A2. Primeira Inscrição (formado no Exterior)
Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO EXTERIOR junto ao Conselho Regional de Medicina.
Última atualização em 14/10/25
O que é ?
Lei Federal nº 3.268/57
Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
Etapas para a realização deste serviço
Etapas para seu Registro
Siga esta sequência para realizar sua inscrição no Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará - CREMEC:
1º Acesse o Portal de Serviços - CRM Virtual
- Acesse - CFM - Portal de Serviços;
- Informe o seu CPF e UF (CE) onde realizará a inscrição;
- Realize o seu cadastro, informando seu e-mail para receber a senha de acesso;
2º Preencha o Formulário
- Preencha o formulário eletrônico;
- Faça o upload da documentação solicitada.
Atenção: O formulário só é liberado a partir do mês da sua Colação de Grau.
3º Pagamento das taxas e da anuidade.
O sistema irá gerar os boletos das taxas e da anuidade. O pagamento é essencial para prosseguir.
4º Agende o Atendimento
Com as taxas pagas, agende um horário para comparecer pessoalmente à sede ou delegacia do CREMEC.
5º Compareça com os Documentos
Apresente todos os documentos (originais e cópias) no dia e horário agendado.
Documentos Necessários:
Documentos necessários:
- Para brasileiros e estrangeiros:
- Comprovante ou Declaração de endereço em nome do profissional;
- CPF ou Comprovante de Situação Cadastral junto à Receita Federal (Acesse aqui);
- Comprovante de pagamento da anuidade e taxas;
- 01 foto 3×4.
- Somente para brasileiros, acrescentar:
- Diploma de conclusão do curso de Medicina original e cópia, previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), com tradução juramentada (em caso de Diplomas expedidos em idiomas diferentes do Português), exigindo-se que o diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido. Essa certificação consiste na apresentação do selo do consulado brasileiro no verso do Diploma ou apresentação da Apostila de Haia;
- Documento de identificação com foto (original e cópia): RG e/ou CNH. Caso o RG seja o único documento de identificação apresentado e tenha sido expedido há mais de 10 anos, é necessário apresentar complementarmente a CTPS ou o passaporte, o que for mais recente.
- Cópia do Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação, para os profissionais de sexo masculino;
- Declaração de Quitação do Serviço Militar original (apenas para profissionais de sexo masculino) para fins de inscrição no CREMEC (documento emitido pela Região Militar). Esse documento deve ser emitido com data posterior à data da colação de grau. Informações adicionais podem ser obtidas na 10ª Região Militar do Exército, fones: (85) 3255-1716 / 1718;
- Certidão de Quitação Eleitoral emitida por meio do site do TSE (Acesse aqui).
- Somente para estrangeiros, acrescentar:
- Original e Cópia do documento de identificação expedido pela Polícia Federal do Brasil;
- Diploma de conclusão do curso de Medicina original e cópia, previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), com tradução juramentada (em caso de Diplomas expedidos em idiomas diferentes do Português).
OBSERVAÇÕES:
NÃO É PERMITIDA a realização deste tipo de inscrição por meio de procuração;
- O documento de identificação deve estar em bom estado de conservação e possuir foto que identifique plenamente o titular;
- No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória;
- O CRM poderá proceder à coleta de dados biométricos digitalmente, como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.
6º Receba seu Número de CREMEC
Após a conferência documental, seu registro será aprovado em até 45 (quarenta e cinco) dias, habilitando você a exercer a profissão.
OBSERVAÇÃO:
Durante o recesso, o prazo é suspenso, sendo retomado no primeiro dia útil subsequente ao término do período.
Quanto tempo leva?
Alertas e Observações
- A confecção da CIM e da CPM é realizada na Sede (Fortaleza/CE).
Quando da realização da inscrição diretamente em uma de nossas Seccionais, os documentos emitidos pelo CREMEC serão devolvidos ao local de origem.
Caso o médico deseje receber seus documentos em local diferente do qual foi realizada a inscrição, deverá indicar em formulário à parte. Nesses casos, os prazos para recebimento dos documentos sofrem variação decorrente do tempo necessário para a conclusão dos envios.
Horário de atendimento
Portal de Serviços: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Atendimento na sede (Fortaleza/CE), na seccional do Cariri (Juazeiro do Norte/CE) e na seccional da Zona Norte (Sobral/CE): de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.
O atendimento presencial na sede ou nas seccionais deve ser agendado por meio do link: https://cremec.eagenda.com.br/
Suporte ao Serviço
Em caso de dúvidas relacionadas à solicitação acima, entre em contato com o Setor de Atendimento por meio dos canais abaixo:
Telefone e WhatsApp: (85) 3198.3700
E-mail: secretaria@cremec.org.br