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Serviços aos Médicos

Cédula de Identidade Médica

Trata-se da solicitação de emissão ou reemissão da Cédula de Identidade do Médico por motivo de furto, roubo, extravio ou atualização de dados.

Última atualização em 15/01/24

O que é?

O CRM Digital é a identidade é o documento nacional de identificação do médico no Brasil. Confeccionado de acordo com as especificações estabelecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia (ITI), o CRM Digital é um cartão inteligente (smartcard) que possibilitará também ao médico inserir sua Certificação Digital, sendo emita pelo CREMEB nos casos de furto, roubo, extravio ou atualização de dados.

Padronizada a nível nacional pelo CFM, através da Resolução CFM nº 1983/2012, e válida como prova de identidade para todos os efeitos legais em todo o território nacional de acordo a Lei n º 6.206/75.

Alertas e observações

  • Se houver necessidade de atendimento presencial na Sede, o interessado deverá comparecer com blusa/camisa escura para coleta da foto.
  • Caso tenha alterado algum documento pessoal, por favor, anexa-lo na solicitação online;
  • O médico receberá, através do e-mail cadastrado no sistema, uma mensagem que sua Cédula de Identidade Digital (CIM) está disponível para ser retirada na sede;
  • Caso o Médico queira retirar a cédula em alguma delegacia regional, deverá enviar uma solicitação assinada para pfisica@cremeb.org.br.

Tempo médio para atendimento

  • Sede: prazo de entrega é de 20 (vinte) dias úteis, ou;
  • Delegacia Regional: prazo de entrega de até 30 (trinta) dias úteis.

Horário de atendimento

  • ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00 horas.

Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar o Setor de Pessoa Física pelo e-mail: pfisica@cremeb.org.br.

Etapas para a realização deste serviço

A Cédula de Identidade Médica poderá ser requerida seguindo os seguintes passos:

  1. Preencher o requerimento (download), marcando a opção de 2ª via da Cédula de Identidade Médica.
  2. Agendar Atendimento para Sede, se for o caso.


Documentação necessária

  • Documento de identificação com foto;
  1. Carteira de Identidade - RG;
  2. Carteira Nacional de Habilitação - CNH, juntamente com Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação da naturalidade;
  3. Carteira de Trabalho e Previdências Social - CTPS;
  4. Passaporte;
  5. Carteiras de outros órgãos fiscalizadores do exercício profissional.
  • Se estrangeiro, Registro Nacional Migratório (RNM) com visto válido;
  • Título de Eleitor ou E-Título;
  • Comprovante de residência (últimos 90 dias) ou declaração de residencia;
  • Em caso de perda/roubo/extravio deverá apresentar o Boletim de Ocorrência;
  • Caso compareça à delegacia regional, 1 (uma) foto 3×4, As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco ou cinza-claro, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • Taxa de emissão de cédula médica.