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Serviços aos Médicos

Efetuar Primeira Inscrição (formado no BRASIL)

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO BRASIL junto ao Conselho Regional de Medicina.

Última atualização em 30/09/20

O que é ?

  • Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Requerendo sua inscrição

  • O médico recém-formado poderá requerer sua inscrição seguindo os seguintes passos:
Preencher o formulário de Requerimento Único
  1. Acesse o Portal de Serviços
  2. Selecione a opção: Solicitante sem inscrição;
  3. Informe o seu CPF;
  4. Informe a UF;
  5. Preencha o formulário eletrônico de inscrição.
Comparecer à sede ou à Delegacia Regional com os documentos originais exigidos

Documentos necessários:

  • Requerimento único devidamente assinado;
  • Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau o médico tem 120 dias para apresentação do diploma.
  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante ou Declaração de endereço;.
  • Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação, para os profissionais do sexo masculino;
  • Declaração de quitação do serviço militar, para os profissionais do sexo masculino
  • CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;
  • Título eleitoral;
  • Para Médicos Estrangeiros: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), em nível intermediário, expedido pelo Ministério da Educação. Conforme determina a Resolução: CFM nº 2216/2018.
  • Uma foto 3×4, para quem se inscrever na sede, ou duas fotos, caso compareça à delegacia regional. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
  • O CRM poderá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.
Efetuar o pagamento do boleto emitido
  • Após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, será emitido o boleto referente às taxas e à anuidade.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDEDe segunda à sexta-feira, das 8:30 às 17:30 horas.

Alertas e Observações

  • Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu Diploma, poderá apresentar no ato do pedido original e cópia da Declaração ou Certidão de colação de grau emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 120 dias, após a solicitação de inscrição, para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013;
  • Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações durante esse período;
  • O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades.

Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 ( quinze) dias;
  • Liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e Diploma é de 30 (trinta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
  • Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica a entrega será em Sessão Solene agendada no momento da solicitação;
  • Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.

Procedimentos para utilização do Portal de Serviços

Suporte ao Serviço

Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões de cadastro médico:

  • Tel: (84) 4006-5311(PABX) / (84) 4006-5313 / (84) 4006-5309 / (84) 4006-5306/ (84) 4006-5314
  • E-mail: cadastro@cremern.org.br