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Serviços aos Médicos

Averbação de nacionalidade

Alteração na nacionalidade no banco de dados do CRM/MT.

Última atualização em 10/03/22

Etapas para a realização deste serviço

O que é?

É quando um médico que é natural de outro país adquire a nacionalidade brasileira.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 as 17:00 horas (agendamento pelo fone: 065 3612 5412 ). Endereço: Rua E, S/N, Centro Politico Administrativo- Cuiabá-MT;
  • ATENDIMENTO NA DELEGACIA DE RONDONÓPOLIS: De Segunda à Sexta-feira, das 12:00 às 18:00 horas (agendamento pelo fone: (66) 3421-3191 e (65) 9.9689-1187 ). Endereço: Rua Rio Branco, 957 – Sala 03 – 1º Andar – Edifício Emile – CEP: 78.700-180 – Rondonópolis – MT


Quanto tempo leva o procedimento?

  • CRM VIRTUALimediato (primeira etapa)
  • PRESENCIAL:  Liberação da CIM - Cédula de Identidade Médica é de aproximadamente 30 (trinta) dias - o médico receberá um e-mail quando a carteira for recebida pela CRM/MT. Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica é de aproximadamente 10 (dez) dias.

OBS: Quando da análise do documento houver nota de devolução, os prazos acima expiram e passam a contar novamente após a sua regularização.

Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM/MT (secretaria3@crmmt.org.br)
  • Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CRM/MT. (suporteti@crmmt.org.br)


Alertas e observações

  • No dia do atendimento presencial, comparecer com blusa de cor escura para coleta da nova foto.

Etapas para a realização deste serviço

  1. Acesse o CRM VIRTUAL
  2. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  3. Informe a UF;
  4. Coloque sua senha;
  5. Escolha a opção: DADOS GERAIS:
  6. Averbação da Nacionalidade

OBS: SÓ SERÁ POSSÍVEL PASSAR PARA ETAPA n.º 5 SE JÁ TIVER CADASTRO. Caso não tenha, escolha a opção PRIMEIRO ACESSO e preencha as informações solicitadas. A senha para cadastro no sistema irá para o e-mail que consta no banco de dados do CRM/MT. Caso o e-mail esteja desatualizado, favor providenciar a atualização com envio do formulário CLIQUEAQUI o para o seguinte email:secretaria3@crmmt.org.br .A alteração do e-mail no CRM VIRTUAL só constará após 24h da atualização no banco de dados no CRM/MT.


Enviada a solicitação, o sistema gerará boleto de cobrança da nova cédula de identidade médica. Após o pagamento e avaliação prévia da documentação comprobatória, o médico ficará apto a solicitar agendamento (Fone 065 3612-5412) e comparecer a sede do CRM/MT munido da documentação a seguir:

a) carteira profissional médica (livro verde);

b) documento comprobatório da mudança da nacionalidade (original e cópia).