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Serviços aos Médicos

Primeira inscrição de médico

Primeira inscrição de médicos formados no Brasil ou no exterior junto aos Conselhos Regionais de Medicina.

Última atualização em 06/06/24

O que é?

  • Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Requerendo sua primeira inscrição

  1. médico recém-formado no Brasil ou no exterior deverá requerer sua primeira inscrição logo após a sua formatura junto ao Conselho Regional de Medicina da Unidade da Federação onde pretende atuar.
  2. Para requerer a sua inscrição o médico recém-formado deverá inicialmente se CREDENCIAR no CRM VIRTUAL de seu Conselho Regional de Medicina para realizar sua pré-inscrição em formulário online.
Preencher o requerimento eletrônico de Inscrição (PRÉ-MÉDICO)

1. Acesse o CRM VIRTUAL utilizando a sua senha de credenciamento;

2. Na área de serviços selecione a opção: Primeira Inscrição;

3. O CRM VIRTUAL apresenta a relação dos documentos necessários para o processo de inscrição;

4. Médico ciente da documentação necessária, clique em CONFIRMAR;

5. O CRM VIRTUAL disponibiliza requerimento eletrônico em blocos:

  • Dados de inscrição;
  • Dados pessoais;
  • Documentação;
  • Endereço e correspondência;
  • Formação:
  • Formados no Brasil- Apresentação do Diploma (original e cópia autenticada em cartório) ou Certidão de Colação de grau

a. Fica conferido o prazo de até 120 dias corridos para que o interessado apresente o Diploma quando este não tiver sido entregue por ocasião da inscrição;

b. Esses 120 dias serão contados a partir da data do pedido de inscrição;

c. A não apresentação do Diploma no prazo estipulado no caput implica em cancelamento da inscrição requerida.

  • Formados no Exterior - Diploma de conclusão do curso de medicina (original e cópia autenticada em cartório), previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo MEC, com tradução juramentada, exigindo-se que o Diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido.
  • Anexação e envio de documentos: Os documentos exigidos devem ser anexados EXCLUSIVAMENTE em formato PDF ou JPG, e, posteriormente, apresentados no momento da inscrição presencial (diploma ou representação gráfica ou e-diploma, documento de identidade, CPF, titulo de eleitor, documento militar com prova de regularidade e comprovação ou declaração de residência)

6. Preenchido o requerimento eletrônico e anexada a documentação exigida, clique em ENVIAR;

7. O CRM VIRTUAL encaminha o requerimento ao CRM para análise e envia a confirmação ao seu e-mail;

8. O CRM VIRTUAL possibilita o recolhimento de taxas e emolumentos por meio de CARTÃO DE CRÉDITO ou a impressão do Boleto para pagamento e a impressão do requerimento de inscrição;

9. Após o recolhimento das taxas e emolumentos, assine o requerimento de inscrição e junte à documentação necessária. Posteriormente, dirija-se ao Conselho Regional de Medicina. Sugere-se que seja verificado no site do CRM informações sobre a necessidade de agendamento e o local de comparecimento.

Comparecer à sede ou à Delegacia Regional com os documentos originais exigidos

Documentos necessários:

  • Requerimento único devidamente assinado;
  • Formado no Brasil: Diploma de conclusão do curso de Medicina (original e cópia autenticada em cartório), devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau, o médico tem o prazo de 120 dias para a apresentação do diploma;
  • Formado no Exterior: Diploma de conclusão do curso de medicina (original e cópia autenticada em cartório), previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo MEC, com tradução juramentada, exigindo-se que o Diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido;
  • Documento de identificação com foto (original e cópia simples);
  • Comprovante ou declaração de endereço (original e cópia simples);
  • Certificado de alistamento militar e certificado de dispensa de incorporação ou carta patente, para os profissionais do sexo masculino (original e cópia simples);
  • Declaração de quitação do serviço militar, para os profissionais do sexo masculino (original e cópia simples);
  • CPF ou comprovante de situação cadastral, disponibilizado no site da Receita Federal (original e cópia simples);
  • Título eleitoral (original e cópia simples);
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Para médicos estrangeiros: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), em nível intermediário, expedido pelo Ministério da Educação. Conforme determina a Resolução: CFM nº 2216/2018 (original e cópia simples);
  • Duas fotos 3×4, para quem se inscrever na sede. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc.). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
  • O CRM deverá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.
Credenciamento no CRM VIrtual

1. MÉDICO Acesse o CRM VIRTUAL

2. Informe seu CPF e a UF onde pretende atuar no botão CONTINUAR

3. O sistema abre uma tela criar/recuperar senha

4. Crie sua senha informando seu NOME e E-MAIL.

5. Assinale "NÃO SOU ROBÔ" e clique no botão ENVIAR.

6. O CRM VIRTUAL apresenta a tela de cadastro de SOLICITANTE.

7. Cadastre-se digitando seu NOME e E-MAIL de contato e em seguida clique no botão confirmar

8. Seu CREDENCIAMENTO foi realizado, o CRM VIRTUAL envia mensagem para o seu e-mail informando sua senha de acesso


Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Setor de Registros de Pessoa Física do CRM/RR (protocolo@crmrr.com)
  • Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I do CRM/RR (setin@crmrr.com)


Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 dias;
  • O prazo para a liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e do diploma é de 30 (trinta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
  • A entrega da CPM - Carteira Profissional Médica - será em sessão solene, agendada no momento da solicitação;
  • Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, junto à Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e na confecção dos documentos. Portanto orientamos que não seja assumido qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.

Alertas e observações

  • Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu diploma, poderá apresentar, no ato do pedido original, a cópia da declaração ou certidão de colação de grau emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 120 dias, após a solicitação de inscrição, para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013;
  • Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo, para possíveis apresentações durante esse período;
  • O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades;
  • A análise do processo de inscrição inicia-se após o recolhimento das taxas e emolumentos.
  • Caso necessário, acesse o CRM VIRTUAL para a reimpressão de boleto ou do requerimento de inscrição.