Efetuar Primeira Inscrição (formado no BRASIL)
Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO BRASIL junto ao Conselho Regional de Medicina.
Última atualização em 17/10/23
O que é ?
- É a primeira inscrição concedida ao médico após a outorga/colação de grau e desde que não tenha sido inscrito em outro CRM do país. De acordo com a Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
Etapas para a realização deste serviço
Requerendo sua inscrição
- O médico recém-formado poderá requerer sua inscrição seguindo os seguintes passos:
Preencher o formulário de Requerimento Único
- Acesse o Portal de Serviços
- Selecione a opção: Solicitante sem inscrição;
- Informe o seu CPF;
- Informe a UF;
- Preencha o formulário eletrônico de inscrição.
OBS: Após essa etapa serão gerados os boletos de pagamentos (anuidade, taxa de inscrição, taxa de carteira profissional e taxa de cédula de identidade médica) e, após confirmado o pagamento no banco de dados do CRM/MS (1 dia após o pagamento), e sendo aprovado previamente o pedido de registro pelo CRM VIRTUAL, o médico estará apto a solicitar agendamento para atendimento presencial pelo fone (67 - 3320-7700) para conclusão do processo na sede do CRM/MS, munido da documentação a seguir.
Comparecer ao CRM-MS com os documentos originais exigidos
Documentos necessários:
- Requerimento único devidamente assinado;
- Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau o médico tem 180 dias para apresentação do diploma.
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante ou Declaração de endereço;.
- Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação, para os profissionais do sexo masculino;
- Declaração de quitação do serviço militar, para os profissionais do sexo masculino
- CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;
- Título de Eleitor e Certidão de Quitação Eleitoral;
- Três fotos 3×4, para quem se inscrever na sede, ou duas fotos, caso compareça à delegacia regional. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
- No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
- O CRM poderá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários, no momento do atendimento PRESENCIAL
Efetuar o pagamento do boleto emitido
- Após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, será emitido o boleto referente às taxas e à anuidade.
Procedimentos para utilização do Portal de Serviços
- A solicitação deve ser requisitada de forma on-line por meio do Portal de Serviço - "Pessoa Física";
- Este sistema on-line é o meio que o CRM-MS disponibiliza para que o médico realize as solicitações.
- SE VOCÊ JÁ TEM CADASTRO, CLIQUE AQUI
- CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA CADASTRO, CLIQUE AQUI
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Pessoa Física.
- Agendamentos no telefone 67 3320-7700
- Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CRM-MS.
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE: Serviço realizado exclusivamente por agendamento através do e-mail: registropf@crmms.org.br ou pelo telefone 67 3320-7700.De segunda à sexta-feira, das 7:30 às 15:00 horas.
Quanto tempo leva?
- O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 ( quinze) dias;
- Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica a entrega será em Sessão Solene agendada no momento da solicitação;
- Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.
Os médicos formados em universidade/faculdade fora do Mato Grosso do Sul deverão enviar e-mail para: (registropf@crmms.org.br), e informar que pretendem fazer a primeira inscrição no CRM/MS e encaminhar as seguintes informações: NOME COMPLETO, CPF e NOME DA UNIVERSIDADE/FACULDADE em que se formou, para que o CRM faça as diligências necessárias, a fim de possibilitar e agilizar o registro.
- A cédula de identidade médica será entregue mediante agendamento, após o(a) médico(a) ser cientificado(a) via e-mail.
Alertas e Observações
- Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu Diploma, poderá apresentar no ato do pedido original e cópia da Declaração ou Certidão de colação de grau emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 120 dias, após a solicitação de inscrição, para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013;
- Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações durante esse período;
- O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades.