Reinscrição ou Reativação de CRM
É o registro concedido ao médico que solicitou cancelamento de sua inscrição no CREMEB mas que pretende voltar a exercer a medicina no estado da Bahia.
Última atualização em 30/07/24
O que é?
É o procedimento de reativação da inscrição no CREMEB, anteriormente transferida ou cancelada pelo próprio médico.
Modalidades de reinscrição:
– Simples: médico deseja ativar seu registro no CREMEB, após ter ficado um período sem registro ativo em nenhum Estado;
– Por transferência: médico retorna ao CREMEB, inativando a sua inscrição no CRM de origem;
– Secundária: médico retorna ao CREMEB, mantendo ativa a sua inscrição no CRM de origem.
Etapas para a realização deste serviço
- Agendar atendimento para a sede ou comparecer a uma Representação Regional.
- Horário de atendimento para este serviço na sede: 8h às 16h.
Documentação necessária
- Certificado de Regularidade, quando o médico estiver inscrito em outro Conselho (Resolução C.F.M. n.º 1651/2002). Este documento deverá ser requerido pelo próprio médico diretamente ao CRM de origem;
- Carteira Profissional Médica (livro de capa verde);
- Diploma;
- Comprovante de residência (últimos 90 dias) ou Declaração de residência;
- 1 (uma) foto 3×4, caso compareça à delegacia regional. A fotografia deve ser recente, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco ou cinza-claro, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
- Taxas para inscrição (boleto gerado mediante apresentação dos documentos).
- No atendimento na sede, será realizada a coleta de dados biométricos digitalmente (foto, digitais e assinatura) para emissão da Cédula de Identidade, não podendo o(a) médico(a) comparecer com vestimentas na cor branca.
Tempo médio para atendimento
- Na Sede: A reinscrição e a entrega da Carteira Profissional são realizadas no mesmo dia.
Horário de atendimento
- ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, de 8h às 16h;
- ATENDIMENTO NAS REPRESENTAÇÕES REGIONAIS: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar o Setor de Pessoa Física pelo e-mail: pfisica@cremeb.org.br;