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Serviços aos Médicos

Inscrição Secundária

É a inscrição destinada aos médicos que pretendem atuar no Estado de Minas Gerais, mantendo sua inscrição no CRM de origem.

Última atualização em 19/01/24

O que é?

A modalidade de inscrição secundária é aquela na qual o médico pretende atuar no Estado de Minas Gerais, mantendo ativa sua inscrição no CRM de origem, onde possui inscrição principal;

Observação: o médico poderá manter quantas inscrições secundárias desejar. Neste caso, contudo, deverá pagar as anuidades em todos os Conselhos onde estiver inscrito, independentemente de estar exercendo ou não a Medicina naquele(s) Estado(s), até que solicite e obtenha o cancelamento da(s) respectiva(s) inscrição(ões).

Etapas para a realização do serviço

Primeiramente o médico deverá solicitar no CRM de origem o Certificado de Regularidade para fins de Inscrição Secundária. Somente após confirmado o recebimento do referido certificado é que poderá ser realizada a entrada no processo de inscrição, devendo comparecer na sede ou em uma Delegacia Regional do CRM-MG mais próxima, mediante agendamento de horário (CLIQUE AQUI PARA AGENDAR), com os documentos originais exigidos e as respectivas cópias simples:

  • Carteira Profissional de Médico - CPM;
  • Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC;
  • 02 (duas) fotos recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer aos seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • Documento de identificação com foto;

Serão aceitos os seguintes documentos:

  1. Carteira de Identidade - RG;
  2. Carteira Nacional de Habilitação - CNH, juntamente com Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação da naturalidade;
  3. Carteira de Trabalho e Previdências Social - CTPS;
  4. Passaporte;
  5. Carteiras de outros órgãos fiscalizadores do exercício profissional.

OBS: O número do documento de identidade apresentado será o número que constará na Cédula de Identidade Médica emitida pelo CRM-MG.

  • Comprovante ou declaração de endereço;
  • Documento militar com prova de regularidade junto às Forças Armadas, para os profissionais do sexo masculino;

Serão aceitos os seguintes documentos:

  1. Certificado de Dispensa Militar;
  2. Certificado de Reservista;
  3. Certificado de Isenção;
  4. Certificado de Dispensa de Incorporação;
  5. Certificado de Dispensa de Incorporação Especial.
  • CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR;
  • Título eleitoral ou e-título, além da certidão de quitação eleitoral ou certidão de regularidadeCLIQUE AQUI PARA ACESSAR;

OBS: Nos casos de inscrição através de liminar ou sentença judicial será obrigatória a apresentação da decisão, conforme determina a Resolução CFM nº 2300/2021.

Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, entrar em contato com o Setor de Pessoa Física do CRM-MG através do e-mail: medicos.crmmg@portalmedico.org.br;
  • Para suporte técnico ao sistema, entrar em contato com o Setor de Tecnologia da Informação do CRM-MG através do e-mail: ti.crmmg@portalmedico.org.br.


Horário de atendimento

  • ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, de 8h às 18h;
  • ATENDIMENTO NAS DELEGACIAS REGIONAISCLIQUE AQUI PARA ACESSAR.


Tempo médio para atendimento

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o número de inscrição é de até 07 (sete) dias úteis. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR;
  • O prazo para liberação da documentação (Carteira Profissional de Médico - CPM, Cédula de Identidade Médica - CIM e diploma) é de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias, no local escolhido no momento da inscrição.


Alertas e observações

  • Somente será recebida a documentação se a mesma estiver completa;
  • Em caso de mudança de nome por motivo de casamento ou determinação judicial, deverão ser apresentadas Carteira de Identidade - RG com nome atualizado e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • O boleto bancário somente será emitido no CRM-MG após o protocolo da documentação completa;
  • Em caso de médicos formados no exterior deverão ser apresentados o diploma de conclusão do curso de Medicina (original), previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, e a tradução juramentada, Exige-se que o diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido;
  • No caso de mudança de nacionalidade deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
  • O CRM-MG poderá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente, como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade Médica e outros formulários.