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B8. Atualização de Corpo Clínico

Os estabelecimentos e/ou instituições de saúde onde se presta assistência médica deverão manter atualizada relação de profissionais médicos em seu Corpo Clínico, independentemente de seu vínculo empregatício.

Última atualização em 21/02/24

O que é Corpo Clínico?

 O Corpo Clínico é o conjunto de médicos de uma instituição com a incumbência de prestar assistência aos pacientes que a procuram, gozando de autonomia profissional, técnica, científica, política e cultural.

Obrigatoriedade de atualização

Conforme art. 7º da Resolução CFM 997/1980, os Médicos Diretores Técnicos dos estabelecimentos de saúde estão obrigados a remeter ao Conselho Regional de Medicina, no 1º trimestre de cada ano, a relação dos profissionais médicos que atuam no estabelecimento, bem como comunicar as alterações que forem se verificando no decorrer de cada ano, outrossim, segundo art. 7º da Resolução CFM 1980/2011, a alteração de qualquer dado, dentre estes a relação de médicos componentes do corpo clínico, deverá ser comunicada ao Conselho Regional de Medicina competente, no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de sua ocorrência, sob pena de procedimento disciplinar envolvendo o médico responsável técnico. 

O que é ?

Este serviço apresenta a relação do corpo clínico, contendo CRMs, nome dos médicos, data de entrada no corpo clínico (comunicada ao CRM) e tipo de vínculo que possui. O serviço também possibilita a inclusão e exclusão de um médico do corpo clínico.

Etapas para a realização deste serviço

Atualizar Corpo Clínico via CRM Virtual


Acessar CRM Virtual

CFM - Portal de Serviços

  • A solicitação deve ser requisitada de forma on-line  por meio do CRM Virtual - "Empresas".
  • Este sistema on-line é o meio que o CREMEC disponibiliza para que o Diretor Técnico realize as solicitações.
APÓS REALIZAÇÃO DO LOGIN NO PORTAL, SEGUIR O PASSO A PASSO ABAIXO PARA ALTERAÇÃO DO CORPO CLÍNICO

Clicar em Corpo Clínico



Para incluir um médico, o usuário deve acionar a opção “Incluir Novo” e, em seguida, inserir o número do CRM do médico e selecionar o tipo de vínculo e, então, salvar. Para a ação de exclusão, basta o usuário acionar o ícone em forma de “X” na coluna “Remover”. Após a confirmação das alterações, o sistema envia um e-mail para os médicos incluídos ou excluídos e retorna ao menu inicial. Um protocolo será gerado e enviado por e-mail

Inclusão de vários médicos

Para inclusão de relação "em lote" deve ser anexado documento planilha em formato CSV somente com as informações de Número de inscrição no Conselho e Nome do profissional em colunas separadas conforme imagem abaixo:

Obs.: O nome pode ser inserido sem caractéres especiais e acentos para evitar erros.

Pode ainda ser consultado o link https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/ para verificar se o nome e o número de CRM estão corretos.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: Da Segunda à Sexta-feira das 10h as 17h:30  


Tempo médio para atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇO: Imediato.
  • PRESENCIAL (Av. Antônio Sales, 485 - Joaquim Távora Fortaleza - CE)Em média 10 dias úteis se a documentação estiver de acordo.



Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar o Setor de Pessoa Jurídica, através do e-mail registrodeempresas@cremec.org.br ou do telefone: (85) 3198.3711 e 3198.3739 (10h às 17h30).