Início > Serviços > Reinscrição ou Reativação de CRM

Serviços aos Médicos

Reinscrição ou Reativação de CRM

É o registro concedido ao médico que solicitou cancelamento de sua inscrição no CREMEB mas que pretende voltar a exercer a medicina no estado da Bahia.

Última atualização em 30/07/24

O que é?

É o procedimento de reativação da inscrição no CREMEB, anteriormente transferida ou cancelada pelo próprio médico.


Modalidades de reinscrição:

– Simples:  médico deseja ativar seu registro no CREMEB, após ter ficado um período sem registro ativo em nenhum Estado;

– Por transferência: médico retorna ao CREMEB, inativando a sua inscrição no CRM de origem;

– Secundária: médico retorna ao CREMEB, mantendo ativa a sua inscrição no CRM de origem.

Etapas para a realização deste serviço

  • Agendar atendimento para a sede ou comparecer a uma Representação Regional.
  • Horário de atendimento para este serviço na sede: 8h às 16h.

Documentação necessária

  • Certificado de Regularidade, quando o médico estiver inscrito em outro Conselho (Resolução C.F.M. n.º 1651/2002). Este documento deverá ser requerido pelo próprio médico diretamente ao CRM de origem;
  • Carteira Profissional Médica (livro de capa verde);
  • Diploma;
  • Comprovante de residência (últimos 90 dias) ou Declaração de residência;
  • 1 (uma) foto 3×4, caso compareça à delegacia regional. A fotografia deve ser recente, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco ou cinza-claro, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • Taxas para inscrição (boleto gerado mediante apresentação dos documentos).
  • No atendimento na sede, será realizada a coleta de dados biométricos digitalmente (foto, digitais e assinatura) para emissão da Cédula de Identidade, não podendo o(a) médico(a) comparecer com vestimentas na cor branca.


Tempo médio para atendimento

  • Na Sede: A reinscrição e a entrega da Carteira Profissional são realizadas no mesmo dia.

Horário de atendimento

  • ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, de 8h às 16h;
  • ATENDIMENTO NAS REPRESENTAÇÕES REGIONAIS: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar o Setor de Pessoa Física pelo e-mail: pfisica@cremeb.org.br;