Início > Serviços > Cancelamento da inscrição principal

Serviços aos Médicos

Cancelamento da inscrição principal

Procedimento pelo qual o profissional passa para a condição de inativo no cadastro do CRM, ou seja, fica isento do pagamento de anuidade a partir da aprovação do cancelamento, ficando impedido de exercer a medicina no estado do Mato Grosso.

Última atualização em 08/04/22

Etapas para a realização deste serviço

O que é?

  • É quando o médico com inscrição principal no MT, não pretende mais atuar como médico dentro do território nacional. O cancelamento da inscrição é o procedimento administrativo legal pelo qual o Conselho Regional passa um profissional da condição de ATIVO para a condição de CANCELADO, e assim, ficará isento de obrigações, a partir do efetivo cancelamento, inclusive, financeiras, porém, legalmente impossibilitado de exercer qualquer ato médico na jurisdição do respectivo Conselho, salvo por motivo de força maior.

OBS: caso o médico pretenda atuar em outro Estadonão deverá solicitar o cancelamento, e sim, TRANSFERÊNCIA da inscrição principal para o Estado em que pretende atuar.


Alertas e observações

  • Se atentar para conclusão do atendimento com o envio das carteiras no prazo de até 30 (trinta) dias após o envio do formulário online, sob pena de ter o pedido rejeitado e a inscrição continuar ativa e gerando débitos correspondentes.

Tempo Médio para atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOimediato (etapa inicial)
  • PRESENCIAL OU ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO PELOS CORREIOS: (Endereço: Rua E, S/N, Centro Politico Administrativo- Cuiabá-MT) : 10 (dez) dias, após recebida toda a documentação (formulário online e carteiras: profissional e cédula) e pagamento de débitos, caso existam.


Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 as 17:00 horas (agendamento pelo fone: 065 3612 5412 ). Endereço: Rua E, S/N, Centro Politico Administrativo- Cuiabá-MT;
  • ATENDIMENTO NA DELEGACIA DE RONDONÓPOLIS: De Segunda à Sexta-feira, das 12:00 às 18:00 horas (agendamento pelo fone: (66) 3421-3191 e (65) 9.9689-1187 ). Endereço: Rua Rio Branco, 957 – Sala 03 – 1º Andar – Edifício Emile – CEP: 78.700-180 – Rondonópolis – MT

Etapas para a realização do serviço

  1. Acesse o CRM VIRTUAL
  2. Selecione a opção: Solicitante Com inscrição;
  3. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  4. Informe a UF;
  5. Informe sua senha;
  6. Entre na opção - Inscrições - Cancelamento de inscrição secundária ou principal.

OBS:O MÉDICO SÓ PASSARÁ PARA ETAPA n.º 5 SE JÁ TIVER CADASTRO. Caso não tenha, escolha a opção PRIMEIRO ACESSO e preencha as informações solicitadas. A senha para cadastro no sistema irá para o e-mail que consta no banco de dados do CRM/MT. Caso o e-mail esteja desatualizado, favor providenciar a atualização com envio do formulário CLIQUEAQUI o para o seguinte e-mail:secretaria3@crmmt.org.br. A alteração do e-mail no CRM VIRTUAL só constará após 24h da atualização no banco de dados no CRM/MT.


  • CONDIÇÕES PARA DEFERIMENTO DO PEDIDO:


a) Que o médico esteja quite com a Tesouraria do CRM;

b) Não esteja respondendo a sindicância, processo ético-profissional (PEP) ou cumprindo interdição ou suspensão plena:


  • DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (atendimento presencial ou envio dos documentos pelos correios):


  1. Carteira Profissional Médica (livro verde) ou boletim de ocorrência comunicando a perda.
  2. Carteira de Identidade Médica ou boletim de ocorrência comunicando a perda.

OBS: caso o médico esteja fora do MT deverá encaminhar as carteira mencionadas acima pelos correios. Caso os referidos documentos não sejam recebidos pelo CRM/MT num prazo de até 30 (trinta) dias após o envio do formulário online, o pedido será rejeitado e a inscrição continuará ativa.

Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM/MT (secretaria3@crmmt.org.br)
  • Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CRM/MT. (suporteti@crmmt.org.br)