Primeira inscrição (Formado no Brasil)
Primeira inscrição de médicos formados no Brasil ou no exterior junto aos Conselhos Regionais de Medicina.
Última atualização em 29/07/24
O que é?
- Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
Etapas para a realização deste serviço
Requerendo sua primeira inscrição
- O médico recém-formado no Brasil deverá requerer sua primeira inscrição logo após a sua formatura junto ao Conselho Regional de Medicina da Unidade da Federação onde pretende atuar.
- Para requerer a sua inscrição o médico recém-formado deverá inicialmente se CREDENCIAR no CRM VIRTUAL de seu Conselho Regional de Medicina para realizar sua pré-inscrição em formulário online.
Preencher o requerimento eletrônico de Inscrição (PRÉ-MÉDICO)
1. Acesse o CRM VIRTUAL utilizando a sua senha de credenciamento;
2. Na área de serviços selecione a opção: Primeira Inscrição;
3. O CRM VIRTUAL apresenta a relação dos documentos necessários para o processo de inscrição;
4. Médico ciente da documentação necessária, clique em CONFIRMAR;
5. O CRM VIRTUAL disponibiliza requerimento eletrônico em blocos:
- Dados de inscrição;
- Dados pessoais;
- Documentação;
- Endereço e correspondência;
- Formação:
- Formados no Brasil- Apresentação do Diploma ou Certidão de Colação de grau
a. Fica conferido o prazo de até 120 dias corridos para que o interessado apresente o Diploma quando este não tiver sido entregue por ocasião da inscrição;
b. Esses 120 dias serão contados a partir da data do pedido de inscrição;
c. A não apresentação do Diploma no prazo estipulado no caput implica em cancelamento da inscrição requerida.
6. Preenchido o requerimento eletrônico e anexada a documentação exigida, clique em ENVIAR;
7. O CRM VIRTUAL encaminha o requerimento ao CRM para análise e envia a confirmação ao seu e-mail;
8. O CRM VIRTUAL possibilita o recolhimento de taxas e emolumentos por meio de CARTÃO DE CRÉDITO ou a impressão do Boleto para pagamento e a impressão do requerimento de inscrição;
9. Após o recolhimento das taxas e emolumentos, assine o requerimento de inscrição e junte à documentação necessária. Posteriormente, dirija-se ao Conselho Regional de Medicina. Sugere-se que seja verificado no site do CRM informações sobre a necessidade de agendamento e o local de comparecimento.
Comparecer à sede ou à Delegacia Regional com os documentos originais exigidos
Documentos necessários:
- Requerimento único devidamente assinado;
- Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau, o médico tem o prazo de 120 dias para a apresentação do diploma;
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante ou declaração de endereço; (CLIQUE AQUI PARA MODELO DE DECLARAÇÃO)
- Certificado de alistamento militar ou certificado de dispensa de incorporação, para os profissionais do sexo masculino;
- Declaração de quitação do serviço militar, para os profissionais do sexo masculino;
- CPF ou comprovante de situação cadastral, disponibilizado no site da Receita Federal;
- Título eleitoral;
- Certidão de quitação eleitoral;
- No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
- O CRM deverá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade, NÃO PODENDO o(a) médico (a) comparecer com vestimentas na cor branca.
Credenciamento no CRM VIrtual
1. MÉDICO Acesse o CRM VIRTUAL
2. Informe seu CPF e a UF onde pretende atuar no botão CONTINUAR
3. O sistema abre uma tela criar/recuperar senha
4. Crie sua senha informando seu NOME e E-MAIL.
5. Assinale "NÃO SOU ROBÔ" e clique no botão ENVIAR.
6. O CRM VIRTUAL apresenta a tela de cadastro de SOLICITANTE.
7. Cadastre-se digitando seu NOME e E-MAIL de contato e em seguida clique no botão confirmar
8. Seu CREDENCIAMENTO foi realizado, o CRM VIRTUAL envia mensagem para o seu e-mail informando sua senha de acesso
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Pessoa Física.
- Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CREMERO
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira das 07:30 as 17:00 horas
- ATENDIMENTO NAS DELEGACIAS: De Segunda à Sexta-feira das 07:30 as 12:00 e 13:30 as 17:00 horas
Endereços:
Sede do CREMERO: Av. dos Imigrantes 3414, Bairro Liberdade, Porto Velho/RO CEP 76.803-850
Delegacia de Ariquemes: Rua Fortaleza 2159 setor 03, Ariquemes/RO, CEP: 76.870-505
Delegacia de Ji-Paraná: Rua Sete de Setembro 1928, Bairro Casa Preta, Ji-Paraná/RO, CEP 76.907-624
Delegacia de Cacoal: Av. São Paulo, 2213 Centro, Cacoal/RO, CEP 76.963,761
Delegacia de Vilhena: Rua Quintino Cunha, 441-Centro Sala 01 , Vilhena/RO, CEP 76980-098
Quanto tempo leva?
- O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 dias;
- O prazo para a liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e do diploma é de 30 (trinta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
- A entrega da CPM - Carteira Profissional Médica - será em sessão solene, agendada no momento da solicitação;
- Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, junto à Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e na confecção dos documentos. Portanto orientamos que não seja assumido qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.
Alertas e observações
- Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu diploma, poderá apresentar, no ato do pedido original, a cópia da declaração ou certidão de colação de grau emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 120 dias, após a solicitação de inscrição, para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013;
- Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo, para possíveis apresentações durante esse período;
- O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades;
- A análise do processo de inscrição inicia-se após o recolhimento das taxas e emolumentos.
- Caso necessário, acesse o CRM VIRTUAL para a reimpressão de boleto ou do requerimento de inscrição.