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Serviços aos Médicos

Cancelamento de Inscrição

Procedimento pelo qual o médico passa para a condição de inativo no cadastro do CRM-MG, ou seja, fica isento do pagamento de anuidade a partir da aprovação do cancelamento, não podendo também exercer a Medicina no Estado de Minas Gerais.

Última atualização em 23/05/25

O que é ?

O cancelamento de inscrição é o procedimento administrativo pelo qual se altera a condição do médico de ATIVO para INATIVO, ou seja, a partir da aprovação do cancelamento o profissional ficará isento de suas obrigações com o Conselho, inclusive as anuidades futuras, bem como legalmente impossibilitado de exercer qualquer ato médico na jurisdição do CRM-MG, salvo por motivo de força maior.

Observação: importante ressaltar que as anuidades anteriores devidas não são isentadas no ato do cancelamento, devendo ser quitadas para evitar a inscrição em Dívida Ativa e cobrança dos débitos.

Etapas para a realização deste serviço

O cancelamento da inscrição deverá ser solicitado através dos seguintes passos:

  1. Acesse o Portal de Serviços;
  2. Selecione a opção: Solicitante inscrito perante o CRM (médicos);
  3. Informe o nº de CRM/CPF;
  4. Digite sua senha;
  5. Escolha a opção: INSCRIÇÕES --> CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO SECUNDÁRIA OU PRINCIPAL;

Observação: SÓ SERÁ POSSÍVEL PASSAR PARA ETAPA n.º 5 SE JÁ TIVER CADASTRO. Caso não tenha escolha a opção PRIMEIRO ACESSO e preencha as informações solicitadas. A senha para cadastro no sistema irá para o e-mail que consta no banco de dados do CRM-MG. Caso o e-mail esteja desatualizado, favor providenciar a atualização através do e-mail: medicos@crmmg.org.br. A alteração do e-mail no CRM VIRTUAL só constará após 48h da atualização no banco de dados do CRM-MG.


Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, entrar em contato com o Setor de Pessoa Física do CRM-MG através do e-mail: medicos@crmmg.org.br;
  • Para suporte técnico ao sistema, entrar em contato com o Setor de Tecnologia da Informação do CRM-MG através do e-mail: informatica@crmmg.org.br.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Tempo médio para atendimento

O prazo médio previsto para cancelamento da inscrição é de até 07 (sete) dias úteis.

Alertas e observações

O cancelamento da inscrição não poderá ser concedido:

  • Se o médico estiver respondendo a procedimento administrativo, sindicância ou processo ético-profissional;
  • Se o médico possuir inscrição secundária ativa em outro CRM, sendo necessário cancelar primeiramente as inscrições secundárias para depois cancelar a inscrição principal;
  • Se for responsável técnico ou clínico de estabelecimento de saúde deverá apresentar comunicado de saída da função e indicar o nome de seu substituto;
  • Se for integrante de corpo clínico de estabelecimento de saúde deverá apresentar solicitação de seu desligamento;

Caso deseja a anotação na Carteira Profissional de Médico - CPM, a mesma deverá ser apresentada na sede ou em uma Delegacia Regional do CRM-MG mais próxima, mediante agendamento de horário (CLIQUE AQUI PARA AGENDAR), ou então encaminhada pelos Correios;

Procedimentos para utilização do Portal de Serviços

  • A solicitação deve ser requisitada de forma on-line por meio do Portal de Serviço - Pessoa Física;
  • Este sistema on-line é o meio que o CRM-MG disponibiliza para que o médico realize as solicitações;
  • Se você já tem cadastro CLIQUE AQUI PARA ACESSAR;
  • Caso você ainda não tenha cadastro CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.