Transferência para a Bahia
É o registro concedido ao médico oriundo de outro estado (onde já possui uma inscrição) que pretende atuar apenas na Bahia, inativando assim a sua inscrição no CRM de origem.
Última atualização em 30/07/24
O que é?
A modalidade de inscrição por transferência é aquela na qual o médico pretende atuar no Estado da Bahia e cancelar a sua inscrição no CRM de origem, onde possui inscrição principal.
Etapas para a realização do serviço
- Solicitar ao CRM de origem o Certificado de Regularidade para fins de transferência (Resolução CFM n.º 2010/2013);
- Preencher o cadastro de pré-inscrição online, apenas para procedentes do CRM-RJ;
- Após receber a confirmação de envio da transferência para o CRM/BA, agendar atendimento para sede ou comparecer a uma Representação Regional.
Documentos necessários (originais e cópias)
- Carteira Profissional de Médico (capa verde) expedida pelo CRM de origem;
- Diploma (se formado no exterior, o diploma deverá estar devidamente revalidado por uma universidade pública brasileira com tradução oficializada);
- Documento de identificação com foto;
- Se estrangeiro, Registro Nacional Migratório (RNM) com visto válido;
- Carteira de Identidade - RG;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), juntamente com Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação da naturalidade;
- Carteira de Trabalho e Previdências Social (CTPS);
- Passaporte;
- Carteiras de outros Órgãos fiscalizadores do exercício profissional.
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Título de Eleitor ou E-Título;
- Certidão de Quitação Eleitoral ou Certidão de Regularidade;
- Se homem, até 45 anos, deverá apresentar original da prova de regularidade na situação especial (MFDV) junto às Forças Armadas, nos termos das Leis 4.375/64, 12.336/2010 e Decreto 57.654/66.
Para Médicos Estrangeiros:
- Comprovante de Residência (últimos 90 dias) ou Declaração de Residência;
- 1 (uma) foto 3×4 caso compareça à delegacia regional. A fotografia deverá ser recente, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco ou cinza-claro, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não deverá ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
- No atendimento na sede, será realizada a coleta de dados biométricos digitalmente (foto, digitais e assinatura) para emissão da Cédula de Identidade, não podendo o(a) médico(a) comparecer com vestimentas na cor branca;
- Taxas para inscrição (boleto gerado mediante apresentação dos documentos).
Horário de atendimento
- ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
- ATENDIMENTO NAS REPRESENTAÇÕES REGIONAIS: Realizar o contato com a delegacia regional para agendamento do atendimento.
Tempo médio para atendimento
- Na Sede: A inscrição, a entrega da Carteira Profissional e diploma são realizadas no mesmo dia.
Alertas e observações
- Em caso de já possuir inscrição secundária ativa no CREMEB, poderá solicitar a transformação de inscrição secundária em principal, encaminhando o Requerimento para transformação de inscrição secundária em principal devidamente preenchido e assinado para o e-mail pfisica@cremeb.org.br;
OBS: A Carteira Profissional poderá ser enviada pelos Correios junto com uma solicitação assinada de devolução para qualquer CRM ou delegacia regional.