Início > Serviços > 9 - Alteração de Nome e Nacionalidade

Serviços aos Médicos

9 - Alteração de Nome e Nacionalidade

Última atualização em 08/09/25

O que é ?

Procedimento de atualização de cadastro do médico em razão da alteração do nome, estado civil, nacionalidade ou outras situações legais.

Etapas para a realização deste serviço

FOTO E BIOMETRIA ATUALIZADAS NO CREMERJ:

  1. Acesse o CRM VIRTUAL; 
  2. Selecione a opção: Solicitante com inscrição;
  3. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  4. Informe a UF;
  5. Informe sua senha.
  6. Acesse a opção: Averbação de Nome ou Nacionalidade.
  7. Após o envio da solicitação, será gerada taxa de emissão da nova cédula de identidade - imprima o boleto e efetive o pagamento para prosseguirmos com sua solicitação.


FOTO E BIOMETRIA DESATUALIZADOS NO CREMERJ (FOTO COM MAIS DE 5 ANOS):

  1. Comparecer a Sede ou Representação para coleta de foto e biometria;
  2. Acesse o CRM VIRTUAL; 
  3. Selecione a opção: Solicitante com inscrição;
  4. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  5. Informe a UF;
  6. Informe sua senha.
  7. Acesse a opção: Averbação de Nome ou Nacionalidade.
  8. Após o envio da solicitação, será gerada taxa de emissão da nova cédula de identidade - imprima o boleto e efetive o pagamento para prosseguirmos com sua solicitação.


Documentação Necessária

  • Certidão comprobatória da alteração;
  • Documento de identificação com foto averbado (RG, CNH, CTPS, Passaporte ou Carteiras de outros órgãos fiscalizadores)


Alertas e Observações

  • Se houver necessidade de atendimento presencial na Sede, o interessado deverá comparecer com blusa/camisa escura para coleta da foto.
  • Caso tenha alterado algum documento pessoal, por favor, anexa-lo na solicitação online;
  • Após a confecção, o médico receberá, através do e-mail cadastrado no sistema, uma mensagem que sua Cédula de Identidade Digital (CIM) está disponível para ser retirada na sede;
  • Caso o Médico queira retirar a CIM em alguma Representação Regional, deverá enviar e-mail com a solicitação para registromedico@crm-rj.org.br.

IMPORTANTE

sede, assim como as unidades da Barra da Tijuca, Niterói e de Campos dos Goytacazes, dispõem de kit de captura destinado à coleta de foto e biometria.

Para as seguintes representações é necessário apresentar uma foto 3/4 (fundo branco):

  • Angra dos Reis
  • Barra Mansa
  • Cabo Frio
  • Itaperuna
  • Macaé
  • Nova Friburgo
  • Nova Iguaçu
  • Volta Redonda

Tempo médio para atendimento

  • CRM VIRTUAL: 10 (dez) dias úteis, para atendimento da solicitação e 30 (trinta) dias, em média, para entrega do documento confeccionado.
  • PRESENCIAL: Atendimento da solicitação no mesmo dia e 30 (trinta) dias, em média, para entrega do documento confeccionado.  


Suporte ao Serviço

Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar a nossa Central de Relacionamento pelo telefone/whatsapp: (21) 3184-7050;