscrição: Inscrição Principal (a principal inscrição do médico em sua jurisdição). Inscrição Secundária (caso o médico venha a atuar em outras UFs deverá solicitar esse tipo de inscrição. O médico terá uma única inscrição principal e poderá ter diversas inscrições secundárias) Inscrição Provisória (realizada em atendimento a uma liminar).
- Dados que serão apresentados na pesquisa: foto, nome, número do CRM, data da primeira inscrição, tipo de inscrição, situação da inscrição, especialidade/área de atuação, endereço e telefone comercial (quando autorizado pelo médico).
Etapas para a realização deste serviço
Faça sua pesquisa
Faça AQUI sua pesquisa por uma dessas informações:
- Nome do médico (nome ou parte do nome);
- Unidade da Federação (Estado aonde o médico atua);
- Número do CRM (número da inscrição do médico no Conselho de Medicina);
- Município (cidade do endereço de correspondência do médico);
- Tipo de inscrição (Principal, Secundária e/ou Provisória);
- Situação da inscrição (ativo e inativo);
- Especialidade(s) (Especialidades reconhecidas Resolução CFM no.2221/2018);
- Área(s) de atuação (Áreas de atuação reconhecidas Resolução CFM no.2221/2018).
- OBS.: Você não precisa preencher todos os campos. O mais comum é utilizar o nome, UF e/ou CRM do médico. Os demais campos podem ser utilizados para uma busca mais específica, quando necessário.
Horário de atendimento
- CRM VIRTUAL: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM-MA (registromedico@crmma.org.br).
- Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I. do CRM-MA (ti@crmma.org.br).