Diretoria Clínica e Comissão de Ética Médica
Obrigatória para empresas médicas que possuem corpo clínico superior a 30 médicos.
Última atualização em 04/11/24
O que são Diretoria Clínica e Comissão de Ética Médica?
Diretoria Clínica (DC) é órgão formado por Diretor Clínico e Vice-Diretor Clínico, e representa o corpo clínico perante o corpo diretivo da instituição.
Comissão de Ética Médica (CEM) é órgão de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde, possuindo funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina.
As chapas da Diretoria Clínica e da Comissão de Ética serão eleitas por votação direta e secreta em Processo Eleitoral especialmente convocado com essa finalidade.
Como organizar o processo eleitoral da Diretoria Clínica e Comissão de Ética Médica
1º Passo: Designação de comissão eleitoral:
1.1 O Diretor Clínico designará Comissão eleitoral para organizar, dirigir e supervisionar todo o processo eleitoral;
1.2 Os integrantes da comissão eleitoral e membros de cargos diretivos da instituição não podem ser candidatos à Comissão de Ética Médica.
2º Passo: Publicação de Edital
2.1 A candidatura deve ocorrer por meio de chapa, não podendo ser realizada de forma individual;
2.2 Comissão eleitoral convocará a eleição, por intermédio de edital (modelo em anexo), publicado pelo menos 30 dias antes da eleição;
2.3 As chapas de Diretoria Clínica e Comissão de Ética Médica devem se inscrever pelo menos 15 dias antes da eleição;
2.4 No momento de inscrição das chapas, todos os integrantes devem apresentar declaração de aquiescência (modelo em anexo), certidão de quitação e certidão de antecedentes éticos;
2.5 As chapas inscritas deverão ser divulgadas pelo menos uma semana antes da eleição;
2.6 O mandato da Diretoria Clínica e da Comissão de Ética será de no mínimo 12 (doze) e no máximo de 30 (trinta) meses.
3º Passo: Eleição
3.1 A eleição deverá ocorrer pelo menos 30 dias após a publicação do edital;
3.2 É vedada a eleição por aclamação. O processo eleitoral deve ser realizado por meio do voto secreto e direto;
3.3 Mantenha o corpo clínico atualizado no CRM-MG. Todos os candidatos e votantes devem integrar o corpo clínico;
3.4 No dia da eleição deverá ser lavrada ata (modelo em anexo) e assinada a lista de votantes;
3.5 Preencha o Requerimento de Homologação (modelo em anexo).
4º Passo: Homologação da Eleição
4.1 Encaminhar ao CRM-MG toda a documentação referente à eleição para apreciação e homologação.
Para consultar as Resoluções CFM Nº 2.147/2016 e 2.152/2016 e Resolução Plenária CRM-MG 317/2009 clique aqui
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira das 09:00 às 18:00 horas.
Prazo
- Processamento da solicitação: 30 dias a partir do protocolo.
- Liberação do documento no Portal de Serviços: 24 a 48 horas após o recebimento do e-mail de liberação do documento.
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, enviar e-mail para empresas@crmmg.org.br com o assunto "Eleição de Diretoria Clínica e Comissão de Ética Médica" (A especificação do assunto otimiza a resposta do CRM-MG).
- Identificar o estabelecimento com número de inscrição ou CNPJ e a dúvida/esclarecimento solicitado.
- Para suporte técnico ao sistema, enviar e-mail para informatica@crmmg.org.br
DOCUMENTAÇÃO A SER ANEXADA
Os documentos abaixo deverão ser enviados pelos Correios para o endereço da sede ou protocolado presencialmente na sede ou em uma das regionais do CRM-MG
1) CÓPIA DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ELEIÇÃO (vide modelo anexo);
2) CÓPIA DA ATA DE ELEIÇÃO DE DIRETORIA CLÍNICA/COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA (vide modelo anexo);
3) CÓPIA DA LISTA DE PRESENÇA DOS MÉDICOS VOTANTES;
4) REQUERIMENTO DE HOMOLOGAÇÃO (vide modelo anexo);
5) DECLARAÇÃO DE AQUIESCÊNCIA DOS MÉDICOS CANDIDATOS (vide modelo anexo - Atenção: Deve ser entregue no ato de inscrição das chapas);
6) DECLARAÇÃO DE QUITAÇÃO DOS MÉDICOS CANDIDATOS (Disponível em www.crmmg.org.br >> Serviços >>Serviços para médicos >> Certidão de Quitação). Atenção: Deve ser entregue no ato de inscrição das chapas);
7) CERTIDÃO NEGATIVA ÉTICO-PROFISSIONAL DOS MÉDICOS CANDIDATOS (Disponível em www.crmmg.org.br >> Serviços >>Serviços para médicos >> Certidão Negativa Ético Profissional) Atenção: Deve ser entregue no ato de inscrição das chapas);
Emissão do Termo de Homologação
- Após o recebimento do e-mail de liberação do termo de homologação pelo CRMMG, o termo estará disponível para emissão exclusivamente on-line no site swww.crmmg.org.br e seguir o caminho:
- Serviços;
- Serviços para empresa;
- Emissões;
- Homologação Dir. Com. de Ética.
Validação do Termo de Homologação
Os Termos de Homologações, Declarações e Certidões serão autenticados no site do CRM-MG:
MODELOS
1) Modelo de edital de convocação da eleição;
2) Modelo de ata de eleição de diretoria clínica/comissão de ética médica;
3) Modelo de lista de presença dos médicos votantes;
4) Modelo de Requerimento de homologação;
5) Modelo de declaração de aquiescência dos médicos candidatos (as declarações devem ser entregues no ato de inscrição das chapas).