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Serviços aos Médicos

Efetuar Primeira Inscrição

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO BRASIL junto ao Conselho Regional de Medicina.

Última atualização em 05/05/23

O que é ?

  • Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Requerendo sua inscrição

  • O médico recém-formado poderá requerer sua inscrição seguindo os seguintes passos:
Preencher o formulário de Requerimento Único no Portal de Serviços
  1. Acesse o Portal de Serviços;
  2. Selecione a opção: Solicitante sem inscrição;
  3. Informe o seu CPF;
  4. Informe a UF (TO);
  5. Clique na opção Recuperar Senha ou preencha os campos Nome e e-mail (informe um e-mail válido, ao qual você tenha acesso);
  6. Acesse o e-mail informado e utilize a senha recebida para acessar o Portal;
  7. Clique no botão Inscrição de pessoa física;
  8. Leia com atenção as instruções (elas contêm os documentos obrigatórios) e preencha o formulário eletrônico de inscrição.
Comparecer à sede ou à Delegacia Regional com os documentos originais exigidos

Documentos necessários:

  • Requerimento único devidamente assinado;
  • Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC e/ou declaração ou certidão de colação de grau emitidas pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau o médico tem 120 dias para apresentação do diploma.
  • Original e cópia da Carteira de identidade (não será aceita a CNH por ser carente de dados);
  • CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;
  • Original e cópia do Título de Eleitor + comprovante de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral expedida através do site do TSE ou pessoalmente no Cartório Eleitoral;
  • Se homem, menor de 45 anos deverá apresentar original e cópia do documento militar devidamente carimbado pelo serviço militar ou documento equivalente, nos termos das Leis 4.375/64, 16336/2010 e Decreto 57.654/66;
  • Original e cópia da Certidão de Casamento (se for o caso);
  • Original e cópia do Comprovante de Residência;
  • Para estrangeiros formados no Brasil: Carteira de Registro Nacional emitida pela Polícia Federal.
  • Uma foto 3×4. A fotografia deve ser recente, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
  • O CRM coletará dados biométricos digitalmente (como fotos e assinaturas) para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários, portanto, o(a) médico(a) não deverá comparecer ao CRM-TO com vestimentas na cor branca.
Efetuar o pagamento do boleto emitido
  • Ao comparecer à sede ou à delegacia do CRM-TO, será emitido o boleto referente às taxas e à anuidade.

Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões médicas, contatar o Setor de Pessoa Física através dos telefones (63) 2111-8104, (63) 2111-8105 ou e-mail serpf@crmto.org.br
  • Para suporte técnico ao sistema, contatar o Departamento de Tecnologia através do e-mail detin@crmto.org.br , fornecendo informações detalhadas e prints da tela.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE/DELEGACIA REGIONALDe segunda a sexta-feira, das 8:00-12:00 e 14:00-18:00 horas.

Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de 7 ( sete ) dias;
  • Liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) e Diploma é de 15 (quinze) dias úteis, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
  • Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CRM.

Alertas e Observações

  • Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu Diploma, poderá apresentar no ato do pedido original e cópia da Declaração ou Certidão de colação de grau emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 120 dias, após a solicitação de inscrição, para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013;
  • Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações durante esse período;
  • O documento original será devolvido somente após a conclusão do processo, no local onde foi entregue ou mediante solicitação para envio a qualquer uma de nossas unidades.