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Serviços aos Médicos

A1. Primeira Inscrição (formado no Brasil)

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO BRASIL junto ao Conselho Regional de Medicina. É aquela realizada logo após a formatura.

Última atualização em 14/10/25

O que é?

Lei Federal nº 3.268/57

Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Etapas para seu Registro

Siga esta sequência para realizar sua inscrição no Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará - CREMEC:

1º Acesse o Portal de Serviços - CRM Virtual

A primeira etapa é online.

  1. Acesse o Portal de Serviços - CRM Virtual;
  2. Informe o seu CPF e UF onde realizará a inscrição;
  3. Realize o seu cadastro, informando seu e-mail para receber a senha de acesso;
2º Preencha o Formulário
  1. Preencha o formulário eletrônico;
  2. Faça o upload da documentação solicitada. 

Atenção: O formulário só é liberado a partir do mês da sua Colação de Grau.

3º Pagamento das taxas e da anuidade.

O sistema irá gerar os boletos das taxas e da anuidade. O pagamento é essencial para prosseguir.

4º Agende o Atendimento

Com as taxas pagas, agende um horário para comparecer pessoalmente à sede ou delegacia do CREMEC.

5º Compareça com os Documentos

Leve todos os documentos (originais e cópias) no dia e horário agendado.

OBSERVAÇÃO:

Recomendamos que a coleta da biometria seja realizada antecipadamente à apresentação dos documentos para finalização da inscrição.

Documentos Necessários:
  • Para brasileiros e estrangeiros:
  1. Comprovante ou Declaração de endereço em nome do profissional;
  2. CPF ou Comprovante de Situação Cadastral junto à Receita Federal (Acesse aqui);
  3. Comprovante de pagamento da anuidade e taxas;
  4. 01 foto 3×4.
  • Somente para brasileiros, acrescentar:
  1. Diploma de conclusão do curso de Medicina (original e cópia), devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC) ou Declaração/Certidão de colação de grau (original e cópia) emitida pela instituição de ensino.
  2. Documento de identificação com foto (original e cópia): RG e/ou CNH. Caso o RG seja o único documento de identificação apresentado e tenha sido expedido há mais de 10 anos, é necessário apresentar complementarmente a CTPS ou o passaporte, o que for mais recente.
  3. Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (cópia), para os profissionais de sexo masculino;
  4. Declaração de Quitação do Serviço Militar (original), apenas para profissionais de sexo masculino, para fins de inscrição no CREMEC (documento emitido pela Região Militar). Esse documento deve ser emitido com data posterior à data da colação de grau. Informações adicionais podem ser obtidas na 10ª Região Militar do Exército, fones: (85) 3255-1716 / 1718;
  5. Certidão de Quitação Eleitoral emitida por meio do site do TSE (Acesse aqui).
  • Somente para estrangeiros, acrescentar:
  1. Documento de identificação (original e cópia) expedido pela Polícia Federal do Brasil;

Atenção: Em caso de apresentação de declaração/certidão, o médico terá até 120 dias, a contar da data da solicitação de inscrição, para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013.

OBSERVAÇÕES:

NÃO É PERMITIDA a realização deste tipo de inscrição por meio de procuração;

O não cumprimento do prazo para apresentação do diploma poderá resultar no cancelamento do registro;

  • O documento de identificação deve estar em bom estado de conservação e possuir foto que identifique plenamente o titular;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
  • O CRM poderá proceder à coleta de dados biométricos digitalmente, como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.
6º Receba seu Número de CREMEC

Após a conferência documental, seu registro será aprovado em até 2 dias úteis, habilitando você a exercer a profissão.

Quanto tempo leva?


Observação:

A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir no prazo para liberação do número de CRM e na confecção dos documentos.

Alertas e Observações

  • A confecção da CIM e da CPM é realizada na sede (Fortaleza/CE).

Quando da realização da inscrição diretamente em uma de nossas Seccionais, os documentos emitidos pelo CREMEC serão devolvidos ao local de origem.

Caso o médico deseje receber seus documentos em local diferente do qual foi realizada a inscrição, deverá indicar em formulário à parte. Nesses casos, os prazos para recebimento dos documentos sofrem variação decorrente do tempo necessário para a conclusão dos envios.

Horário de atendimento

Portal de Serviços: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Atendimento na sede (Fortaleza/CE), na seccional do Cariri (Juazeiro do Norte/CE) e na seccional da Zona Norte (Sobral/CE): de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento presencial na sede ou nas seccionais deve ser agendado por meio do link: https://cremec.eagenda.com.br/

Suporte ao Serviço

Em caso de dúvidas relacionadas à solicitação acima, entre em contato com o Setor de Atendimento por meio dos canais abaixo:

Telefone e WhatsApp: (85) 3198.3700

E-mail: secretaria@cremec.org.br