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Serviços aos Médicos

1 - Emissão Certificado Digital - Padrão ICP-Brasil - em nuvem

O médico poderá solicitar a emissão de um Certificado Digital - padrão ICP-BRASIL, em nuvem A3, tendo como Autoridade de Registro - AR CREMESE/CFM e emitido pela Autoridade Certificador -AC (VALID), normatizado pela Resolução CFM 2296/2021, oferecido de forma inteiramente gratuita pelo Conselho Federal de Medicina, que permite a identificação eletrônica de pessoas

Última atualização em 20/12/21

O que é ?

  • O certificado digital ICP-Brasil é um documento eletrônico, que pode ser emitido para pessoas físicas e pessoas jurídicas. Esse documento é a forma com a qual a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira viabiliza a identificação virtual do cidadão ou da empresa, através de uma estrutura de tecnologias, técnicas e procedimentos que garantem a segurança e a validade jurídica dos documentos no meio eletrônico.


  • Conheça o Certificado Digital dos CRMs/CFM aqui.

Quais os principais benefícios oferecidos pelo Certificado Digital?

  • O uso do certificado digital garante a sua identificação no mundo virtual, tornando possível a assinatura de documentos, com segurança, praticidade e validade legal.
  • O documento assinado com a certificação digital tem sua validade automaticamente reconhecida, dispensando a necessidade de impressão e o deslocamento para cartórios, facilitando ainda seu armazenamento, envio e organização, visto que mantém-se exclusivamente no meio digital.
  • Além do reconhecimento da assinatura, o certificado é um meio seguro de autenticação em sistemas, dispensando o uso de senhas que poderiam ser esquecidas ou roubadas.

O que preciso para obter o Certificado Digital ?

O médico deverá acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviço online do CREMESE) e atender os requisitos abaixo:

  1. Estar regulamente inscrito e adimplente junto ao seu Conselho Regional;
  2. Possuir a CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato;
  3. Não ter recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses.
  4. Dados biométricos compatíveis.
  • ATENÇÃO:
  • Os médicos que ainda possuem sua Cédula de Identidade Médica (CIM) em papel moeda deverão procurar seu Conselho Regional para emitir a Cédula de Identidade Médica (em cartão policarbonato com chip e digital). Nesse momento seus dados biográficos e biométricos serão atualizados. Em seguida, devem solicitar o Certificado Digital, apresentando um documento de identificação com foto.
  • Caso os dados de biometria armazenados sejam incompatíveis com requisitos técnicos para emissão do CERTIFICADO DIGITAL, será necessário agendar a coleta dos novos dados no CRM.


Etapas para a realização deste serviço

Etapas para a realização do serviço

ETAPAS PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO

Acesse o CRM VIRTUAL

  1. Se já for CADASTRADO
  2. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  3. Informe a UF;
  4. Coloque a senha;


  1. Se for seu PRIMEIRO ACESSO
  2. Informe o seu CRM. O sistema disponibilizará uma tela de confirmação.
  3. Digite seu CPF
  4. Digite o primeiro nome de sua mãe
  5. Selecione "não sou um robô"
  6. Clique em enviar
  7. O sistema irá enviar sua senha para o e-mail cadastrado em seu registro no CREMESE.



OBS: Caso o e-mail esteja desatualizado, favor providenciar a atualização com envio do formulário CLIQUE AQUI o para o seguinte e-mail: registro@cremese.org.br . A alteração do e-mail no CRM VIRTUAL só constará após 24h da atualização no banco de dados no CREMESE.

SOLICITANDO O SEU CERTIFICADO DIGITAL - ICP-BRASIL

1 - Selecione a opção: Certificado Digital e confira seus dados.


2 - Verifique os seus dados de contato, especialmente seu e-mail.

3 - Anexar documento comprobatório, preferencialmente a CNH.

4 - Acompanhe o trâmite de sus solicitação - HISTÓRICO DA SOLICITAÇÃO

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira, das 08:00 às 14:00 horas (agendamento através do e-mail: agendamento@cremese.org.br). Endereço: Rua Boquim, 589, Centro, CEP: 49010-280 - Aracaju - Sergipe Tel.: (79) 3212-0700

Tempo médio para atendimento

CRM VIRTUAL:

  • 05 (cinco) dias, após recebido o pedido e que estejam em conformidade com as condições para aprovação.


Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Registros - Pessoa Física. (79)3212-0700 ou email: registro@cremese.org.br
  • Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CREMESE. (79)3212-0700 ou email: informatica@cremese.org.br

Site: https://certificadodigital.cfm.org.br/