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Serviços aos Médicos

A5. Reinscrição ou Reativação

Ocorre nas modalidades de Reinscrição Principal, Reinscrição por Transferência ou Reinscrição por Secundária. É concedido ao profissional que solicitou a inativação de seu registro no CREMEC, mas pretende voltar a exercer a Medicina no Ceará, mantendo o mesmo número de CRM.

Última atualização em 29/05/25

O que é?

A Reinscrição pode ocorrer nas seguintes situações:

  • Reinscrição Principal (Reativação):

É possível quando o médico solicitou o cancelamento de sua inscrição principal no CREMEC, por motivo de viagem ao exterior, aposentadoria e/ou doença incapacitante, e deseja reativar o registro.

  • Reinscrição por Transferência:

É possível quando o médico solicitou, por meio de transferência para outro CRM, a inativação de sua inscrição principal no CREMEC ou quando o médico tinha uma inscrição secundária no CREMEC que foi cancelada e deseja realizar a reativação por meio de transferência de sua inscrição atual.

  • Reinscrição Secundária:

É possível quando o médico solicitou, por meio de transferência para outro CRM, a inativação de sua inscrição principal no CREMEC ou quando o médico tinha uma inscrição secundária no CREMEC que foi cancelada e deseja realizar a reativação por meio de secundária.

Etapas para a realização deste serviço

SOLICITAÇÃO

Para os casos de Reinscrição por Transferência e Reinscrição Secundária

  • O médico deverá entrar em contato com o CRM onde possui Inscrição Principal ativa e solicitar a emissão de um Certificado de Regularidade para fins de transferência (ao efetivar, manterá apenas a inscrição do CREMEC ativa) ou para fins de secundária (ao efetivar, manterá ambas as inscrições ativas) para o Ceará;
  • Após certificar-se sobre o envio do Certificado de Regularidade, deverá comparecer ao CREMEC, portando os documentos necessários para efetivação.

Para os casos de Reinscrição principal

  • Comparecer diretamente ao CREMEC, portando os documentos necessários.
EFETUAR O AGENDAMENTO PARA O ATENDIMENTO PRESENCIAL
APRESENTAR DOCUMENTOS
  • O médico deverá comparecer ao CREMEC, no dia e horário agendados, portando os seguintes documentos (válido para todos os tipos de reinscrição):
  1. Carteira Profissional de Médico (livreto verde) - versão digital ou física;
  2. Documento de identificação atualizado com foto;
  3. Título eleitoral com comprovantes da última eleição;
  4. Comprovante ou Declaração de endereço.

OBSERVAÇÃO: 

  • O solicitante precisará tirar foto digital no dia da inscrição, não podendo este vir com camisa branca.
  • Esta modalidade de inscrição somente pode ser realizada presencialmente, pelo médico ou por procurador devidamente nomeado;

A procuração pode ser: pública (registrada em cartório), simples com firma reconhecida ou simples assinada digitalmente.

A reinscrição / reativação será realizada imediatamente no ato do atendimento.

Suporte ao Serviço

Em caso de dúvidas relacionadas à solicitação acima, entre em contato com o Setor de Atendimento por meio dos canais abaixo:

Telefone e WhatsApp: (85) 3198.3700

E-mail: secretaria@cremec.org.br

Horário de Atendimento

Portal de Serviços: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Atendimento na sede (Fortaleza/CE), na seccional do Cariri (Juazeiro do Norte/CE) e na seccional da Zona Norte (Sobral/CE): de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento presencial na sede ou nas seccionais deve ser agendado por meio do link: https://cremec.eagenda.com.br/