Início > Serviços > Primeira inscrição de médico

Serviços aos Médicos

Primeira inscrição de médico

Primeira inscrição de médicos formados no Brasil ou no exterior junto aos Conselhos Regionais de Medicina.

Última atualização em 25/05/23

O que é?

  • Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Requerendo sua primeira inscrição

  1. médico recém-formado no Brasil ou no exterior deverá requerer sua primeira inscrição logo após a sua formatura junto ao Conselho Regional de Medicina da Unidade da Federação onde pretende atuar.
  2. Para requerer a sua inscrição o médico recém-formado deverá inicialmente se CREDENCIAR no CRM VIRTUAL de seu Conselho Regional de Medicina para realizar sua pré-inscrição em formulário online.
Preencher o requerimento eletrônico de Inscrição (PRÉ-MÉDICO)

1. Acesse o CRM VIRTUAL utilizando a sua senha de credenciamento;

2. Na área de serviços selecione a opção: Primeira Inscrição;

3. O CRM VIRTUAL apresenta a relação dos documentos necessários para o processo de inscrição;

4. Médico ciente da documentação necessária, clique em CONFIRMAR;

5. O CRM VIRTUAL disponibiliza requerimento eletrônico em blocos:

  • Dados de inscrição;
  • Dados pessoais;
  • Documentação;
  • Endereço e correspondência;
  • Formação:
  • Formados no Brasil- Apresentação do Diploma ou Certidão de Colação de grau

a. Fica conferido o prazo de até 120 dias corridos para que o interessado apresente o Diploma quando este não tiver sido entregue por ocasião da inscrição;

b. Esses 120 dias serão contados a partir da data do pedido de inscrição;

c. A não apresentação do Diploma no prazo estipulado no caput implica em cancelamento da inscrição requerida.

  • Formados no Exterior - Diploma de conclusão do curso de medicina (original), previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo MEC, com tradução juramentada, exigindo-se que o Diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido.
  • Anexação e envio de documentos: Os documentos exigidos devem ser anexados EXCLUSIVAMENTE em formato PDF ou JPG, e, posteriormente, apresentados no momento da inscrição presencial (diploma ou representação gráfica ou e-diploma, documento de identidade, CPF, titulo de eleitor, documento militar com prova de regularidade e comprovação ou declaração de residência)

6. Preenchido o requerimento eletrônico e anexada a documentação exigida, clique em ENVIAR;

7. O CRM VIRTUAL encaminha o requerimento ao CRM para análise e envia a confirmação ao seu e-mail;

8. O CRM VIRTUAL possibilita o recolhimento de taxas e emolumentos por meio de CARTÃO DE CRÉDITO ou a impressão do Boleto para pagamento e a impressão do requerimento de inscrição;

9. Após o recolhimento das taxas e emolumentos, assine o requerimento de inscrição e junte à documentação necessária. Posteriormente, dirija-se ao Conselho Regional de Medicina. Sugere-se que seja verificado no site do CRM informações sobre a necessidade de agendamento e o local de comparecimento.

Comparecer à sede ou à Delegacia Regional com os documentos originais exigidos

Documentos necessários:

  • Requerimento único devidamente assinado;
  • Formado no Brasil: Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau, o médico tem o prazo de 120 dias para a apresentação do diploma;
  • Formado no Exterior: Diploma de conclusão do curso de medicina (original), previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo MEC, com tradução juramentada, exigindo-se que o Diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido;
  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante ou declaração de endereço;.
  • Certificado de alistamento militar e certificado de dispensa de incorporação ou carta patente, para os profissionais do sexo masculino;
  • Declaração de quitação do serviço militar, para os profissionais do sexo masculino;
  • CPF ou comprovante de situação cadastral, disponibilizado no site da Receita Federal;
  • Título eleitoral;
  • Para médicos estrangeiros: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), em nível intermediário, expedido pelo Ministério da Educação. Conforme determina a Resolução: CFM nº 2216/2018;
  • Duas fotos 3×4, para quem se inscrever na sede. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc.). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
  • O CRM deverá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.
Credenciamento no CRM VIrtual

1. MÉDICO Acesse o CRM VIRTUAL

2. Informe seu CPF e a UF onde pretende atuar no botão CONTINUAR

3. O sistema abre uma tela criar/recuperar senha

4. Crie sua senha informando seu NOME e E-MAIL.

5. Assinale "NÃO SOU ROBÔ" e clique no botão ENVIAR.

6. O CRM VIRTUAL apresenta a tela de cadastro de SOLICITANTE.

7. Cadastre-se digitando seu NOME e E-MAIL de contato e em seguida clique no botão confirmar

8. Seu CREDENCIAMENTO foi realizado, o CRM VIRTUAL envia mensagem para o seu e-mail informando sua senha de acesso


Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Setor de Registros de Pessoa Física do CRM/RR (protocolo@crmrr.com)
  • Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I. do CRM/RR (setin@crmrr.com)


Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 dias;
  • O prazo para a liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e do diploma é de 30 (trinta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
  • A entrega da CPM - Carteira Profissional Médica - será em sessão solene, agendada no momento da solicitação;
  • Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, junto à Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e na confecção dos documentos. Portanto orientamos que não seja assumido qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.

Alertas e observações

  • Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu diploma, poderá apresentar, no ato do pedido original, a cópia da declaração ou certidão de colação de grau emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 120 dias, após a solicitação de inscrição, para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013;
  • Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo, para possíveis apresentações durante esse período;
  • O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades;
  • A análise do processo de inscrição inicia-se após o recolhimento das taxas e emolumentos.
  • Caso necessário, acesse o CRM VIRTUAL para a reimpressão de boleto ou do requerimento de inscrição.