A5. Reinscrição ou Reativação
Ocorre nas modalidades de Reinscrição Principal, Reinscrição por Transferência ou Reinscrição por Secundária. É concedido ao profissional que solicitou a inativação de seu registro no CREMEC, mas pretende voltar a exercer a Medicina no Ceará, mantendo o mesmo número de CRM.
Última atualização em 29/05/25
O que é?
A Reinscrição pode ocorrer nas seguintes situações:
- Reinscrição Principal (Reativação):
É possível quando o médico solicitou o cancelamento de sua inscrição principal no CREMEC, por motivo de viagem ao exterior, aposentadoria e/ou doença incapacitante, e deseja reativar o registro.
- Reinscrição por Transferência:
É possível quando o médico solicitou, por meio de transferência para outro CRM, a inativação de sua inscrição principal no CREMEC ou quando o médico tinha uma inscrição secundária no CREMEC que foi cancelada e deseja realizar a reativação por meio de transferência de sua inscrição atual.
- Reinscrição Secundária:
É possível quando o médico solicitou, por meio de transferência para outro CRM, a inativação de sua inscrição principal no CREMEC ou quando o médico tinha uma inscrição secundária no CREMEC que foi cancelada e deseja realizar a reativação por meio de secundária.
Etapas para a realização deste serviço
SOLICITAÇÃO
Para os casos de Reinscrição por Transferência e Reinscrição Secundária
- O médico deverá entrar em contato com o CRM onde possui Inscrição Principal ativa e solicitar a emissão de um Certificado de Regularidade para fins de transferência (ao efetivar, manterá apenas a inscrição do CREMEC ativa) ou para fins de secundária (ao efetivar, manterá ambas as inscrições ativas) para o Ceará;
- Após certificar-se sobre o envio do Certificado de Regularidade, deverá comparecer ao CREMEC, portando os documentos necessários para efetivação.
Para os casos de Reinscrição principal
- Comparecer diretamente ao CREMEC, portando os documentos necessários.
EFETUAR O AGENDAMENTO PARA O ATENDIMENTO PRESENCIAL
- Acesse https://cremec.eagenda.com.br/ para agendar o atendimento presencial.
APRESENTAR DOCUMENTOS
- O médico deverá comparecer ao CREMEC, no dia e horário agendados, portando os seguintes documentos (válido para todos os tipos de reinscrição):
- Carteira Profissional de Médico (livreto verde) - versão digital ou física;
- Documento de identificação atualizado com foto;
- Título eleitoral com comprovantes da última eleição;
- Comprovante ou Declaração de endereço.
OBSERVAÇÃO:
- O solicitante precisará tirar foto digital no dia da inscrição, não podendo este vir com camisa branca.
- Esta modalidade de inscrição somente pode ser realizada presencialmente, pelo médico ou por procurador devidamente nomeado;
A procuração pode ser: pública (registrada em cartório), simples com firma reconhecida ou simples assinada digitalmente.
A reinscrição / reativação será realizada imediatamente no ato do atendimento.
Suporte ao Serviço
Em caso de dúvidas relacionadas à solicitação acima, entre em contato com o Setor de Atendimento por meio dos canais abaixo:
Telefone e WhatsApp: (85) 3198.3700
E-mail: secretaria@cremec.org.br
Horário de Atendimento
Portal de Serviços: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Atendimento na sede (Fortaleza/CE), na seccional do Cariri (Juazeiro do Norte/CE) e na seccional da Zona Norte (Sobral/CE): de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.
O atendimento presencial na sede ou nas seccionais deve ser agendado por meio do link: https://cremec.eagenda.com.br/