Início > Serviços > Certificado Digital

Serviços aos Médicos

Certificado Digital

Emissão gratuita de um Certificado Digital padrão ICP-BRASIL em nuvem A3, emitido pela Autoridade Certificadora - VALID (Resolução CFM 2296/2021)

Última atualização em 10/06/24

O que é ?

Um Certificado Digital pode ser utilizado para a assinatura de documentos eletrônicos, com validade jurídica, como prescrições médicas, contratos, procurações, além de servir como meio seguro de identificação pessoal em sites com acesso restrito. Clique aqui e conheça mais sobre Certificado Digital dos CRMs/CFM.

Observações

Para obter o Certificado Digital, o médico deve anteder os seguintes requisitos:

  • Estar regulamente inscrito e adimplente junto ao seu Conselho Regional;
  • Possuir a CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato;
  • Não ter recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses;
  • Dados biométricos compatíveis.

ATENÇÃO:

  • Os médicos que ainda possuem a Cédula de Identidade Médica (CIM) em papel moeda devem procurar o Conselho para emitir a nova Cédula (em cartão de policarbonato com chip e digital). Nesse momento, seus dados biográficos e biométricos serão atualizados. Após isso, devem solicitar o Certificado Digital, apresentando um documento de identificação com foto. Se os dados biométricos armazenados não atenderem aos requisitos técnicos para a emissão do Certificado Digital, será necessário agendar a coleta de novos dados no CRM.
  • Caso ainda não tenha cadastro, escolha a opção PRIMEIRO ACESSO e preencha as informações solicitadas. A senha será enviada para o e-mail cadastrado no banco de dados do CREMEB. Caso o e-mail esteja desatualizado, favor providenciar a atualização através do e-mail: atualizaendereco@cremeb.org.br. A atualização no CRM VIRTUAL ocorrerá 24 horas após a alteração no banco de dados do CREMEB.

Etapas para a realização deste serviço

  1.  Acesse o CRM Virtual;
  2. Selecione a opção: Solicitante com inscrição;
  3. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  4. Informe a UF;
  5. Informe sua senha;
  6. Preencha o formulário eletrônico de inscrição;
  7. Acesse a opção: Certificado Digital.
  • Verifique os seus dados de contato, especialmente seu e-mail;
  • Anexar documento comprobatório, preferencialmente a CNH;
  • Acompanhe o trâmite de sua solicitação na aba – HISTÓRICO.

8. O CFM encaminhará um e-mail no prazo de 10 dias. A partir desse momento, a instalação já pode ser feita. Segue o passo a passo: (clique aqui)

Horário de atendimento

  • ATENDIMENTO NA SEDE: De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas com agendamento pelo Portal. 

Suporte e dúvidas

Suporte VALID:

Entre em contato nos telefones abaixo: