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Serviços aos Médicos

Primeira inscrição (Formado no Brasil)

Primeira inscrição de médicos formados no Brasil ou no exterior junto aos Conselhos Regionais de Medicina.

Última atualização em 29/07/24

O que é?

  • Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Requerendo sua primeira inscrição

  1. médico recém-formado no Brasil deverá requerer sua primeira inscrição logo após a sua formatura junto ao Conselho Regional de Medicina da Unidade da Federação onde pretende atuar.
  2. Para requerer a sua inscrição o médico recém-formado deverá inicialmente se CREDENCIAR no CRM VIRTUAL de seu Conselho Regional de Medicina para realizar sua pré-inscrição em formulário online.
Preencher o requerimento eletrônico de Inscrição (PRÉ-MÉDICO)

1. Acesse o CRM VIRTUAL utilizando a sua senha de credenciamento;

2. Na área de serviços selecione a opção: Primeira Inscrição;

3. O CRM VIRTUAL apresenta a relação dos documentos necessários para o processo de inscrição;

4. Médico ciente da documentação necessária, clique em CONFIRMAR;

5. O CRM VIRTUAL disponibiliza requerimento eletrônico em blocos:

  • Dados de inscrição;
  • Dados pessoais;
  • Documentação;
  • Endereço e correspondência;
  • Formação:
  • Formados no Brasil- Apresentação do Diploma ou Certidão de Colação de grau

a. Fica conferido o prazo de até 120 dias corridos para que o interessado apresente o Diploma quando este não tiver sido entregue por ocasião da inscrição;

b. Esses 120 dias serão contados a partir da data do pedido de inscrição;

c. A não apresentação do Diploma no prazo estipulado no caput implica em cancelamento da inscrição requerida.


6. Preenchido o requerimento eletrônico e anexada a documentação exigida, clique em ENVIAR;

7. O CRM VIRTUAL encaminha o requerimento ao CRM para análise e envia a confirmação ao seu e-mail;

8. O CRM VIRTUAL possibilita o recolhimento de taxas e emolumentos por meio de CARTÃO DE CRÉDITO ou a impressão do Boleto para pagamento e a impressão do requerimento de inscrição;

9. Após o recolhimento das taxas e emolumentos, assine o requerimento de inscrição e junte à documentação necessária. Posteriormente, dirija-se ao Conselho Regional de Medicina. Sugere-se que seja verificado no site do CRM informações sobre a necessidade de agendamento e o local de comparecimento.

Comparecer à sede ou à Delegacia Regional com os documentos originais exigidos

Documentos necessários:

  • Requerimento único devidamente assinado;
  • Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau, o médico tem o prazo de 120 dias para a apresentação do diploma;
  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante ou declaração de endereço; (CLIQUE AQUI PARA MODELO DE DECLARAÇÃO)
  • Certificado de alistamento militar ou certificado de dispensa de incorporação, para os profissionais do sexo masculino;
  • Declaração de quitação do serviço militar, para os profissionais do sexo masculino;
  • CPF ou comprovante de situação cadastral, disponibilizado no site da Receita Federal;
  • Título eleitoral;
  • Certidão de quitação eleitoral;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
  • O CRM deverá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade, NÃO PODENDO o(a) médico (a) comparecer com vestimentas na cor branca.
Credenciamento no CRM VIrtual

1. MÉDICO Acesse o CRM VIRTUAL

2. Informe seu CPF e a UF onde pretende atuar no botão CONTINUAR

3. O sistema abre uma tela criar/recuperar senha

4. Crie sua senha informando seu NOME e E-MAIL.

5. Assinale "NÃO SOU ROBÔ" e clique no botão ENVIAR.

6. O CRM VIRTUAL apresenta a tela de cadastro de SOLICITANTE.

7. Cadastre-se digitando seu NOME e E-MAIL de contato e em seguida clique no botão confirmar

8. Seu CREDENCIAMENTO foi realizado, o CRM VIRTUAL envia mensagem para o seu e-mail informando sua senha de acesso


Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Pessoa Física.
  • Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CREMERO

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira das 07:30 as 17:00 horas
  • ATENDIMENTO NAS DELEGACIAS: De Segunda à Sexta-feira das 07:30 as 12:00 e 13:30 as 17:00 horas

Endereços:

Sede do CREMERO: Av. dos Imigrantes 3414, Bairro Liberdade, Porto Velho/RO CEP 76.803-850

Delegacia de Ariquemes: Rua Fortaleza 2159 setor 03, Ariquemes/RO, CEP: 76.870-505

Delegacia de Ji-Paraná: Rua Sete de Setembro 1928, Bairro Casa Preta, Ji-Paraná/RO, CEP 76.907-624

Delegacia de Cacoal: Av. São Paulo, 2213 Centro, Cacoal/RO, CEP 76.963,761

Delegacia de Vilhena: Rua Quintino Cunha, 441-Centro Sala 01 , Vilhena/RO, CEP 76980-098

Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 dias;
  • O prazo para a liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e do diploma é de 30 (trinta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
  • A entrega da CPM - Carteira Profissional Médica - será em sessão solene, agendada no momento da solicitação;
  • Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, junto à Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e na confecção dos documentos. Portanto orientamos que não seja assumido qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.

Alertas e observações

  • Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu diploma, poderá apresentar, no ato do pedido original, a cópia da declaração ou certidão de colação de grau emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 120 dias, após a solicitação de inscrição, para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013;
  • Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo, para possíveis apresentações durante esse período;
  • O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades;
  • A análise do processo de inscrição inicia-se após o recolhimento das taxas e emolumentos.
  • Caso necessário, acesse o CRM VIRTUAL para a reimpressão de boleto ou do requerimento de inscrição.