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Serviços aos Médicos

Primeira Inscrição (formado no BRASIL)

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO BRASIL junto ao CRM-MG

Última atualização em 06/10/21

O que é?

Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Requerendo sua inscrição

O médico recém-formado poderá requerer sua inscrição através dos seguintes passos:

Preencher o formulário de Requerimento Único
  1. Acesse o Portal de Serviços;
  2. Selecione a opção: Solicitante sem inscrição;
  3. Informe o seu CPF;
  4. Informe a UF;
  5. Preencha o formulário eletrônico de inscrição.
Comparecer à sede ou à Delegacia Regional mais próxima, mediante agendamento de horário, com os documentos originais exigidos e as respectivas cópias simples

Documentos necessários (originais e cópias):

  • Requerimento único devidamente assinado;
  • Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC;

OBS: Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau o médico terá 180 dias para apresentação do diploma (Resolução CFM nº 2290/2021).

  • 03 (três) fotos recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer aos seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • Documento de identificação com foto;

Serão aceitos os seguintes documentos:

  1. Carteira de Identidade - RG;
  2. Carteira Nacional de Habilitação - CNH, juntamente com Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação da naturalidade;
  3. Carteira de Trabalho e Previdências Social - CTPS;
  4. Passaporte;
  5. Carteiras de outros órgãos fiscalizadores do exercício profissional.

OBS: O número do documento de identidade apresentado será o número que constará na Cédula de Identidade Médica emitida pelo CRM-MG.

  • Comprovante ou declaração de endereço;
  • Documento militar com prova de regularidade junto às Forças Armadas, para os profissionais do sexo masculino;

Serão aceitos os seguintes documentos:

  1. Certificado de Dispensa Militar;
  2. Certificado de Reservista;
  3. Certificado de Isenção;
  4. Certificado de Dispensa de Incorporação;
  5. Certificado de Dispensa de Incorporação Especial.

OBS: Aos homens é obrigatório o comparecimento às Forças Armadas levando seu documento militar, certidão de conclusão de curso ou certidão de colação de grau para comunicar a conclusão do curso de medicina, conforme a Lei nº 5.292/67. O documento apresentado às Forças Armadas deverá ser apresentado ao CRM-MG para comprovar sua quitação militar.

Efetuar o pagamento do boleto bancário emitido

Após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição será emitido o boleto bancário referente às taxas e à anuidade;

OBS: Atenção para não agendar o pagamento do boleto bancário.

Procedimentos para utilização do Portal de Serviços

  • A solicitação deve ser requisitada de forma on-line por meio do Portal de Serviço - Pessoa Física;
  • Este sistema on-line é o meio que o CRM-MG disponibiliza para que o médico realize as solicitações;
  • Se você já tem cadastro CLIQUE AQUI PARA ACESSAR;
  • Caso você ainda não tenha cadastro CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, entrar em contato com o Setor de Pessoa Física do CRM-MG através do e-mail: medicos.crmmg@portalmedico.org.br;
  • Para suporte técnico ao sistema, entrar em contato com o Setor de Tecnologia da Informação do CRM-MG através do e-mail: ti.crmmg@portalmedico.org.br.


Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, de 8h às 18h;
  • ATENDIMENTO NAS DELEGACIAS REGIONAIS: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

Tempo médio para atendimento

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o número de inscrição é de até 07 (sete) dias úteis. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR;
  • O prazo para liberação do diploma é de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
  • A liberação da Carteira Profissional de Médico - CPM e Cédula de identidade Médica - CIM ocorrerá em sessão solene, que será agendada pelo CRM-MG e comunicada aos médicos em momento oportuno;

OBS: a inscrição somente será aprovada após a confirmação da colação de grau no curso de medicina, diretamente com a instituição de ensino, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM-MG e a confecção dos documentos. Portanto, orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM-MG.

Alertas e Observações

  • Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu diploma, poderá apresentar original e cópia da declaração ou certidão de colação de grau emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 180 dias após a solicitação da inscrição para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2290/2021;
  • Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro ao CRM-MG sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações durante esse período;
  • O diploma original será devolvido devidamente registrado somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades.
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
  • O CRM-MG poderá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente, como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade Médica e outros formulários.