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Serviços aos Médicos

Efetuar Primeira Inscrição (formado no EXTERIOR)

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO EXTERIOR junto ao Conselho Regional de Medicina.

Última atualização em 17/10/23

O que é ?

  • Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Preencher o formulário de Requerimento Único

  1. Acesse o CRM VIRTUAL
  2. Selecione a opção: Solicitante sem inscrição;
  3. Informe o seu CPF;
  4. Informe a UF;
  5. Preencha o formulário eletrônico de inscrição.


Efetuar o pagamento boleto emitido
  • Referente à anuidade, às taxas e aos emolumentos.
Comparecer ao CRM com os documentos originais exigidos

Documentos necessários:

  • Requerimento único devidamente assinado;
  • Diploma de conclusão do curso de Medicina (original), previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, com tradução juramentada, exigindo-se que o diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido;
  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante ou Declaração de endereço;
  • Certificado militar com prova de regularidade;
  • CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;
  • Título eleitoral;
  • Três fotos 3×4 para quem se inscrever na sede, ou duas fotos, caso compareça à delegacia regional. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer aos seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória.
  • O CRM poderá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente, como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.

Procedimentos para utilização do Portal de Serviços

Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Pessoa Física.
  • Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CRM-MS.

Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto numero do registro no CRM em nosso site é de 45 ( quarenta e cinco) dias;
  • Liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e Diploma é de 30 (trinta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
  • Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica é de 10 (dez) dias, e a retirada é no mesmo local onde foi realizada a solicitação (o prazo será iniciado após a aprovação do registro)
  • Liberação do Diploma é de 10 (dez) dias e a retirada é no mesmo local onde foi realizada a solicitação (o prazo será iniciado após a aprovação do registro)
  • Obs.: Após o recebimento do requerimento de registro pelo CRM/MS, será aberto um procedimento administrativo, e a inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade do exterior, e a confirmação da revalidação do diploma junto a faculdade brasileira correspondente, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto, orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE:Serviço realizado exclusivamente por agendamento através do e-mail: registropf@crmms.org.br ou pelo telefone 67 3320-7700. 
  • De segunda à sexta-feira, das 7:30 às 15:00 horas.

Alertas e Observações

  • Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações durante esse período;
  • O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades.