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Serviços aos Médicos

Transferência para a Bahia

É o registro concedido ao médico oriundo de outro estado (onde já possui uma inscrição) que pretende atuar apenas na Bahia, inativando assim a sua inscrição no CRM de origem.

Última atualização em 30/07/24

O que é?

A modalidade de inscrição por transferência é aquela na qual o médico pretende atuar no Estado da Bahia e cancelar a sua inscrição no CRM de origem, onde possui inscrição principal.

Etapas para a realização do serviço

  • Solicitar ao CRM de origem o Certificado de Regularidade para fins de transferência (Resolução CFM n.º 2010/2013);
  • Preencher o cadastro de pré-inscrição online, apenas para procedentes do CRM-RJ;
  • Após receber a confirmação de envio da transferência para o CRM/BA, agendar atendimento para sede ou comparecer a uma Representação Regional.

Documentos necessários (originais e cópias)

  • Carteira Profissional de Médico (capa verde) expedida pelo CRM de origem;
  • Diploma (se formado no exterior, o diploma deverá estar devidamente revalidado por uma universidade pública brasileira com tradução oficializada);
  • Documento de identificação com foto;
  1. Se estrangeiro, Registro Nacional Migratório (RNM) com visto válido;
  2. Carteira de Identidade - RG;
  3. Carteira Nacional de Habilitação (CNH), juntamente com Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação da naturalidade;
  4. Carteira de Trabalho e Previdências Social (CTPS);
  5. Passaporte;
  6. Carteiras de outros Órgãos fiscalizadores do exercício profissional.
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Título de Eleitor ou E-Título;
  • Certidão de Quitação Eleitoral ou Certidão de Regularidade;
  • Se homem, até 45 anos, deverá apresentar original da prova de regularidade na situação especial (MFDV) junto às Forças Armadas, nos termos das Leis 4.375/6412.336/2010 e Decreto 57.654/66.



Para Médicos Estrangeiros: 

  • Comprovante de Residência (últimos 90 dias) ou Declaração de Residência;
  • 1 (uma) foto 3×4 caso compareça à delegacia regional. A fotografia deverá ser recente, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco ou cinza-claro, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não deverá ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • No atendimento na sede, será realizada a coleta de dados biométricos digitalmente (foto, digitais e assinatura) para emissão da Cédula de Identidade, não podendo o(a) médico(a) comparecer com vestimentas na cor branca;
  • Taxas para inscrição (boleto gerado mediante apresentação dos documentos).

Horário de atendimento

  • ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
  • ATENDIMENTO NAS REPRESENTAÇÕES REGIONAIS: Realizar o contato com a delegacia regional para agendamento do atendimento.

Tempo médio para atendimento

  • Na Sede: A inscrição, a entrega da Carteira Profissional e diploma são realizadas no mesmo dia.

Alertas e observações

OBS: A Carteira Profissional poderá ser enviada pelos Correios junto com uma solicitação assinada de devolução para qualquer CRM ou delegacia regional.