Início > Serviços > Averbação de nacionalidade

Serviços aos Médicos

Averbação de nacionalidade

É quando um médico que é natural de outro país adquire a nacionalidade brasileira.

Última atualização em 06/06/24

O que é?

É quando um médico que é natural de outro país adquire a nacionalidade brasileira.

Etapas para a realização deste serviço

Etapas para a realização deste serviço

  1. Acesse o CRM VIRTUAL
  2. Selecione a opção solicitante com inscrição;
  3. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  4. Reporte à UF;
  5. Coloque sua senha;
  6. Escolha a opção: DADOS GERAIS:
  7. Averbação da Nacionalidade


OBS: SÓ SERÁ POSSÍVEL PASSAR PARA ETAPA n.º 5 SE JÁ TIVER CADASTRO. Caso não tenha, escolha a opção PRIMEIRO ACESSO e preencha as informações solicitadas. A senha para cadastro no sistema irá para o e-mail que consta no banco de dados do CRM/RR. Caso o e-mail esteja desatualizado, favor providenciar a atualização com envio do formulário CLIQUEAQUI o para o seguinte email: protocolo@crmrr.com. A alteração do e-mail no CRM VIRTUAL só constará após 24h da atualização no banco de dados no CRM/RR.

Enviada a solicitação, o sistema gerará boleto de cobrança da nova cédula de identidade médica. Após o pagamento e avaliação prévia da documentação comprobatória, o médico deverá comparecer a sede do CRM/RR munido da documentação a seguir:

a) carteira profissional médica (livro verde);

b) documento comprobatório da mudança da nacionalidade (original e cópia).

Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM/RR (protocolo@crmrr.com).

Quanto tempo leva?

  • CRM VIRTUALimediato (primeira etapa)
  • PRESENCIAL:  Liberação da CIM - Cédula de Identidade Médica é de aproximadamente 45 (quarenta e cinco) dias - o médico receberá um e-mail quando a carteira for recebida pela CRM/RR. Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica é de aproximadamente 20 (vinte) dias.

OBS: Quando da análise do documento houver nota de devolução, os prazos acima expiram e passam a contar novamente após a sua regularização.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, no seguinte endereço: Avenida Ville Roy, número 4123, bairro Canarinho, Boa Vista-RR.

Alertas e observações

  • No dia do atendimento presencial comparecer com blusa/camisa de cor escura para coleta da nova foto.