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Serviços aos Médicos

Inscrição Secundária ou Transferência para o CRM-MA (médico vindo de outro estado)

Procedimento através do qual o médico se inscreve ou reativa a sua inscrição no CRM-MA, mantendo a sua inscrição do CRM de origem ativa (no caso de uma Secundária) ou inativando a sua inscrição no CRM de origem (no caso de uma Transferência).

Última atualização em 21/09/21

O que é?

Esta solicitação deve ser realizada quando o profissional, que possui inscrição PRINCIPAL em outro Conselho, pretende exercer a medicina no estado do Maranhão, possuindo as seguintes particularidades, de acordo com a inscrição pretendida:

  • Secundária: mantém ativa a sua inscrição no estado de origem (deve recolher anuidade nos dois Conselhos);
  • Por transferência: inativa a sua inscrição no CRM de origem, trazendo a sua Inscrição Principal para o Maranhão.


Esta modalidade de inscrição também pode ser ser utilizada para reativar uma inscrição no Maranhão, que esteja com a situação "transferido" ou "cancelado".


Horário de atendimento

PRESENCIAL: De segunda à sexta, de 8h às 12h e 14h às 18h.

Tempo médio para atendimento

PRESENCIAL na sede do CRM-MA em São Luís: Imediato, caso não haja nenhuma pendência;

PRESENCIAL em qualquer Delegacia Regional no interior do estado: 1 a 5 dias úteis, caso não haja nenhuma pendência.


  • A Carteira Profissional de Médico (livreto verde) e diploma ficarão retidos para anotações e estarão disponíveis para retirada em até 15 (quinze) dias úteis, salvo algum imprevisto;
  • Nos casos de inscrições realizadas no interior do estado, o prazo para devolução dos documentos às respectivas Delegacias Regionais é de aproximadamente 30 dias, podendo variar pois o transporte é realizado pelos CORREIOS.

Etapas para a realização deste serviço

Comparecer à Sede do CRM-MA ou Delegacias Regionais no interior do estado, portanto toda a documentação abaixo, incluindo cópias simples:

  1. Certificado de Regularidade para Inscrição Secundária ou Transferência (consultar diferenças no quadro acima). Este documento deverá ser requerido pelo próprio médico, diretamente no CRM onde possui Inscrição Principal;
  2. Diploma original acompanhado de uma cópia simples frente e verso (caso o diploma ainda não esteja pronto, apresentar cópia simples da Declaração ou Certidão de Colação de Grau, emitidos pela Instituição formadora);
  3. Carteira Profissional de Médico (livreto verde);
  4. Cópia simples frente e verso da Carteira de Identidade - R.G; ou qualquer documento de identificação com validade em todo o território nacional;
  5. Cópia simples do C.P.F (não é necessário apresentação do cartão de C.P.F caso o número já conste no seu R.G);
  6. Cópia simples frente e verso do Título de Eleitor ou impressão simples do e-Título;
  7. Cópia simples de Comprovante de Residência atualizado, em nome do médico ou de seus pais, e com o mesmo endereço utilizado ao preencher a pré-inscrição online (preferencialmente água, luz ou telefone);
  8. 02 (duas) fotos 3x4 recentes (registradas há no máximo 6 meses), com qualidade fotográfica, impressas por empresa especializada e em papel destinado a este fim. O rosto da pessoa fotografada deve cobrir entre 70 a 80% da foto, desde o queixo até a testa. Reflexos e olhos vermelhos não são permitidos. Não serão aceitas fotos com óculos de sol, roupa branca com fundo branco, chapéu ou adereços que dificultem a identificação do médico, bem como camiseta regata, decotes, camisas estampadas (times de futebol, logomarcas, etc.) ou trajes não condizentes com a dignidade da profissão médica.


Condições para deferimento do pedido

  1. Apresentar toda a documentação exigida;
  2. Efetuar o pagamento de todas as taxas.

Observações importantes

  1. Esta modalidade de inscrição só pode ser realizada de forma presencial, pelo médico ou um procurador nomeado por ele, que deve apresentar procuração pública registrada em cartório no ato da solicitação.
  2. Caso o médico já possua inscrição no Maranhão, na situação "inativa" ou "cancelada" e tenha interesse apenas em reativá-la, todos os procedimentos descritos nesta página devem ser seguidos, a diferença é que o único documento obrigatório neste caso é a Carteira Profissional Médica (livreto verde). O profissional deve no entanto, apresentar quaisquer outros documentos que sofreram alteração desde o seu último contato com o CRM-MA;
  3. Caso o médico não possua comprovante de residência que atenda aos critérios estabelecidos no item 7, poderá preencher uma Declaração de Residência, que será disponibilizada pelo CRM-MA no ato da inscrição;
  4. O médico poderá se inscrever secundariamente em quantos estados desejar, para tanto deverá recolher anuidade integral em todos eles;
  5. Para médicos oriundos do CREMERJ, além de tudo que foi exigido nos itens anteriores, será necessário também fazer a pré-inscrição em nosso site, seguindo os passos abaixo:
  • Acesse o CRM VIRTUAL
  • Selecione a opção: Solicitante sem inscrição;
  • Informe o seu CPF;
  • Informe a UF;
  • Utilize a senha que foi enviada ao seu endereço de e-mail para ter acesso aos serviços do CRM VIRTUAL;
  • Selecione o serviço "Inscrição de Pessoa Física";
  • Preencha o formulário eletrônico de inscrição.

Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registro de Pessoa Física do CRM-MA (registromedico@crmma.org.br).
  • Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I. do CRM-MA (ti@crmma.org.br).