Certificado de Regularidade de Inscrição de Pessoa Jurídica
O Certificado de Regularidade é documento emitido para empresa inscritas neste CRM-MG, desde que não haja pendências junto ao Departamento de Fiscalização.
Última atualização em 23/09/26
O que é?
Certificado de Regularidade é o documento que demonstra a regularidade da empresa no CRM-MG. O Certificado de Pessoa Jurídica tem validade anual, e a renovação não é automática após o pagamento da anuidade. A renovação do certificado deve ser solicitada pelo diretor técnico 30 (tinta) dias antes do seu vencimento.
Documentação necessária
1. Cópia do documento de constituição da empresa, que pode ser:
1.1 Contrato ou Estatuto Social e suas alterações devidamente registradas na JUCEMG ou Cartório de PJ, no caso de pessoas jurídicas privadas;
1.2 Lei, decreto, portaria, circular ou ato administrativo similar de criação, no caso de estabelecimentos públicos;
1.3 Nos casos de ambulatório patronal deverá apresentar Declaração do Diretor Técnico que o prestador trata-se de ambulatório médico de empresa para assistência aos funcionários.
2. Cópia da licença de funcionamento da Vigilância Sanitária ou protocolo de solicitação desse documento ou, caso seja isento, apresentar declaração de isenção;
3. Comprovante de inscrição no CNPJ;
4. Contrato de gestão e aditivos, quando for o caso;
5. Para operadoras de plano de saúde é necessário apresentar cópia do registro na ANS.
Documentação complementar
Estabelecimentos de saúde com corpo clínico superior a 30 médicos devem eleger Comissão de Ética Médica e Diretoria Clínica eleitos:
- Requerimento de Homologação de Eleição;
- Cópia do edital de convocação das eleições;
- Cópia das declarações de aquiescência dos candidatos eleitos;
- Cópia das certidões negativa ético-profissional e de quitação dos candidatos eleitos;
- Cópia da ata de eleição;
- Cópia da lista de votantes dos membros do corpo clínico.
Veja Como organizar a eleição, modelos utilizados e documentos necessários, clique aqui .
Etapas para a realização deste serviço
Solicitação de Renovação do Certificado de Regularidade
A renovação do Certificado de Inscrição de Pessoa Jurídica é obrigatória e anual e deverá ser solicitada pelo diretor técnico 30 dias antes do vencimento do Certificado. A renovação do certificado deverá ser solicitada on-line via CRM Virtual, seguindo as orientações abaixo:
- Acesse aqui o CRM Virtual - Acesso Pessoa Jurídica;
- Selecione a opção: Acesso Pessoa Jurídica - Entrar como Empresa
- Informe a UF (MG)
- Informe o CPF ou CRM do Diretor Técnico
- Clique em "CONTINUAR";
- Selecione o "Prestador";
- Informe a senha;
- Acesse a opção: Renovação do Certificado de Regularidade.
- Seguir as orientações e fazer upload da documentação descrita como obrigatória no próprio sistema e enviar a solicitação.
- Finalizada a solicitação, o recibo do protocolo será enviado para o e-mail do diretor técnico.
- Aguardar a análise.
Observação:
Só será possível passar da etapa n.º 7 se o Diretor Técnico já tiver a senha para acesso ao prestador selecionado. Caso não tenha, escolha a opção PRIMEIRO ACESSO/ RECUPERAR SENHA e preencha as informações solicitadas. A senha para acessar o sistema será encaminhada para o e-mail que consta no cadastro do diretor técnico. Tal medida ocorre porque é o diretor técnico quem responde eticamente perante o CFM e CRM-MG.
Caso o e-mail esteja desatualizado, o Diretor Técnico deverá atualizar o e-mail no cadastro de pessoa física diretamente no Setor de Registro de Médicos. "[CRM-MG] Setor de Registro de Médicos" <medicos@crmmg.org.br>
A atualização do e-mail no CRM VIRTUAL só constará após 24 horas da atualização dos dados do Diretor Técnico no cadastro de pessoa física.
Regularidade Financeira
Para solicitar a renovação do Certificado de Regularidade, a empresa deve estar quite com a taxa de renovação de 2025 e demais taxas, e manter todas as anuidades em dia.
Para verificar a situação financeira e, se for o caso, efetuar o pagamento de débitos em aberto, o Diretor Técnico deve acessar o CRM Virtual e selecionar a opção “Financeiro/Pagamento”.
Informamos que a baixa de débitos no CRM Virtual ocorre em até 48 horas úteis após o pagamento.
Emissão do Certificado de Regularidade
Após análise e conclusão da solicitação, o Certificado de Regularidade estará disponível para emissão no site www.crmmg.org.br >> Serviços >>Serviços para Empresas>> Certificado de Regularidade >> Emissão do Certificado
Para acesso, digitar o número de CRM-PJ: XXXXX e Número de CNPJ XXXXXXXX
Observações
- Atenção para a data de vencimento e solicite a renovação com 30 dias de antecedência,
- O Certificado não é renovado automaticamente após o pagamento da anuidade, devendo ser requerido anualmente pelo Diretor Técnico por meio do CRM Virtual,
- Não é possível a emissão de Certificado de Regularidade vencido,
- O prazo de atualização e liberação do Certificado pelo Sistema pode levar até 48h.
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, enviar e-mail para empresas@crmmg.org.br com o assunto "Certificado de Regularidade de Inscrição" (A especificação do assunto otimiza a resposta do CRM-MG).
- Identificar o estabelecimento com número de inscrição ou CNPJ e a dúvida/esclarecimento solicitado.
- Para suporte técnico ao sistema, enviar e-mail para informatica@crmmg.org.br
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Validação do Certificado
Os certificados de regularidade serão autenticados no Portal do CRM-MG:
Prazo
- Processamento da solicitação: 30 dias contados a partir do protocolo.
- Liberação do documento no Portal: 24 a 48 horas após o recebimento do e-mail de liberação do documento.