Última atualização em 08/05/24
O que é?
É quando o médico pretende se inscrever no CRM-SE, mantendo sua inscrição no Conselho de origem.
Pode-se manter quantas inscrições secundárias for conveniente, no entanto, deverá pagar as anuidades em todos os CRMs onde tiver inscrição ativa, independente de estar exercendo a Medicina naquele estado, até que solicite o cancelamento das respectivas inscrições.
Etapas para a realização do serviço
1- Requerer a secundária no CRM de origem para o CRM-SE;
2- Entrar em contato com o Conselho de origem para informações referentes à solicitação e para saber qual o prazo de envio da autorização para efetivar o registro secundário no CRM-SE;
3- Após receber a confirmação de envio da inscrição secundária para o CRM/SE, entrar em contato pelo e-mail: registro@cremese.org.br e solicitar boletos bancários referente a anuidade, taxa de inscrição e cédula de identidade médica;
4- Após o dia seguinte ao pagamento dos boletos, solicitar agendamento para atendimento presencial e efetivação da inscrição.
5- Comparecer ao CRM-SE com roupa escura para tirar foto da Cédula de Identidade Médica.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (originais e cópias):
- Diploma de graduação em Medicina (não deverá estar plastificado);
- Se Formado no exterior: Diploma de conclusão do curso de medicina revalidado em Universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, com tradução juramentada.SE FOR ESTRANGEIRO, apresentar também o Registro Nacional de Estrangeiro – RNE, com validade atualizada, e o Certificado de Proficiência e Língua Portuguesa – CELPE-BRAS em nível intermediário (Os médicos de nacionalidade estrangeira oriundos de países cuja língua pátria seja o português (Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal e Timor Leste) e aqueles cuja graduação em medicina tenha ocorrido no Brasil ficam dispensados da apresentação do Celpe-Bras quando de seu registro no CRM/DF;
- Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou identidades profissionais válidas;
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Documento militar com Certidão de Regularidade (essa regularidade se refere à apresentação após a formação de médico, não será aceito o certificado de dispensa aos 18 (dezoito) anos, conforme Lei Federal 5.292/1967) – OBS: médicos acima de 45 (quarenta e cinco) anos ficam isentos desta exigência;
- 1 foto 3x4 (colorida, fundo branco, padrão documento, sem óculos, boné e sem data);
- Carteira Profissional Médica (livro verde);
- Certidão de casamento ou divórcio (se for o caso);
- Comprovante de endereço(se o documento não estiver no nome do médico, preencher uma declaração de endereço no momento de entrega do demais documentos);
- Título de Especialista ou Certificado de Residência Médica (caso possua);
- Comprovantes de pagamento dos boletos (a baixa é feita em nosso sistema no dia seguinte ao pagamento).
Horário de atendimento
ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, das 8 às 17h Endereço: Rua Boquim, 589, Centro, CEP: 49010-280 - Aracaju - Sergipe Tel.: (79) 3212-0700
Quanto tempo leva?
- O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 ( quinze) dias;
- A Liberação dos documentos : CPM - Carteira Profissional Médica, CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e Diploma serão entregues em 30 dias.
Alertas e observações
- Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu Diploma, poderá apresentar Declaração ou Certidão de colação de grau emitida pela faculdade, desde que o documento tenha sido expedido nos últimos 120 (cento e vinte) dias, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013.
- No caso de diploma estrangeiro, a inscrição só será liberada após as confirmações da autenticidade do diploma, bem como sua revalidação.
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Registros - Pessoa Física. (79)3212-0700 ou email: registro@cremese.org.br
- Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CREMESE. (79)3212-0700 ou email: informatica@cremese.org.br