B8. Atualização de Corpo Clínico
Os estabelecimentos e/ou instituições de saúde onde se presta assistência médica deverão manter atualizada relação de profissionais médicos em seu Corpo Clínico, independentemente de seu vínculo empregatício.
Última atualização em 21/02/24
O que é Corpo Clínico?
O Corpo Clínico é o conjunto de médicos de uma instituição com a incumbência de prestar assistência aos pacientes que a procuram, gozando de autonomia profissional, técnica, científica, política e cultural.
Obrigatoriedade de atualização
Conforme art. 7º da Resolução CFM 997/1980, os Médicos Diretores Técnicos dos estabelecimentos de saúde estão obrigados a remeter ao Conselho Regional de Medicina, no 1º trimestre de cada ano, a relação dos profissionais médicos que atuam no estabelecimento, bem como comunicar as alterações que forem se verificando no decorrer de cada ano, outrossim, segundo art. 7º da Resolução CFM 1980/2011, a alteração de qualquer dado, dentre estes a relação de médicos componentes do corpo clínico, deverá ser comunicada ao Conselho Regional de Medicina competente, no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de sua ocorrência, sob pena de procedimento disciplinar envolvendo o médico responsável técnico.
O que é ?
Este serviço apresenta a relação do corpo clínico, contendo CRMs, nome dos médicos, data de entrada no corpo clínico (comunicada ao CRM) e tipo de vínculo que possui. O serviço também possibilita a inclusão e exclusão de um médico do corpo clínico.
Etapas para a realização deste serviço
Atualizar Corpo Clínico via CRM Virtual
Acessar CRM Virtual
- A solicitação deve ser requisitada de forma on-line por meio do CRM Virtual - "Empresas".
- Este sistema on-line é o meio que o CREMEC disponibiliza para que o Diretor Técnico realize as solicitações.
APÓS REALIZAÇÃO DO LOGIN NO PORTAL, SEGUIR O PASSO A PASSO ABAIXO PARA ALTERAÇÃO DO CORPO CLÍNICO
Clicar em Corpo Clínico
Para incluir um médico, o usuário deve acionar a opção “Incluir Novo” e, em seguida, inserir o número do CRM do médico e selecionar o tipo de vínculo e, então, salvar. Para a ação de exclusão, basta o usuário acionar o ícone em forma de “X” na coluna “Remover”. Após a confirmação das alterações, o sistema envia um e-mail para os médicos incluídos ou excluídos e retorna ao menu inicial. Um protocolo será gerado e enviado por e-mail
Inclusão de vários médicos
Para inclusão de relação "em lote" deve ser anexado documento planilha em formato CSV somente com as informações de Número de inscrição no Conselho e Nome do profissional em colunas separadas conforme imagem abaixo:
Obs.: O nome pode ser inserido sem caractéres especiais e acentos para evitar erros.
Pode ainda ser consultado o link https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/ para verificar se o nome e o número de CRM estão corretos.
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE: Da Segunda à Sexta-feira das 10h as 17h:30
Tempo médio para atendimento
- PORTAL DE SERVIÇO: Imediato.
- PRESENCIAL (Av. Antônio Sales, 485 - Joaquim Távora Fortaleza - CE): Em média 10 dias úteis se a documentação estiver de acordo.
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar o Setor de Pessoa Jurídica, através do e-mail registrodeempresas@cremec.org.br ou do telefone: (85) 3198.3711 e 3198.3739 (10h às 17h30).