Primeira inscrição de médico
Primeira inscrição de médicos formados no Brasil ou no exterior junto aos Conselhos Regionais de Medicina.
Última atualização em 06/06/24
O que é?
- Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
Etapas para a realização deste serviço
Requerendo sua primeira inscrição
- O médico recém-formado no Brasil ou no exterior deverá requerer sua primeira inscrição logo após a sua formatura junto ao Conselho Regional de Medicina da Unidade da Federação onde pretende atuar.
- Para requerer a sua inscrição o médico recém-formado deverá inicialmente se CREDENCIAR no CRM VIRTUAL de seu Conselho Regional de Medicina para realizar sua pré-inscrição em formulário online.
Preencher o requerimento eletrônico de Inscrição (PRÉ-MÉDICO)
1. Acesse o CRM VIRTUAL utilizando a sua senha de credenciamento;
2. Na área de serviços selecione a opção: Primeira Inscrição;
3. O CRM VIRTUAL apresenta a relação dos documentos necessários para o processo de inscrição;
4. Médico ciente da documentação necessária, clique em CONFIRMAR;
5. O CRM VIRTUAL disponibiliza requerimento eletrônico em blocos:
- Dados de inscrição;
- Dados pessoais;
- Documentação;
- Endereço e correspondência;
- Formação:
- Formados no Brasil- Apresentação do Diploma (original e cópia autenticada em cartório) ou Certidão de Colação de grau
a. Fica conferido o prazo de até 120 dias corridos para que o interessado apresente o Diploma quando este não tiver sido entregue por ocasião da inscrição;
b. Esses 120 dias serão contados a partir da data do pedido de inscrição;
c. A não apresentação do Diploma no prazo estipulado no caput implica em cancelamento da inscrição requerida.
- Formados no Exterior - Diploma de conclusão do curso de medicina (original e cópia autenticada em cartório), previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo MEC, com tradução juramentada, exigindo-se que o Diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido.
- Anexação e envio de documentos: Os documentos exigidos devem ser anexados EXCLUSIVAMENTE em formato PDF ou JPG, e, posteriormente, apresentados no momento da inscrição presencial (diploma ou representação gráfica ou e-diploma, documento de identidade, CPF, titulo de eleitor, documento militar com prova de regularidade e comprovação ou declaração de residência)
6. Preenchido o requerimento eletrônico e anexada a documentação exigida, clique em ENVIAR;
7. O CRM VIRTUAL encaminha o requerimento ao CRM para análise e envia a confirmação ao seu e-mail;
8. O CRM VIRTUAL possibilita o recolhimento de taxas e emolumentos por meio de CARTÃO DE CRÉDITO ou a impressão do Boleto para pagamento e a impressão do requerimento de inscrição;
9. Após o recolhimento das taxas e emolumentos, assine o requerimento de inscrição e junte à documentação necessária. Posteriormente, dirija-se ao Conselho Regional de Medicina. Sugere-se que seja verificado no site do CRM informações sobre a necessidade de agendamento e o local de comparecimento.
Comparecer à sede ou à Delegacia Regional com os documentos originais exigidos
Documentos necessários:
- Requerimento único devidamente assinado;
- Formado no Brasil: Diploma de conclusão do curso de Medicina (original e cópia autenticada em cartório), devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau, o médico tem o prazo de 120 dias para a apresentação do diploma;
- Formado no Exterior: Diploma de conclusão do curso de medicina (original e cópia autenticada em cartório), previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo MEC, com tradução juramentada, exigindo-se que o Diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido;
- Documento de identificação com foto (original e cópia simples);
- Comprovante ou declaração de endereço (original e cópia simples);
- Certificado de alistamento militar e certificado de dispensa de incorporação ou carta patente, para os profissionais do sexo masculino (original e cópia simples);
- Declaração de quitação do serviço militar, para os profissionais do sexo masculino (original e cópia simples);
- CPF ou comprovante de situação cadastral, disponibilizado no site da Receita Federal (original e cópia simples);
- Título eleitoral (original e cópia simples);
- Comprovante de quitação eleitoral;
- Para médicos estrangeiros: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), em nível intermediário, expedido pelo Ministério da Educação. Conforme determina a Resolução: CFM nº 2216/2018 (original e cópia simples);
- Duas fotos 3×4, para quem se inscrever na sede. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc.). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
- No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
- O CRM deverá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.
Credenciamento no CRM VIrtual
1. MÉDICO Acesse o CRM VIRTUAL
2. Informe seu CPF e a UF onde pretende atuar no botão CONTINUAR
3. O sistema abre uma tela criar/recuperar senha
4. Crie sua senha informando seu NOME e E-MAIL.
5. Assinale "NÃO SOU ROBÔ" e clique no botão ENVIAR.
6. O CRM VIRTUAL apresenta a tela de cadastro de SOLICITANTE.
7. Cadastre-se digitando seu NOME e E-MAIL de contato e em seguida clique no botão confirmar
8. Seu CREDENCIAMENTO foi realizado, o CRM VIRTUAL envia mensagem para o seu e-mail informando sua senha de acesso
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Setor de Registros de Pessoa Física do CRM/RR (protocolo@crmrr.com)
- Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I do CRM/RR (setin@crmrr.com)
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Quanto tempo leva?
- O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 dias;
- O prazo para a liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e do diploma é de 30 (trinta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
- A entrega da CPM - Carteira Profissional Médica - será em sessão solene, agendada no momento da solicitação;
- Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, junto à Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e na confecção dos documentos. Portanto orientamos que não seja assumido qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.
Alertas e observações
- Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu diploma, poderá apresentar, no ato do pedido original, a cópia da declaração ou certidão de colação de grau emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 120 dias, após a solicitação de inscrição, para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013;
- Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo, para possíveis apresentações durante esse período;
- O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades;
- A análise do processo de inscrição inicia-se após o recolhimento das taxas e emolumentos.
- Caso necessário, acesse o CRM VIRTUAL para a reimpressão de boleto ou do requerimento de inscrição.