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A7. Responsabilidade Técnica para Especialidade

Aplica-se quando o serviço oferecido pela Pessoa Jurídica envolve atuação em uma ou mais especialidades médicas. Nesse caso, é obrigatória a indicação de médico com título de especialista registrado no CRM, conforme previsto na Resolução CFM nº 2.007/2013. A responsabilidade técnica na especialidade deve ser compatível com a atividade declarada no CNPJ e na classificação da PJ.

Última atualização em 30/05/25

ÍNDICE

Para facilitar o processo, disponibilizamos as orientações para o procedimento. O material está organizado nos seguintes tópicos:

  • Responsável Técnico para Especialidade
  • Orientações
  • Tempo médio para atendimento
  • Suporte ao Serviço

Responsável Técnico para Especialidade

Aplica-se quando o serviço oferecido pela Pessoa Jurídica envolve atuação em uma ou mais especialidades médicas. Nesse caso, é obrigatória a indicação de médico com título de especialista registrado no CRM, conforme previsto na Resolução CFM nº 2.007/2013.

A responsabilidade técnica na especialidade deve ser compatível com a atividade declarada no CNPJ e na classificação da PJ.

Somente pode assumir a responsabilidade técnica o médico que possuir título de especialista (RQE) na especialidade oferecida pelo serviço médico, observando a obrigatoriedade do registro do título junto ao CREMEC.


Orientações

Para informar especialidade, será necessário que conste no Corpo Clínico médico(a) com referida especialidade. Se não houver, primeiro deverá ser atualizado o Corpo Clínico.

O(A) Diretor(a) Técnico(a) poderá visualizar as especialidades cadastradas, caso existam, e terá opção de inclusão de nova.

  1. Acesse o CRM VIRTUAL Pessoa Jurídica
  2. Informe o CRM ou CPF do diretor técnico;
  3. Informe a UF;
  4. Informe a senha;
  5. Acesse a opção "Dados gerais" na coluna lateral e selecione "Especialidades";

O sistema requer 72h úteis da inclusão para atualizar o banco de dados do Regional e do CRM VIRTUAL. Certidões só poderão ser emitidas após esse prazo.

Tempo médio para atendimento

PORTAL DE SERVIÇO: Em média 10 dias úteis se a documentação for enviado no e-mail e estiver de acordo.

PRESENCIAL (Av. Antônio Sales, 485 - Joaquim Távora Fortaleza - CE): Em média 10 dias úteis se a documentação estiver de acordo.

Suporte ao Serviço

Em caso de dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões de pessoa jurídica, entre em contato com o Setor de Registro de Pessoa Jurídica por meio dos canais abaixo:

  • Telefone e WhatsApp: (85) 3198.3700
  • E-mail: registrodeempresas@cremec.org.br 

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: Da Segunda à Sexta-feira das 10h as 17h.

O atendimento presencial PJ deve ser agendado através do link: https://cremec.eagenda.com.br/