A2. Primeira Inscrição (formado no Exterior)
Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO EXTERIOR junto ao Conselho Regional de Medicina.
Última atualização em 28/05/25
O que é ?
Lei Federal nº 3.268/57
Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
Etapas para a realização deste serviço
Requerendo sua inscrição
- O médico formado no exterior que obteve a revalidação de seu Diploma estrangeiro poderá requerer sua inscrição observando os seguintes passos:
PREENCHER O FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO ÚNICO
- Acesse - CFM - Portal de Serviços;
- Informe o seu CPF e UF (CE) onde realizará a inscrição;
- Realize o seu cadastro, informando seu e-mail para receber a senha de acesso;
- Preencha o formulário eletrônico de inscrição;
- Faça o upload da documentação solicitada;
- Realize o agendamento do atendimento para coleta de Biometria e apresentação dos documentos;
- Compareça ao CREMEC no dia e horário agendado, portando a documentação necessária.
OBSERVAÇÃO:
Recomendamos que a coleta da biometria seja realizada antecipadamente à apresentação dos documentos para finalização da inscrição.
COMPARECER À SEDE OU À DELEGACIA REGIONAL COM OS DOCUMENTOS EXIGIDOS
Documentos necessários:
- Para brasileiros e estrangeiros:
- Comprovante ou Declaração de endereço em nome do profissional;
- CPF ou Comprovante de Situação Cadastral junto à Receita Federal (Acesse aqui);
- Comprovante de pagamento da anuidade e taxas;
- 01 foto 3×4.
- Somente para brasileiros, acrescentar:
- Diploma de conclusão do curso de Medicina original e cópia, previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), com tradução juramentada (em caso de Diplomas expedidos em idiomas diferentes do Português), exigindo-se que o diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido. Essa certificação consiste na apresentação do selo do consulado brasileiro no verso do Diploma ou apresentação da Apostila de Haia;
- Original e Cópia de documento de identificação com foto, preferencialmente RG. Em caso de apresentação da CNH, portar outro documento que contenha a informação da naturalidade;
- Cópia do Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação, para os profissionais de sexo masculino;
- Declaração de Quitação do Serviço Militar original (apenas para profissionais de sexo masculino) para fins de inscrição no CREMEC (documento emitido pela Região Militar). Esse documento deve ser emitido com data posterior à data da colação de grau. Informações adicionais podem ser obtidas na 10ª Região Militar do Exército, fones: (85) 3255-1716 / 1718;
- Certidão de Quitação Eleitoral emitida por meio do site do TSE (Acesse aqui).
- Somente para estrangeiros, acrescentar:
- Original e Cópia do documento de identificação expedido pela Polícia Federal do Brasil;
- Diploma de conclusão do curso de Medicina original e cópia, previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), com tradução juramentada (em caso de Diplomas expedidos em idiomas diferentes do Português).
OBSERVAÇÕES:
NÃO É PERMITIDA a realização deste tipo de inscrição por meio de procuração;
- O documento de identificação deve estar em bom estado de conservação e possuir foto que identifique plenamente o titular;
- No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
- O CRM poderá proceder à coleta de dados biométricos digitalmente, como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.
Quanto tempo leva?
- A liberação do número de registro no CREMEC é realizada em até 45 (quarenta e cinco) dias.
O prazo prolongado se deve à necessidade de confirmação da revalidação do Diploma pela Universidade brasileira, bem como da confirmação de colação de grau pela Universidade estrangeira. Portanto, orientamos que não assuma qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de registro junto ao CREMEC;
- A liberação da CIM (Cédula de identidade Médica) é realizada em até 30 (trinta) dias, na sede (Fortaleza/CE), após a emissão do número, podendo esse prazo ser excedido conforme a demanda;
- A liberação da CPM (Carteira Profissional Médica) fica condicionada à participação do médico na solenidade.
Alertas e Observações
- Caso seu DIPLOMA esteja PLASTIFICADO, deverá solicitar a emissão de 2ª via junto à Universidade.
Nesse caso, a solicitação de inscrição poderá ser indeferida ou poderão ser realizadas outras diligências necessárias à confirmação da colação de grau, podendo interferir no prazo para emissão do número de registro;
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- A confecção da CIM e da CPM é realizada na Sede (Fortaleza/CE).
Quando da realização da inscrição diretamente em uma de nossas Seccionais, os documentos emitidos pelo CREMEC serão devolvidos ao local de origem.
Caso o médico deseje receber seus documentos em local diferente do qual foi realizada a inscrição, deverá indicar em formulário à parte. Nesses casos, os prazos para recebimento dos documentos sofrem variação decorrente do tempo necessário para a conclusão dos envios.
Horário de atendimento
Portal de Serviços: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Atendimento na sede (Fortaleza/CE), na seccional do Cariri (Juazeiro do Norte/CE) e na seccional da Zona Norte (Sobral/CE): de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.
O atendimento presencial na sede ou nas seccionais deve ser agendado por meio do link: https://cremec.eagenda.com.br/
Suporte ao Serviço
Em caso de dúvidas relacionadas à solicitação acima, entre em contato com o Setor de Atendimento por meio dos canais abaixo:
Telefone e WhatsApp: (85) 3198.3700
E-mail: secretaria@cremec.org.br