Início > Serviços > Inscrição secundária

Serviços aos Médicos

Inscrição secundária

Inscrição secundária do médico no CREMESE

Última atualização em 16/12/20

O que é?

É quando o médico pretende se inscrever no CRM-SE, mantendo sua inscrição no Conselho de origem.

Pode-se manter quantas inscrições secundárias for conveniente, no entanto, deverá pagar as anuidades em todos os CRMs onde tiver inscrição ativa, independente de estar exercendo a Medicina naquele estado, até que solicite o cancelamento das respectivas inscrições.

Etapas para a realização do serviço

1- Requerer a secundária no CRM de origem para o CRM-SE;

2- Entrar em contato com o Conselho de origem para informações referentes à solicitação e para saber qual o prazo de envio da autorização para efetivar o registro secundário no CRM-SE;

3- Após receber a confirmação de envio da inscrição secundária para o CRM/SE, entrar em contato pelo e-mail: registro@cremese.org.br e solicitar boletos bancários referente a anuidade, taxa de inscrição e cédula de identidade médica;

4- Após o dia seguinte ao pagamento dos boletos, solicitar agendamento para atendimento presencial e efetivação da inscrição.

5- Comparecer ao CRM-SE com roupa escura para tirar foto da Cédula de Identidade Médica.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (originais e cópias):

 - Diploma de graduação em Medicina (não deverá estar plastificado);

 - Se Formado no exterior: Diploma de conclusão do curso de medicina revalidado em Universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, com tradução juramentada.SE FOR ESTRANGEIRO, apresentar também o Registro Nacional de Estrangeiro – RNE, com validade atualizada, e o Certificado de Proficiência e Língua Portuguesa – CELPE-BRAS em nível intermediário (Os médicos de nacionalidade estrangeira oriundos de países cuja língua pátria seja o português (Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal e Timor Leste) e aqueles cuja graduação em medicina tenha ocorrido no Brasil ficam dispensados da apresentação do Celpe-Bras quando de seu registro no CRM/DF;

 - Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou identidades profissionais válidas;

- CPF;

- Título de Eleitor; 

- Documento militar  com Certidão de Regularidade (essa regularidade se refere à apresentação após a formação de médico, não será aceito o certificado de dispensa aos 18 (dezoito) anos, conforme Lei Federal 5.292/1967) – OBS: médicos acima de 45 (quarenta e cinco) anos ficam isentos desta exigência;

- 1 foto 3x4 (colorida, fundo branco, padrão documento, sem óculos, boné e sem data);

- Carteira Profissional Médica (livro verde);

- Certidão de casamento ou divórcio (se for o caso);

- Comprovante de endereço(se o documento não estiver no nome do médico, preencher uma declaração de endereço no momento de entrega do demais documentos);

- Título de Especialista ou Certificado de Residência Médica (caso possua);

- Comprovantes de pagamento dos boletos (a baixa é feita em nosso sistema no dia seguinte ao pagamento).

Horário de atendimento

ATENDIMENTO NA SEDEDe segunda à sexta-feira, das 8 às 14h Endereço: Rua Boquim, 589, Centro, CEP: 49010-280 - Aracaju - Sergipe Tel.: (79) 3212-0700

Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 ( quinze) dias;
  • A Liberação dos documentos : CPM - Carteira Profissional Médica, CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e Diploma serão entregues em 30 dias.

Alertas e observações

  • Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu Diploma, poderá apresentar Declaração ou Certidão de colação de grau emitida pela faculdade, desde que o documento tenha sido expedido nos últimos 120 (cento e vinte) dias, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013.
  • No caso de diploma estrangeiro, a inscrição só será liberada após as confirmações da autenticidade do diploma, bem como sua revalidação.


Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Registros - Pessoa Física. (79)3212-0700 ou email: registro@cremese.org.br
  • Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CREMESE. (79)3212-0700 ou email: informatica@cremese.org.br