B2. Atualização de Corpo Clínico
Os estabelecimentos e/ou instituições de saúde onde se presta assistência médica deverão manter atualizada relação de profissionais médicos em seu Corpo Clínico, independentemente de seu vínculo empregatício.
Última atualização em 30/05/25
ÍNDICE
Para facilitar o processo, disponibilizamos as orientações para o procedimento. O material está organizado nos seguintes tópicos:
- Corpo Clínico
- Orientações
- Tempo médio para atendimento
- Suporte ao Serviço
Corpo Clínico
O Corpo Clínico é o conjunto de médicos de uma instituição com a incumbência de prestar assistência aos pacientes que a procuram, gozando de autonomia profissional, técnica, científica, política e cultural.
Os estabelecimentos e/ou instituições de saúde onde se presta assistência médica deverão manter atualizada relação de profissionais médicos em seu Corpo Clínico, independentemente de seu vínculo empregatício.
Conforme art. 7º da Resolução CFM 997/1980, os Médicos Diretores Técnicos dos estabelecimentos de saúde estão obrigados a remeter ao Conselho Regional de Medicina, no 1º trimestre de cada ano, a relação dos profissionais médicos que atuam no estabelecimento, bem como comunicar as alterações que forem se verificando no decorrer de cada ano, outrossim, segundo art. 7º da Resolução CFM 1980/2011, a alteração de qualquer dado, dentre estes a relação de médicos componentes do corpo clínico, deverá ser comunicada ao Conselho Regional de Medicina competente, no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de sua ocorrência, sob pena de procedimento disciplinar envolvendo o médico responsável técnico.
Orientações
Este serviço apresenta a relação do corpo clínico, contendo CRMs, nome dos médicos, data de entrada no corpo clínico (comunicada ao CRM) e tipo de vínculo que possui. O serviço também possibilita a inclusão e exclusão de um médico do corpo clínico.
Atualizar Corpo Clínico via CRM Virtual
- Acesse o CRM VIRTUAL Pessoa Jurídica
- Informe o CRM ou CPF do diretor técnico;
- Informe a UF;
- Informe a senha;
- Acesse a opção "Dados gerais" na coluna lateral e selecione "Corpo Clínico".
Para incluir um médico, o usuário deve acionar a opção “Incluir Novo” e, em seguida, inserir o número do CRM do médico e selecionar o tipo de vínculo e, então, salvar. Para a ação de exclusão, basta o usuário acionar o ícone em forma de “X” na coluna “Remover”. Após a confirmação das alterações, o sistema envia um e-mail para os médicos incluídos ou excluídos e retorna ao menu inicial. Um protocolo será gerado e enviado por e-mail. O sistema requer 72h úteis da inclusão para atualizar o banco de dados do Regional e do CRM VIRTUAL.
Inclusão de vários médicos
Para inclusão de relação "em lote" deve ser anexado documento planilha em formato CSV somente com as informações de Número de inscrição no Conselho e Nome do profissional em colunas separadas conforme imagem abaixo:
Obs.: O nome pode ser inserido sem caracteres especiais e acentos para evitar erros.
Pode ainda ser consultado o link https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/ para verificar se o nome e o número de CRM estão corretos.
Tempo médio para atendimento
PORTAL DE SERVIÇO: Imediato. Mas requer 72h úteis da inclusão para atualizar o banco de dados.
Suporte ao Serviço
Em caso de dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões de pessoa jurídica, entre em contato com o Setor de Registro de Pessoa Jurídica por meio dos canais abaixo:
- Telefone e WhatsApp: (85) 3198.3700
- E-mail: registrodeempresas@cremec.org.br
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE: Da Segunda à Sexta-feira das 10h as 17h.
O atendimento presencial PJ deve ser agendado através do link: https://cremec.eagenda.com.br/