Efetuar Primeira Inscrição (formado no EXTERIOR)
Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO EXTERIOR junto ao Conselho Regional de Medicina.
Última atualização em 17/10/23
O que é ?
- Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
Etapas para a realização deste serviço
Preencher o formulário de Requerimento Único
- Acesse o CRM VIRTUAL
- Selecione a opção: Solicitante sem inscrição;
- Informe o seu CPF;
- Informe a UF;
- Preencha o formulário eletrônico de inscrição.
Efetuar o pagamento boleto emitido
- Referente à anuidade, às taxas e aos emolumentos.
Comparecer ao CRM com os documentos originais exigidos
Documentos necessários:
- Requerimento único devidamente assinado;
- Diploma de conclusão do curso de Medicina (original), previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, com tradução juramentada, exigindo-se que o diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido;
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante ou Declaração de endereço;
- Certificado militar com prova de regularidade;
- CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;
- Título eleitoral;
- Três fotos 3×4 para quem se inscrever na sede, ou duas fotos, caso compareça à delegacia regional. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer aos seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
- No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória.
- O CRM poderá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente, como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.
Procedimentos para utilização do Portal de Serviços
- A solicitação deve ser requisitada de forma on-line por meio do Portal de Serviço - "Pessoa Física";
- Este sistema on-line é o meio que o CRM-MS disponibiliza para que o médico realize as solicitações;
- SE VOCÊ JÁ TEM CADASTRO, CLIQUE AQUI
- CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA CADASTRO, CLIQUE AQUI
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Pessoa Física.
- Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CRM-MS.
Quanto tempo leva?
- O prazo médio previsto numero do registro no CRM em nosso site é de 45 ( quarenta e cinco) dias;
- Liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e Diploma é de 30 (trinta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
- Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica é de 10 (dez) dias, e a retirada é no mesmo local onde foi realizada a solicitação (o prazo será iniciado após a aprovação do registro)
- Liberação do Diploma é de 10 (dez) dias e a retirada é no mesmo local onde foi realizada a solicitação (o prazo será iniciado após a aprovação do registro)
- Obs.: Após o recebimento do requerimento de registro pelo CRM/MS, será aberto um procedimento administrativo, e a inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade do exterior, e a confirmação da revalidação do diploma junto a faculdade brasileira correspondente, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto, orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE:Serviço realizado exclusivamente por agendamento através do e-mail: registropf@crmms.org.br ou pelo telefone 67 3320-7700.
- De segunda à sexta-feira, das 7:30 às 15:00 horas.
Alertas e Observações
- Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações durante esse período;
- O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades.