Primeira inscrição (formado no exterior)
Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO EXTERIOR junto ao Conselho Regional de Medicina.
Última atualização em 29/08/22
O que é ?
- Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
Etapas para a realização deste serviço
Preencher o formulário de Requerimento Único no Portal de Serviços
- Acesse o Portal de Serviços
- Informar o seu CPF;
- Informar a UF;
- Clicar em Continuar;
- Informar o Nome e o seu email para receber a senha de acesso;
- Preencher o requerimento único;
- Fazer o upload da documentação solicitada.
Efetuar o pagamento boleto emitido
- Após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição será emitido o boleto referente a Taxas e Anuidade;
- Aguardar a análise da documentação anexada, onde caso esteja em conformidade receberá um aviso com as instruções de data e horário para comparecimento ao CREMESE.
Comparecer ao CRM com os documentos originais exigidos
Documentos necessários:
- Requerimento único devidamente assinado.
- Diploma Original e cópia sendo que o mesmo deverá estar devidamente revalidado por uma universidade federal brasileira, conforme estabelece a Lei n.º 9.394/96).
- Original e cópia de Identidade de Estrangeiro se for o caso – visto permanente, ou deferimento de sua permanência, mediante publicação no Diário Oficial da União.
- Original e cópia do CPF.
- Original e cópia da tradução oficializada do diploma. (traduzida por tradutor juramentado)
- Cópia da Certidão de Casamento (se for o caso)
- Original e cópia do passaporte
- Original e cópia do Comprovante de Residência.
- 02 (duas) foto 3x4, recente, colorida, centralizadas, não datada, com fundo branco ou cinza claro e sem uso de óculos. OBS: quando do comparecimento ao CRM o profissional não poderá usar camisa de cor branca, pois haverá coleta de imagem digital.
- Grupo Sanguíneo e Fator RH, (declaração de próprio punho ou exame)
- No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória.
- O CRM ainda irá proceder com a coleta de dados biométricos digitalmente como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade, não podendo o(a) médico(a) comparecer com vestimentas na cor branca.
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Registros - Pessoa Física. (79)3212-0700 ou email: registro@cremese.org.br
- Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CREMESE. (79)3212-0700 ou email: informatica@cremese.org.br
Quanto tempo leva?
- O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 15 ( quinze) dias;
- Liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e Diploma é de 30 (trinta) dias, no mesmo local onde foi realizada;a solicitação
- Liberação da CPM - Carteira Profissional Médica a entrega será em Sessão Solene agendada no momento da solicitação.
- Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso e a revalidação, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.
Horário de atendimento
- Portal de Serviço: 24h por 7
Alertas e Observações
- Alertamos que antes da entrega do Diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações durante esse período,
- O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades.