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Serviços aos Médicos

Certificado Digital

O médico poderá solicitar a emissão de um Certificado Digital - padrão ICP-BRASIL em nuvem A3, tendo como Autoridade de Registro - AR CRMUF/CFM e emitido pela Autoridade Certificador -AC (VALID), normatizado pela Resolução CFM 2296/2021, oferecido de forma inteiramente gratuita pelo Conselho Federal de Medicina, que permite a identificação eletrônica de pessoas.

Última atualização em 08/11/23

O que é ?

  • Em uma iniciativa inédita, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CRMs e CFM) passaram a oferecer gratuitamente a todos os médicos brasileiros o Certificado Digital do CFM em nuvem, registrado e no padrão ICP-Brasil. Com isso, todos os médicos que estiverem adimplentes no sistema conselhal poderão solicitar o certificado. A ferramenta é imprescindível para quem trabalha com telemedicina, mas, pode ser usada também no atendimento presencial.
  •  Clique aqui e conheça o Certificado Digital dos CRMs/CFM.

Quais os principais benefícios oferecidos pelo Certificado Digital?

  • O uso do certificado digital garante a sua identificação no mundo virtual, tornando possível a assinatura de documentos, com segurança, praticidade e validade legal.
  • O documento assinado com a certificação digital tem sua validade automaticamente reconhecida, dispensando a necessidade de impressão e o deslocamento para cartórios, facilitando ainda seu armazenamento, envio e organização, visto que mantém-se exclusivamente no meio digital.
  • Além do reconhecimento da assinatura, o certificado é um meio seguro de autenticação em sistemas, dispensando o uso de senhas que poderiam ser esquecidas ou roubadas.

Observações

O médico deverá acessar o Portal de Serviço e atender os requisitos abaixo:

  • Estar regulamente inscrito e adimplente junto ao seu Conselho Regional;
  • Possuir a CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato;
  • Não ter recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses;
  • Dados biométricos compatíveis.

ATENÇÃO:

Os médicos que ainda possuem sua Cédula de Identidade Médica (CIM) em papel moeda deverão procurar seu Conselho Regional para emitir a Cédula de Identidade Médica (em cartão policarbonato com chip e digital). Nesse momento seus dados biográficos e biométricos serão atualizados. Em seguida, devem solicitar o Certificado Digital, apresentando um documento de identificação com foto.

Caso os dados de biometria armazenados sejam incompatíveis com requisitos técnicos para emissão do CERTIFICADO DIGITAL, será necessário agendar a coleta dos novos dados no CRM.


Etapas para a realização deste serviço

  1.  Acesse o Portal de Serviços;
  2. Selecione a opção: Solicitante com inscrição;
  3. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  4. Informe a UF;
  5. Informe sua senha;
  6. Preencha o formulário eletrônico de inscrição;
  7. Acesse a opção: Certificado Digital.

OBSERVAÇÃO: SÓ SERÁ POSSÍVEL ACESSAR O SISTEMA SE JÁ TIVER CADASTRO. Caso não tenha, escolha a opção PRIMEIRO ACESSO e preencha as informações solicitadas. A senha para cadastro no sistema irá para o e-mail que consta no banco de dados do CREMEB. Caso o e-mail esteja desatualizado, favor providenciar a atualização com envio do formulário CLIQUE AQUI para o seguinte e-mail: atualizaendereco@cremeb.org.br . A alteração do e-mail no CRM VIRTUAL só constará após 24h da atualização no banco de dados no CREMEB.

  • Verifique os seus dados de contato, especialmente seu e-mail;
  • Anexar documento comprobatório, preferencialmente a CNH;
  •  Acompanhe o trâmite de sua solicitação na aba – HISTÓRICO.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas com agendamento pelo portal.

Tempo médio para o atendimento da solicitação

CRM VIRTUAL: 48 horas.

Suporte e dúvidas

Suporte VALID:

Entre em contato nos telefones abaixo: