Certificado Digital
Emissão gratuita de um Certificado Digital padrão ICP-BRASIL em nuvem A3, emitido pela Autoridade Certificadora - VALID (Resolução CFM 2296/2021)
Última atualização em 10/06/24
O que é ?
Um Certificado Digital pode ser utilizado para a assinatura de documentos eletrônicos, com validade jurídica, como prescrições médicas, contratos, procurações, além de servir como meio seguro de identificação pessoal em sites com acesso restrito. Clique aqui e conheça mais sobre Certificado Digital dos CRMs/CFM.
Observações
Para obter o Certificado Digital, o médico deve anteder os seguintes requisitos:
- Estar regulamente inscrito e adimplente junto ao seu Conselho Regional;
- Possuir a CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato;
- Não ter recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses;
- Dados biométricos compatíveis.
ATENÇÃO:
- Os médicos que ainda possuem a Cédula de Identidade Médica (CIM) em papel moeda devem procurar o Conselho para emitir a nova Cédula (em cartão de policarbonato com chip e digital). Nesse momento, seus dados biográficos e biométricos serão atualizados. Após isso, devem solicitar o Certificado Digital, apresentando um documento de identificação com foto. Se os dados biométricos armazenados não atenderem aos requisitos técnicos para a emissão do Certificado Digital, será necessário agendar a coleta de novos dados no CRM.
- Caso ainda não tenha cadastro, escolha a opção PRIMEIRO ACESSO e preencha as informações solicitadas. A senha será enviada para o e-mail cadastrado no banco de dados do CREMEB. Caso o e-mail esteja desatualizado, favor providenciar a atualização através do e-mail: atualizaendereco@cremeb.org.br. A atualização no CRM VIRTUAL ocorrerá 24 horas após a alteração no banco de dados do CREMEB.
Etapas para a realização deste serviço
- Acesse o CRM Virtual;
- Selecione a opção: Solicitante com inscrição;
- Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
- Informe a UF;
- Informe sua senha;
- Preencha o formulário eletrônico de inscrição;
- Acesse a opção: Certificado Digital.
- Verifique os seus dados de contato, especialmente seu e-mail;
- Anexar documento comprobatório, preferencialmente a CNH;
- Acompanhe o trâmite de sua solicitação na aba – HISTÓRICO.
8. O CFM encaminhará um e-mail no prazo de 10 dias. A partir desse momento, a instalação já pode ser feita. Segue o passo a passo: (clique aqui)
Horário de atendimento
Suporte e dúvidas
Suporte VALID:
Entre em contato nos telefones abaixo:
- Regiões metropolitanas: 3004-3454
- Demais localidades: 0800 725 4565
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