Renovação Anual do Certificado de Regularidade
Estabelece a regularidade da empresa, comprovando não haver pendências financeiras, documental e com a fiscalização.
Última atualização em 24/04/25
O que é?
Renovação do Certificado de Regularidade do cadastro ou registro da empresa, instituição, entidade ou estabelecimento, a ser requerido e expedido anualmente, no mês do vencimento, desde que não haja pendências no Departamento de Fiscalização. (Resolução CFM nº 1.980/2011)
Dia e horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 por dia, 7 dias por semana.
Tempo médio para atendimento
CRM VIRTUAL: O pedido é protocolado de imediato, e se não houver pendências, a finalização do processo é em até 15 (quinze) dias.
Alertas e observações
- Enviar a alteração contratual em ARQUIVO ÚNICO, formato PDF. ATENÇÃO: o sistema só permite o envio de arquivos cuja soma seja no máximo de 10 MB.
- Para aprovação do pedido a empresa deverá estar quites com anuidades e taxa de certificado, e não poderá haver pendências no Departamento de Fiscalização.
- É obrigatória a disponibilização ao público em geral do Certificado de Inscrição de Empresa expedido pelos conselhos regionais de medicina, devidamente atualizado. (Resolução CFM n.º 1980/2011).
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Registros - (79)3212-0704 / 0703 / 0706 / 0707 / 0702 ou e-mail: registro@cremese.org.br
- Para suporte técnico ao sistema, contatar o Setor de T.I. – CREMESE. (79)3212-0700 ou e-mail: informatica@cremese.org.br
Etapas para a realização deste serviço
Acessar Portal de Serviço
- Acesse o CRM VIRTUAL
- Informe o número do CPF ou CRM do diretor técnico;
- Informe a UF;
- Informe a senha;
- Acesse os dados Gerais e faça as atualizações necessárias, inclusive, corpo clínico.
- Acesse a opção: RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DE REGULARIDADE.
- Faça o upload dos documentos solicitados pelo sistema e acompanhe o andamento pelo CRM VIRTUAL até a finalização do processo.
Documentação Necessária Digitalizada
EMPRESAS PRIVADAS:
- Alteração do documento de constituição do estabelecimento (contrato social, estatuto, ata de fundação, lei, decreto, portaria, outros), se houver;
- Alvará/Licença de funcionamento atualizado;
- Alvará da Vigilância Sanitária atualizado, protocolo ou justificativa caso o certificado do Conselho seja obrigatório antes da emissão do alvará; Para empresas que não fazem atendimento médico na sede, apresentar a Declaração de Endereço Administrativo (modelo);
- Cartão de CNPJ atualizado.
Para Cooperativas:
- Comprovante de registro e regularidade junto à OCEB;
- Ata de Assembleia;
- Relação de cooperados devidamente assinada;
Clínicas para obtenção de CNH:
- Obrigatório diretor técnico da empresa médico com especialidade de Medicina de Tráfego registrada no CREMEB.
EMPRESAS PÚBLICAS:
- Cartão do CNPJ;
- Alvará de funcionamento, se houver;
- Alvará da Vigilância Sanitária, se houver.
Antes de Solicitar a Renovação
- Atualizar o Corpo Clínico se necessário;
- Incluir os Serviços e as Especialidades desenvolvidas;
- Incluir os Chefe(s) Técnico(s) dos Serviço(s) e da(s) Especialidade(s) desenvolvidas.
- Se no momento da análise da documentação houver alteração contratual que ainda não tenha sido apresentada ao CREMESE, a renovação ficará pendente até o aguardo do cumprimento dos requisitos de regularização conforme instruções a seguir: Alteração contratual