Instalação de Comissão de Ética Médica
Procedimentos para instalação de Comissão de Ética Médica (CEM)
Última atualização em 10/07/23
O que é?
As Comissões de Ética Médica são órgãos de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde, possuindo funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina.
Documentação Necessária
- Favor solicitar a documento pelo e-mail: cem@cremeb.org.br.
Alertas e Observações
1. Lembramos que não poderão integrar as Comissões de Ética Médica:
- Médicos que exercem cargos de direção técnica, clínica ou administrativa na instituição.
- Médicos que estejam com pendências financeiras com o Conselho;
- Médicos que possuam processo ético profissional transitado em julgado nos últimos 8 anos.
Etapas para a realização deste serviço
1. Consultar a Resolução CFM nº 2152/2016, atentando para as condições de inelegibilidade, previstas no Art. 10 e 11.
2. Instalar a Comissão Eleitoral, que ficará responsável de organizar, dirigir e supervisionar todo o processo eleitoral. Os membros dessa Comissão deverão ser médicos, e não podem ser candidatos à Comissão de Ética Médica.
3. O Diretor Técnico convocará a eleição através de Edital, no período de 30 dias antes da eleição.
4. Os candidatos à CEM deverão se inscrever por chapa, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data da eleição.
5. O período eleitoral deve durar no mínimo uma semana, podendo se estender a depender da necessidade da instituição, para que todos os médicos possam votar.
6. Terminada a eleição, a Comissão Eleitoral deverá encaminhar ao CREMEB (e-mail: cem@cremeb.org.br), através de ofício do Diretor Técnico em atenção à GACEM (Grupo de Apoio às Comissões de Ética Médica) os documentos informados, para homologação e registro;
7. Após homologação, a GACEM entrará em contato para agendar a cerimônia de posse dos membros da Comissão de Ética Médica.
8. A instituição receberá e-mail com link de acesso para realização da cerimônia de posse em data e hora previamente agendada.
Quanto tempo leva?
- Em até 30 (trinta) dias úteis, desde que não haja pedência.
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Suporte ao Serviço
Dúvidas poderão ser dirimidas através do telefone: (71) 3339-2824 ou e-mail: cem@cremeb.org.br.