Início > Serviços > Segunda Via da Cédula de Identidade Médica - CIM

Serviços aos Médicos

Segunda Via da Cédula de Identidade Médica - CIM

É a emissão da 2ª via da Cédula de Identidade Médica, por motivo de furto, roubo, extravio ou atualização de dados.

Última atualização em 19/01/24

O que é ?

A Cédula de Identidade Médica - CIM é o documento nacional de identificação do médico no país, confeccionado de acordo com as especificações estabelecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia (ITI). Trata-se de um cartão inteligente (smartcard), que possibilita ao médico inserir sua Certificação Digital, sendo emitida pelo CRM-MG nos casos de furto, roubo, extravio ou atualização de dados.

Alertas e observações

Nos casos em que a 1ª via da Cédula de Identidade Médica - CIM tiver sido emitida após a data de 01/08/2017 será possível utilizar as imagens digitais arquivadas no CRM-MG para solicitação da 2ª via, devendo o médico encaminhar para o e-mail medicos.crmmg@portalmedico.org.br a documentação abaixo relacionada:

Tempo médio para atendimento

20 (vinte) dias úteis.


Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, entrar em contato com o Setor de Pessoa Física do CRM-MG através do e-mail: medicos.crmmg@portalmedico.org.br;
  • Para suporte técnico ao sistema, entrar em contato com o Setor de Tecnologia da Informação do CRM-MG através do e-mail: ti.crmmg@portalmedico.org.br.


Horário de atendimento

  • ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, de 8h às 18h;
  • ATENDIMENTO NAS DELEGACIAS REGIONAISCLIQUE AQUI PARA ACESSAR.


Etapas para a realização deste serviço

A 2ª via da Cédula de Identidade Médica - CIM somente pode ser requerida pelo médico, devendo comparecer pessoalmente na sede ou em uma Delegacia Regional do CRM-MG mais próxima, mediante agendamento de horário (CLIQUE AQUI PARA AGENDAR).

Etapas para a realização deste serviço

Documentação necessária para apresentação na sede

  • COMUNICADO DE EXTRAVIO DE DOCUMENTOS preenchido e assinado;
  • Boletim de Ocorrência Policial, caso tenha sido feito o registro;
  • Comparecimento utilizando roupa escura para coleta de foto digital, assinatura e dados biométricos;
  • Observação: será gerado o boleto bancário com a taxa para emissão da 2ª via da Cédula de Identidade Médica - CIM no valor de R$ 122,00, sendo que em nenhuma hipótese será gerado antecipadamente.

Documentação necessária para apresentação nas Delegacias Regionais

  • COMUNICADO DE EXTRAVIO DE DOCUMENTOS preenchido e assinado;
  • Boletim de Ocorrência Policial, caso tenha sido feito o registro;
  • 01 (uma) foto recente, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer aos seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • Observação: será gerado o boleto bancário com a taxa para emissão da 2ª via da Cédula de Identidade Médica - CIM no valor de R$ 122,00.